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SYLVIA SAES
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BRUNO VARELLA MIRANDA
Professor Assistente do Insper e Doutor em Economia Aplicada pela Universidade de Missouri
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JOSÉ MARCOS UNES TICLELAVRAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ EM 24/05/2007
Parabéns pela análise!
Mostra a realidade de nossa cadeia produtiva, com toda a sua fragilidade. Apresenta-nos também uma grande oportunidade: não seria uma união de esforços para ocuparmos a cadeia de produção, manufaturação, exportação e comercialização produtiva? Creio que isso seria atingido com grande planejamento e ação dirigida pelo Ministério de Indústria e Comércio, afinal, existem departamentos para os mais absurdos e diversos segmentos. Talves assim, possamos estar juntos a Starbucks! |
ANTÔNIO GUSTAVO DE CARVALHOUBERLÂNDIA - MINAS GERAIS EM 22/05/2007
O artigo analisa com propriedade o mercado cafeeiro com ênfase na distância entre o valor recebido pelo produtor e valor pago pelo consumidor no copo personalisado das lojas sofisticadas.
Enquanto o produtor, ao vender sua safra com perdas, paga parte de suas dívidas e negocia com o banco, as grandes empresas abocanham lucros fantasiosos! Agregar valor ao produto passa a ser uma política a ser implementada pelo produtor - promover a qualidade, sua origem e certificação! Cair em depressão é pior! |
MARIA ISABEL SCARPA DE ARRUDAITU - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ EM 11/05/2007
Adorei esta matéria e mais uma vez ,voltando hoje da fazenda, após ter dado uma aula para 80 crianças do Ensino Fundamental sobre o café no projeto "Do cafezal ao cafezinho", saio com a consciência tranquila
de realmente estar educando os futuros e grandes consumidores de café Sempre faço com que eles sintam o orgulho de ser o maior produtor de café mas, ao mesmo tempo, que aprendam a valorizar o nosso "melhor café" desde a persistência dos produtores como também a mão de obra utilizada na área rural. |
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