ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Real brasileiro volátil limita ganhos do "C"

RODRIGO CORREA DA COSTA

EM 28/01/2014

1 MIN DE LEITURA

3
0
A curta semana foi negativa para as principais bolsas de ações no mundo e principalmente para os mercados emergentes, que também sofreram com a desvalorização de suas moedas frente ao dólar americano.

Os índices de commodities subiram ajudados pela alta de 19.79% do gás natural (em cinco dias) do óleo de aquecimento, cacau e do petróleo, sendo que as duas primeiras em função do inverno rigoroso aqui no Nordeste Americano.

O café caiu US$ 3.64 por saca em Nova Iorque e ficou de lado em Londres, com os fundos voltando a vender o mercado e origens pressionando depois de várias falhas recentes dos rallyes. No mercado físico a movimentação melhorou, tanto nos países produtores quanto nos destinos, ainda que os diferenciais não tenham alterado tanto para o arábica.

As exportações da América Central para os três primeiros meses da safra na região estão 9.5% menores do que o ano anterior, e devem cair ainda mais durante o ciclo atual em função da quebra de produção por causa de problemas de fundos nos cafezais.

O clima mais seco durante o mês de janeiro no Brasil também tem causado preocupação aos produtores, que temem um pobre “enchimento” dos grãos e por consequência uma redução ainda maior da produtividade da safra 14/15.

A semana que começa no dia 27 de janeiro terá o inicio do ano-novo lunar, e com “ele” a comemoração durante nove dias no Vietnã, parando as comercializações de café o que certamente vai contribuir para a manutenção do baixo volume de embarques por mais um mês. Para registrar: entre outubro e janeiro o país embarcou 6.87 milhões de sacas, bem abaixo das 10.1 milhões embarcadas há um ano – em uma safra de tamanho parecido.

A volatilidade do Real Brasileiro não deve ajudar uma recuperação significativa do terminal (se acontecer), e caso a moeda atinja os 2.50 rapidamente podemos experimentar uma pressão vendedora ainda maior tanto das origens quanto dos fundos.

Uma boa semana e muito bons negócios a todos.

Rodrigo Corrêa da Costa escreve este relatório sobre café semanalmente como colaborador da Archer Consulting. 

RODRIGO CORREA DA COSTA

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JONAS TORRES

ALFENAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 29/01/2014

De quebra em alguns lugares abriu uma florada em pleno janeiro. Ja vi vários relatos neste sentido. A falta de chuva realmente impressiona a todos!!!!
ADRIANO MAURICIO GONCALVES DA SILVA

JAGUARÉ - ESPÍRITO SANTO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 29/01/2014

Aqui no Espirito Santo, o mês de Janeiro ficou bastante comprometido, pois o Sol forte e a escasses de chuvas acabaram chochando os caroços de café que por sua vez ficam espostos pelo fato dos galhos de café conilon penderem com o peso do café deixando os mesmos expostos, muitos caroços queimaram e estão caindo, nada que surpreenda mas assusta.
JOÃO BATISTA VIVARELLI

DIVINOLÂNDIA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 29/01/2014

O baixo indíce pluviométrico e altas temperaturas no decorrer do mes de Janeiro/2014, já é preocupante, à adubação deste mes já está comprometida, provávelmente poderá afetar produção de 2014/2015 e  até 2015/2016, pois o crescimento dos ramos produtivos está sendo comprometido,com isto à cotação do café poderá ser influenciada.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures