ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Café segura mesmo com câmbio mais forte, por Rodrigo Costa

RODRIGO CORREA DA COSTA

EM 14/05/2012

2 MIN DE LEITURA

0
0
A eleição da oposição socialista na França foi relativamente bem absorvida pelos mercados, talvez por já esperar o resultado ou então pelas declarações amenas dos líderes das duas maiores economias na Europa.

No decorrer da semana a diminuição das notas das dívidas de Portugal e Irlanda pela agência Moody's, assim como um receio de um ainda menor crescimento da China, deram um tom mais negativo aos mercados, que fecharam mais fracos.

O cenário favoreceu o dólar americano em geral, com destaque para a valorização contra o euro de 1.34% e contra o real brasileiro de 2.43%.

O café em Nova Iorque se comportou bem frente as turbulências, encerrando os últimos cinco dias com ganhos de US$ 3.37 por saca. O robusta na LIFFE subiu mais, US$ 6.48 por saca - atingindo o maior nível desde setembro do ano passado.

Grande parte da comunidade cafeeira se encontrou no Seminário Internacional de Santos durante dois dias, e as conversas nos corredores mostraram um mercado dividido. Os baixistas dizem que os preços têm que cair mais (para níveis abaixo do custo de produção) para que desestimulem o incremento de produção mundial (??). Os altistas usaram como argumentos os estoques mundiais pequenos e o consumo crescente.

Curiosa a observação de aumento de produção, que em números absolutos não é significativo. Eu estou no time dos altistas, principalmente para o último quarto deste ano quando então já começaremos a descontar um novo ano de déficit que será o do ciclo 13/14.

A CONAB divulgou sua estimativa de safra para 12/13 no Brasil, com um total de produção de 50.45 milhões de sacas, sendo 38,1 milhões de arábica e 12.3 milhões de sacas de conillon. A maior divergência entre os números das principais trading-houses está no conillon que acreditam será de 15 milhões a 19 milhões de sacas.

No mercado físico parece que os que vieram ao Brasil colocar compras nos livros não encontraram vendedores interessados em oferecer diferenciais de descontos históricos, mesmo com a moeda brasileira dando um empurrãozinho via arbitragem.

Exportadores e dealers cautelosamente sugerem a indústria que não esperem tanto para cobrir diferenciais, pois os mesmos não devem enfraquecer muito mais. O problema é que os torrefadores já tinham ouvido isto e antes, e mesmo com a queda do terminal o que viram foi o contrário, portanto não estão com pressa.

Os fundos voltaram a vender um pouco o mercado, que por ora tem se mantido acima de 170 centavos e deve continuar entre o intervalo de 170 e 190 centavos (a não ser que o real mantenha o mesmo ritmo de queda).

Uma excelente semana a todos e muito bons negócios.

Rodrigo Costa*

*Rodrigo Corrêa da Costa escreve este relatório sobre café semanalmente como colaborador da Archer Consulting

RODRIGO CORREA DA COSTA

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures