ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Como fazer a identidade de seu café chegar ao consumidor final?

PAULO HENRIQUE LEME

EM 12/07/2011

3 MIN DE LEITURA

0
0
Criar uma estratégia de marketing para uma única fazenda, uma microrregião ou mesmo para toda uma região e país não é tarefa fácil. Um dos erros mais comuns é tratar a estratégia de marketing apenas como propaganda. O outro é utilizar estratégias que só são aplicáveis a produtos industrializados. A grande diferença é que uma marca do agronegócio café, ou sua "identidade", terá que percorrer uma longa cadeia até chegar à xícara e ao paladar dos consumidores finais.

Também é comum ver cooperativas, associações e produtores tentando estabelecer uma comunicação direta com o consumidor final. A princípio parece ser uma iniciativa interessante, porém, muitas vezes é inócua e não consegue atingir e capturar a atenção de consumidores que estão cada vez mais ocupados com a correria do dia a dia. Uma abordagem muito melhor é se comunicar com seus clientes diretos, sejam eles uma cafeteria, o torrefador, o importador ou comerciante/exportador, tendo em mente que quanto mais valor e força sua mensagem tiver, melhor ela será transmitida e maior o prêmio de preço que poderá ser atingido.

Normalmente estas mensagens ficam presas no meio da cadeia, principalmente porque seus parceiros comerciais e clientes não conseguem perceber como os valores essenciais, a identidade de seu café, podem ajudá-los a agregar valor à sua própria estratégia de marketing. Todos nós concordamos que cafés especiais, com história, qualidade e valores compartilhados devem receber um prêmio de preço. Mas o preço diferenciado é o resultado final que só poder ser atingido quando seus clientes perceberem claramente seus valores, sua identidade, associados à qualidade da bebida.

O primeiro passo para sua comunicação com o mercado é entender claramente o que seus clientes realmente desejam. E esta é uma questão de posicionamento, de mostrar ao seu cliente que seu café é a melhor opção para atender suas demandas. Seus clientes necessitam de um café para fazer um blend? Eles precisam de um café certificado/sustentável para mostrar comprometimento aos consumidores finais? Eles necessitam de uma opção de café rara e especial?

O segundo passo é ajustar a produção e a segmentação de seus produtos, seja na fazenda, na indústria ou mesmo em sua cafeteria, nunca perdendo de vista os aspectos essenciais de qualidade e fornecimento: (1) estabilidade no perfil da xícara; (2) consistência na qualidade e nos volumes de cada tipo de café produzido; e (3) regularidade na entrega, ano após ano.

O terceiro passo é mostrar aos seus clientes que além de qualidade, seu café possui valores. Afinal, é importante fazer qualidade, mas é mais importante ainda vender qualidade, ou seja, comunicar-se de forma adequada com seu cliente. Também é fundamental compreender que a partir do momento que você inicia a venda de seu café, você já está fazendo marketing, afinal, seu cliente já está realizando uma série de análises sobre sua fazenda, indústria, cafeteria, etc., e relacionado estas informações com a percepção de qualidade do café comprado ou consumido. Portanto, é bom definir sua estratégia de marketing de forma correta desde o início. É mais barato fazer corretamente do que investir uma boa quantia de dinheiro depois para apagar uma impressão ruim e reformular toda sua comunicação.

Os consumidores percebem as diferenças de qualidade na xícara e tendem sempre a associar os atributos da bebida com a origem do produto, por exemplo, vinhos franceses, cigarros cubanos, cerveja alemã, etc. Se sua estratégia de marketing foi eficiente o suficiente para que sua origem (fazenda, associação ou região) seja identificada na embalagem final, o consumidor poderá relacionar a marca e a origem à qualidade da bebida. Existe claramente um desejo a pagar por um café diferenciado, diversas pesquisas de mercado mostram isso, e quando os consumidores identificarem claramente a "identidade de seu café" na embalagem, você poderá finalmente vender a um preço diferenciado.

Desse modo, deixemos uma questão para reflexão: quais são seus valores essenciais, a "identidade de seu café"? Se você não sabe ainda, é hora de fazer sua lição de casa...

COFFIDENTIAL 48 - P&A Marketing

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures