ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Fazenda DATERRA recebe certificação inédita

PAULO HENRIQUE LEME

EM 18/01/2012

2 MIN DE LEITURA

4
0
A Daterra, empresa do grupo DPaschoal, acaba de receber a certificação "Módulo Clima" pela Rainforest Alliance - certificação internacional de sustentabilidade. Trata-se da segunda empresa em todo o mundo, e a primeira na América do Sul, a ter garantida pelo importante órgão internacional sua redução de gases causadores do efeito estufa na produção de café. O certificado inédito conquistado pela Daterra é auditado pela Imaflora e Sustainable Agriculture Network (SAN) Climate Module.

A Daterra, que desde 2003 já era a primeira empresa brasileira certificada pela Rainforest Alliance por conta de sua produção sustentável, tomou novas atitudes a favor do clima em um esforço extra pela preservação do meio ambiente. A fazenda, que produz os grãos vendidos pelo Ateliê do Café, emitia 6.800 toneladas de dióxido de carbono por ano, por conta do uso de fertilizantes, compostagem orgânica, motores movidos a diesel, gastos com energia e outros fatores.

Foi conduzido um estudo para analisar quanto desses gases era "sequestrado" pelas florestas nativas e de reflorestamento, e pelos 15 milhões de pés de café da propriedade. Também foi levado em conta o transporte dos grãos até os armazéns dos compradores. O resultado foi um crédito verde de 7.280 toneladas de dióxido de carbono, ou cerca de 90 quilos de crédito positivo por cada saca de 60 quilos produzida pela fazenda.

A partir desses números, a empresa começou a investir em atitudes tanto para reduzir a emissão de poluentes quanto para compensar a pegada de carbono causada por sua produção. Atualmente, a Daterra produz cerca de 80 mil sacas de café por ano, empregando 300 funcionários fixos e cerca de 180 funcionários temporários.



Para receber a certificação "Módulo Clima" da Rainforest Alliance, foram levados em conta não só os projetos em relação ao clima, mas também detalhes como o monitoramento do número de árvores plantadas para compensar a emissão de carbono, o uso de fertilizantes orgânicos e a criação de planos de emergência para que os funcionários e suas famílias possam ter segurança caso aconteçam eventos climáticos severos, como possíveis secas ou chuvas excessivas, entre outras exigências do órgão fiscalizador internacional.

Sobre a Fazenda Daterra

Empresa do grupo DPaschoal, a Fazenda Daterra é reconhecida pelo mercado internacional do café pela tecnologia, pesquisa e atenção ao ecossistema durante a cadeia de produção do café de altíssima qualidade. Seus blends têm sido a escolha de vários baristas campeões pelo mundo afora, e são vendidos no Brasil sob a marca Ateliê do Café com um serviço exclusivo e pioneiro de torrefação e comércio on demand pela internet. A Daterra também é a primeira fazenda sustentável do Brasil: em 1999 foi certificada ISO 14001 e em 2003 foi a primeira a ser certificada pelo grupo Rainforest Alliance.

Serviços

Daterra
Av. Anton Von Zuben, 2.155 - Campinas (SP).
Tel. (019) 37288304 www.daterracoffee.com.br

Atelie do Café
Tel. (19) 38691252 www.ateliedocafe.com.br

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSÉ ROBERTO DA ROCHA BERGAMO

LONDRINA - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 23/01/2012

Se uma propriedade desta proporção consegue trabalhar dentro dos moldes de sustentabilidade e tem certificação de qualidade, por que acham tão difícil para propriedades menores, o problema está no conceito e na cultura de manejo.
REINALDO FORESTI JUNIOR

CAMPANHA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 18/01/2012

É com grande orgulho e emoção que li o artigo acima, rerefente  à Daterra, que comprova o alto nível alcançado pela empresa produtora de café em nosso país.Trata-se logicamente de um projeto grandioso que pelo articulado acima o sucesso veio de conquistas paulatinas e determinadas para chegarem com êxito no presente estágio de desenvolvimento já alcançado. Meus modestos e sinceros parabéns ao grupo empresarial e em particular aos seus dirigentes, por esta extraordinária performance nacional, exemplo de primeiro mundo, no setor cafeeiro mundial. Aceitem caloroso abraço de comemoração para  conquistas presentes e futuras.
ANDERSON MOURA DE ANDRADE

INHAPIM - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 18/01/2012

São essas atitudes que tornam a nossa cafeicultura sustentável.
GERALDO GARCIA DE MEIRELES

GOIÂNIA - GOIÁS - PROVA/ESPECIALISTA EM QUALIDADE DE CAFÉ

EM 18/01/2012

Já tive a oportunidade, porque não dizer a felicidade, de visitar a Fazenda Daterra em Patrocínio MG, onde conheci o espetacular trabalho desenvolvido em qualidade de café. Para quem vive o café desde a década de 50, fiquei maravilhado com a evolução tecnológica conquistada pela empresa. Parabéns, continuem buscando sempre o  melhor para satisfação do apreciador da, que é depois da água a, melhor bebida .

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures