ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

SIC 2014 e os grandes eventos mundiais de café

BRENO MESQUITA

EM 06/08/2014

2
0
Por Breno Mesquita – diretor da Faemg e presidente das Comissões de Café da Faemg e da CNA

Por trás dos números que nos permitem comemorar o progressivo aumento do consumo mundial de café, há muito trabalho. Há investimentos em qualidade, em pesquisa e tecnologia. Há inovação e marketing. E há, no topo de tudo isso, a crescente conscientização de cada elo da cadeia de que, para ter sucesso em um mercado cada vez mais competitivo, é fundamental estar muito bem preparado. Os grandes encontros, seminários e feiras são oportunidades concorridas. Anualmente, milhares de produtores, torrefadores, exportadores, se encontram em eventos promovidos em Seattle (EUA), Tóquio (Japão), Melbourne (Austrália), Rimini (Itália), e em outras cidades e países que pouco ou nada produzem do grão.


Foto: Divulgação
 
Breno Mesquita é diretor da Faemg e presidente das Comissões de Café da Faemg e da CNA


Maior produtor mundial de café, o Brasil também já entendeu bem a importância de se promover por aqui um grande encontro, com perfil internacional e programação de grande qualidade. Em 2013, a realização da primeira Semana Internacional do Café - SIC, juntamente à reunião pelo cinquentenário da Organização Internacional do Café (OIC), atraiu para a capital mineira nada menos que 12 mil visitantes de 70 países, e R$ 70 milhões em negócios.

Os realizadores, Faemg, Café Editora e Sebrae já apresentaram formato e atrações para a SIC 2014. O evento, que será realizado de 15 a 18 de setembro, em BH, terá diversas novidades, revelando novas atenções do setor. Diversos temas, desafios e oportunidades - cada vez mais em foco neste mercado altamente competitivo - estarão em destaque na programação. Exemplo será a realização inédita de um Seminário de Cafeicultura Sustentável, que irá trabalhar a otimização da produção sob aspectos econômico, social e ambiental. Na outra ponta da cadeia, outro estreante: o Cafeteria Gourmet oferecerá capacitação técnica e orientação em planejamento de negócios para empreendedores de food service.

Mantendo como grande mote a oportunidade de reunirmos toda a cafeicultura brasileira e compradores internacionais, e divulgarmos a alta qualidade dos cafés brasileiros para o mundo, esta nova edição reforça ainda nossa aposta nos eventos de intercâmbio e capacitação para cada uma das etapas da cadeia produtiva.

Já consolidando-se entre os principais eventos mundiais, a SIC segue a receita de sucesso: unir o foco negocial da feira de produtos e serviços, das rodadas de negócios e das sessões de cupping à oportunidade para que o produtor participe de cursos, palestras e treinamentos de alto nível, agregando conhecimentos e informações que lhe permitirão se situar e tomar decisões frente aos grandes desafios e oportunidades.

Da porteira para dentro, nossos produtores dominam o dever de casa com excelência. A hora agora é de ir além, conhecer o mundo após a porteira e voltar para casa com muitas novas ideias na bagagem. 

BRENO MESQUITA

Cafeicultor, diretor da FAEMG e presidente das Comissões de Café da FAEMG e da CNA.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JULIANO TARABAL

PATROCÍNIO - MINAS GERAIS

EM 08/08/2014

Parabéns Breno Mesquita e a todos os organizadores Café Editora e Sebrae,



O SIC é fundamental como plataforma de posicionamento do Café Brasileiro no Mercado e também como plataforma de conexão dos produtores, torrefadores e consumidores.



Dentro da porteira a cafeicultura Brasileira ja avançou bastante, ainda existem gargalos obviamente mas agora é hora de avançamos na formação de nossa imagem, na promoção da cultura de alta qualidade, na qualificação do Mercado Interno e consequentemente na mudança e formação de percepção dos consumidores.



Parabéns pelo trabalho desenvolvido que resultara em frutos para toda a cadeia.



Abraços,



Juliano Tarabal
JANIO ZEFERINO DA SILVA

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 07/08/2014

O evento será um grande sucesso com toda certeza. Agregar valor e ofertar produtos diferenciados é que fará do Brasil cada vez mais importante no mercado mundial do café