Dados inválidos!
Verifique suas credenciais e tente novamente: atente-se aos caracteres em
maiúsculo e minúsculo.
Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.
ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Mostrem um caminho (mas apenas um) |
BRUNO VARELLA MIRANDA
Professor Assistente do Insper e Doutor em Economia Aplicada pela Universidade de Missouri
SYLVIA SAES
Professora do Departamento de Administração da USP e coordenadora do Center for Organization Studies (CORS)
2 |
DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS |
5000 caracteres restantes
INSERIR VÍDEO
Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado. SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe. |
CARLOS RENATO A. THEODOROMUQUI - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ EM 05/05/2008
Parabéns, excelente artigo sobre a crise mundial de alimentos.
Acrescentaria mais um fato nesta discussâo: são os milhões de dólares que são usados na especulação em bolsa de mercadorias e que poderiam ser usados para produzir alimentos. Não é só o Brasil que tem terras disponíveis e boas para produzir alimentos. Vamos direcionar estes recursos para atividades produtivas em outros países, gerando emprego, renda e produzindo alimentos. O Presidente Lula deu o exemplo a poucos dias, inaugurando uma unidade da Embrapa na África, para transferir tecnologia brasileira para os africanos. Os países do Primeiro Mundo deveriam seguir o exemplo e não apenas ficar simplificando o debate em cima da questão dos Biocombutíveis. |
MARA FREITASLAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO EM 30/04/2008
Na expectativa de que o CaféPoint não censure o meu texto, acredito que há um viés nesta conversação exposta pelos autores, com a qual não concordo.
A chamada crise dos alimentos não é um problema recente, nem um problema decorrente da inserção da China no mercado internacional como mercado consumidor em franco crescimento. Quem não se lembra de We are the world, rit dos anos 80, que já tratava da campanha internacional contra a fome na África? A crise chama-se Nicolas Sarkozy, que há cerca de cinco semanas estimulou todo o debate, externalizando seu incômodo com a hegemonia do Brasil e dos Estados Unidos na questão do Etanol. Como é de conhecimento da comunidade internacional, a França é um grande produtor de canola, matéria-prima em franca expansão no continente europeu para a produção de biocombustíveis. No mais tradicional efeito cascata, tivemos a alta de preços da Nestlé, que culpou os biocombustíveis e em seguida, o anúncio absurdo de que a produção de biocombustíveis, um crime contra a humanidade. Durante a crise, a OPEP também acenou sua preocupação com a questão do uso de alimentos para a produção de combustíveis. Pessoalmente, não acredito nessa conversa de europeu invejoso, que acredita que o Brasil ainda faz parte do quintal de Portugal. O pior dessa crise é a percepção de que a parceria Brasil e Estados Unidos, estratégica para a commoditização e a respectiva internacionalização do etanol tem tudo para ir por água abaixo, por causa do lobby europeu, subsidiado, ineficiente. Esse é o ponto, que a tal opinião pública corroborou para ruir, porque obrigou o Brasil a atacar o seu parceiro, para salvar o seu. Acredito que as preocupações não deviam se centrar na produção de alimentos, mas sim na questão dos fertilizantes. Estes sim devem comprometer os preços dos alimentos, em razão das altas enlouquecedoras do petróleo. Impactará, certamente, até no preço do cafezinho nosso de cada dia. |
Assine nossa newsletter
E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail
|
|
Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.
Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.
CAFÉPOINT É UM PRODUTO DA REDE MILKPOINT VENTURES EM PARCERIA COM A CAFÉ EDITORA
Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Barão de Tatuí, 387 - Vila Buarque - São Paulo (SP)
design salvego.com - MilkPoint Ventures + desenvolvimento d-nex