Implantada no Cerrado no inicio dos anos 70 por imigrantes paulistas e paranaenses que fugiam das geadas, a cultura do café se firmou em Patrocínio como principal geradora de divisas, empregabilidade, distribuição de renda, entre outros, e principalmente como geradora de notoriedade no cenário nacional e internacional, pois hoje o nosso município é comprovadamente o maior produtor de cafés do Brasil em área cultivada, deixando pra trás o tradicional município produtor do Sul de Minas que é Três Pontas.
Mas não é apenas a extensão em área que nos coloca nos holofotes da cafeicultura mundial, o alto nível de tecnificação, mecanização, tecnologias de pós-colheita e principalmente o Sistema Organizacional encabeçado pelo CACCER - Conselho das Associações de Cafeicultores do Cerrado - que é a entidade que congrega as Associações e Cooperativas do Café Cerrado, sendo a ONG certificadora da origem e qualidade deste genuíno café, também reforçam a grandeza do Café do Cerrado.
Este Sistema Organizacional é formado por seis associações de cafeicultores, oito cooperativas e Fundaccer (Fundação de desenvolvimento do Café do Cerrado) que é a mantenedora do Centro de Excelência do Café do Cerrado. Todo este sistema funciona em sinergia para que se alavanque cada vez mais a marca Café do Cerrado, para que se obtenha cada vez mais destaque principalmente no mercado internacional, traduzindo em bons negócios para os cafeicultores.
Contudo mesmo com toda essa importância para o nosso município, a bebida do café em nossa cidade não vinha recebendo o merecido valor. Exportavam-se os melhores lotes, restando nas gôndolas dos supermercados o resíduo deste lotes ou cafés que não alcançam notas altas quando classificados, sendo então comercializados a preços menores, servindo de prato cheio para as torrefadoras que não primam pela qualidade.
Tendo isso em vista foi proposto em conjunto pelas entidades Acarpa, Acip/CDL, Expocaccer e SEBRAE um projeto em que se incentivasse o consumo de café de qualidade em nossa cidade, que trouxesse à tona o orgulho do patrocinense em residir na "capital do café", e que acima de tudo informasse ao consumidor quanto à qualidade do café. Foi assim que nasceu o projeto: "Café do Cerrado - Consumindo, você valoriza o que é nosso...", uma iniciativa pioneira no Brasil.
O projeto se divide em quatro etapas:
Café do cerrado nas empresas: bares, hotéis, restaurantes e similares.
Café do cerrado e os escritórios comerciais: escritórios e empresas públicas e privadas.
Café do cerrado nas escolas: implantar café de qualidade na merenda escolar.
Cafeteria Institucional: abertura em parceria com a iniciativa privada de uma cafeteria.
Como funciona o projeto?
Nas primeiras duas fases que já foram implantadas, o projeto, como forma de incentivo ao consumo de café de qualidade, subsidiou o preço do quilo do café para bares, hotéis, restaurantes e similares, durante um ano. Também foram oferecidos cursos de barismo em níveis iniciante e avançado. Já na segunda fase, ainda em execução, também está ocorrendo o mesmo subsídio em escritórios comerciais e empresas públicas e privadas. Somando-se as duas fases iniciais já são quase cinqüenta empresas participando do projeto, o que mostra o sucesso na adesão ao programa.
O projeto também engloba inciativas de marketing como exposição de outdoors na cidade, propagando as empresas participantes, participação em eventos para realização de degustações, etc. Em breve, todas as empresas participantes receberão uma placa a ser afixada em cada estabelecimento, identificando-as como participantes do projeto.
A atual fase de planejamento (terceira fase), vai focar os estudantes e a informação ao consumidor em geral. Nesta etapa, duas escolas municipais de primeira a quarta série serão escolhidas para que o café seja servido na merenda escolar. Também serão ministradas palestras sobre consumo e qualidade de café nas escolas, tanto de primeiro como de segundo grau, onde também serão trabalhados concurso de desenho, poesia e redação, todos abordando o tema "café", com oferecimento de premiações para as melhores colocações.
Já a quarta fase do projeto compreende a construção de uma cafeteria institucional do Café do Cerrado. A cafeteria será construída na Expocaccer e contará com uma estrutura ampla e moderna com sala de degustação anexa.
Objetivos:
Espera-se ao final do projeto que haja mudança de hábito do maior número possível de pessoas, que deverão passar a consumir café de qualidade, aumentando seu conhecimento quanto à qualidade do café. Também estão previstos geração de novos negócios e incentivo a cafeicultores para que passam a produzir cafés de maior qualidade.
Figura 1 - Rodada Nacional de Negócios do SEBRAE, onde o Projeto "Café do Cerrado - Consumindo, você valoriza o que é nosso..." esteve presente com um Cyber Café. Em dois dias de evento foram servidas 1800 doses de espresso.
(da esquerda p/ direita) Juliano Tarabal (Gestor do projeto), Maurício Cunha (Presidente da ACIP) e Marcos Alves (Coordenador do SEBRAE em Patrocínio). Uberlândia/MG.
Por: Juliano Tarabal - Gestor do projeto "Café do Cerrado - Consumindo, você valoriza o que é nosso"; membro fundador do GEPECCAFE (Grupo de estudos, planejamento estratégico e capacitação em cafeicultura), estudante de engenharia agronômica pelo Unicerp, classificador e degustador de café e autor de artigos científicos sobre qualidade de bebida em café.