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SIC 2014 e os grandes eventos mundiais de café

BRENO MESQUITA

EM 06/08/2014

2 MIN DE LEITURA

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Por Breno Mesquita – diretor da Faemg e presidente das Comissões de Café da Faemg e da CNA

Por trás dos números que nos permitem comemorar o progressivo aumento do consumo mundial de café, há muito trabalho. Há investimentos em qualidade, em pesquisa e tecnologia. Há inovação e marketing. E há, no topo de tudo isso, a crescente conscientização de cada elo da cadeia de que, para ter sucesso em um mercado cada vez mais competitivo, é fundamental estar muito bem preparado. Os grandes encontros, seminários e feiras são oportunidades concorridas. Anualmente, milhares de produtores, torrefadores, exportadores, se encontram em eventos promovidos em Seattle (EUA), Tóquio (Japão), Melbourne (Austrália), Rimini (Itália), e em outras cidades e países que pouco ou nada produzem do grão.


Foto: Divulgação
 
Breno Mesquita é diretor da Faemg e presidente das Comissões de Café da Faemg e da CNA


Maior produtor mundial de café, o Brasil também já entendeu bem a importância de se promover por aqui um grande encontro, com perfil internacional e programação de grande qualidade. Em 2013, a realização da primeira Semana Internacional do Café - SIC, juntamente à reunião pelo cinquentenário da Organização Internacional do Café (OIC), atraiu para a capital mineira nada menos que 12 mil visitantes de 70 países, e R$ 70 milhões em negócios.

Os realizadores, Faemg, Café Editora e Sebrae já apresentaram formato e atrações para a SIC 2014. O evento, que será realizado de 15 a 18 de setembro, em BH, terá diversas novidades, revelando novas atenções do setor. Diversos temas, desafios e oportunidades - cada vez mais em foco neste mercado altamente competitivo - estarão em destaque na programação. Exemplo será a realização inédita de um Seminário de Cafeicultura Sustentável, que irá trabalhar a otimização da produção sob aspectos econômico, social e ambiental. Na outra ponta da cadeia, outro estreante: o Cafeteria Gourmet oferecerá capacitação técnica e orientação em planejamento de negócios para empreendedores de food service.

Mantendo como grande mote a oportunidade de reunirmos toda a cafeicultura brasileira e compradores internacionais, e divulgarmos a alta qualidade dos cafés brasileiros para o mundo, esta nova edição reforça ainda nossa aposta nos eventos de intercâmbio e capacitação para cada uma das etapas da cadeia produtiva.

Já consolidando-se entre os principais eventos mundiais, a SIC segue a receita de sucesso: unir o foco negocial da feira de produtos e serviços, das rodadas de negócios e das sessões de cupping à oportunidade para que o produtor participe de cursos, palestras e treinamentos de alto nível, agregando conhecimentos e informações que lhe permitirão se situar e tomar decisões frente aos grandes desafios e oportunidades.

Da porteira para dentro, nossos produtores dominam o dever de casa com excelência. A hora agora é de ir além, conhecer o mundo após a porteira e voltar para casa com muitas novas ideias na bagagem. 

BRENO MESQUITA

Cafeicultor, diretor da FAEMG e presidente das Comissões de Café da FAEMG e da CNA.

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JULIANO TARABAL

PATROCÍNIO - MINAS GERAIS

EM 08/08/2014

Parabéns Breno Mesquita e a todos os organizadores Café Editora e Sebrae,



O SIC é fundamental como plataforma de posicionamento do Café Brasileiro no Mercado e também como plataforma de conexão dos produtores, torrefadores e consumidores.



Dentro da porteira a cafeicultura Brasileira ja avançou bastante, ainda existem gargalos obviamente mas agora é hora de avançamos na formação de nossa imagem, na promoção da cultura de alta qualidade, na qualificação do Mercado Interno e consequentemente na mudança e formação de percepção dos consumidores.



Parabéns pelo trabalho desenvolvido que resultara em frutos para toda a cadeia.



Abraços,



Juliano Tarabal
JANIO ZEFERINO DA SILVA

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 07/08/2014

O evento será um grande sucesso com toda certeza. Agregar valor e ofertar produtos diferenciados é que fará do Brasil cada vez mais importante no mercado mundial do café

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