A adição de cafés sabor baunilha, caramelo e canela veio quando a mais famosa cafeteria do mundo está limpando sua imagem - e suas finanças - após anos de excesso de expansão que forçou o fechamento de centenas de lojas e a demissão de milhares de funcionários. Agora, a empresa está investindo no segmento de produtos aos consumidores, que vende de tudo, desde sorvetes da Starbucks até bebidas energéticas enlatadas. A empresa também está expandindo sua segunda marca chamada Seattle's Best Coffee (leia matéria relacionada) e abrindo mais lojas em outros países enquanto tenta melhorar seus resultados.
No entanto, o lançamento do "Starbucks Natural Fusions", que começará a ser visto nas prateleiras em junho, ajudará a Starbucks a renovar sua marca para os consumidores adotando uma nova estética back-to-basics (volta aos fundamentos).
Do lançamento do café instantâneo Via à massiva campanha publicitária de seus copos de café de US$ 1,50, a última oferta da Starbucks pode repercutir com os consumidores de café de hoje, que preparam três de cada quatro copos de café consumidos por dia em casa.
Nem todos estão convencidos de que o café com sabor - um segmento tradicionalmente criticado pelos puristas por oferecer sabor com uma pitada de café ao invés do contrário - é bom para uma marca conhecida por um café forte. A presidente de estratégias de marketing da firma Ries & Ries, em Atlanta, Laura Ries, disse que os esforços da companhia de vender produtos destinados a consumidores de menor renda, como café instantâneo e com sabor, prejudica o status da Starbucks. "Nenhuma marca é boa para todo mundo e isso é o que eles estão tentando fazer", disse ela.
No entanto, a Starbucks disse que seus produtos não são de menor qualidade nem destinados a consumidores de menor renda. De acordo com o diretor de pesquisa e desenvolvimento de bebidas da Starbucks, Tom Jones, que gastou três anos trabalhando no produto, diferentemente dos cafés com sabor onde o odor é tradicionalmente pulverizado nos grãos, os pesquisadores da Starbucks criaram um produto com sabores sutis que não escondem o sabor do café. Por exemplo, o café sabor baunilha tem pitadas de salsaparrilha.
Pesquisas internas da Starbucks mostram que 60% dos compradores de seus cafés empacotadas bebem algum tipo de café com sabor de empresas competidoras, o que significa que existe uma oportunidade significante de obter parte desse mercado.
A reportagem é do The Associated Press, traduzida e adaptada pela Equipe CaféPoint.