ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Melitta dá início à plano para elevar vendas a R$ 1 bi

PAULO HENRIQUE LEME

EM 09/06/2010

2 MIN DE LEITURA

0
0
Dona da segunda marca de café mais consumida no Brasil, a alemã Melitta começa neste ano a colocar em prática um dos seus planos mais audaciosos. Nos próximos sete anos, a subsidiária brasileira pretende elevar em mais de 50% seu faturamento no país e entrar para a lista de empresas com vendas da ordem de R$ 1 bilhão. Com a estratégia, que prevê ampliar a presença de suas marcas no mercado, a Melitta deve acirrar a disputa no mercado nacional com a Sara Lee, dona das marcas Pilão - líder no mercado doméstico -, Café do Ponto e Seleto.

Para isso, o grupo alemão precisará crescer em média 7,2% ao ano até 2017, abaixo do desempenho registrado pela empresa no ano passado. Em 2009, a empresa teve um faturamento de R$ 665 milhões, crescimento de 11% em comparação ao resultado de 2008 e acima do mercado nacional, que avançou 4%. Desse total, 65% foram provenientes da venda de café, 30% de acessórios, como coadores de papel, suporte para coador e jarras e 5% de papéis industriais.

Com isso, a subsidiária do Brasil se consolida como a segunda mais importante do grupo, atrás apenas da Alemanha, com uma participação de 19% do faturamento global, que foi de € 1,2 bilhão em 2009.

"O crescimento do ano passado foi o sétimo consecutivo, mesmo dentro de um ambiente de crise que ainda estava no ar", diz Bernardo Wolfson, presidente da Melitta do Brasil. Segundo ele, a projeção para 2010, por enquanto, é de um crescimento de 6%, baseado no aumento da participação da marca Melitta, que ainda tem presença pequena em alguns mercados, e na expansão geográfica da marca Bom Jesus, adquirida em 2006, e que também deve se tornar nacional.

Além do trabalho para aumentar da presença das marcas Melitta e Bom Jesus no mercado, Wolfson não descarta a possibilidade de nova aquisições para reforçar a expansão. Ele disse, porém, que não existe negociação em andamento com nenhuma empresa atualmente e que não deve haver aquisição este ano.

No foco da Melitta estão dois dos mercados em que o consumo cresce consideravelmente, mas onde a empresa tem uma presença ainda tímida. Nos Estados do Centro-Oeste e do Nordeste deve ocorrer a maior parte do crescimento do grupo no Brasil nos próximos anos, inclusive eventuais aquisições de marcas e empresas.

Para sustentar esse crescimento, a Melitta elevará em mais de 70% seus investimentos em ativos. No ano passado foram aplicados R$ 7 milhões para aquisição de equipamentos e modernização das unidades de produção e neste ano o desembolso será de pelo menos R$ 12 milhões para expandir a capacidade de produção de suas três unidades de produção - Avaré (SP), Guaíba (RS) e Bom Jesus (RS). "Estamos muito otimistas com o crescimento econômico do Brasil e com o setor de café. Sabemos que o Brasil será uma das maiores economias do mundo e queremos participar disso", diz o presidente.

A reportagem é de Alexandre Inacio, para o jornal Valor Econômico, adaptada pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures