Por trás dos números que nos permitem comemorar o progressivo aumento do consumo mundial de café, há muito trabalho. Há investimentos em qualidade, em pesquisa e tecnologia. Há inovação e marketing. E há, no topo de tudo isso, a crescente conscientização de cada elo da cadeia de que, para ter sucesso em um mercado cada vez mais competitivo, é fundamental estar muito bem preparado. Os grandes encontros, seminários e feiras são oportunidades concorridas. Anualmente, milhares de produtores, torrefadores, exportadores, se encontram em eventos promovidos em Seattle (EUA), Tóquio (Japão), Melbourne (Austrália), Rimini (Itália), e em outras cidades e países que pouco ou nada produzem do grão.
Maior produtor mundial de café, o Brasil também já entendeu bem a importância de se promover por aqui um grande encontro, com perfil internacional e programação de grande qualidade. Em 2013, a realização da primeira Semana Internacional do Café - SIC, juntamente à reunião pelo cinquentenário da Organização Internacional do Café (OIC), atraiu para a capital mineira nada menos que 12 mil visitantes de 70 países, e R$ 70 milhões em negócios.
Os realizadores, Faemg, Café Editora e Sebrae já apresentaram formato e atrações para a SIC 2014. O evento, que será realizado de 15 a 18 de setembro, em BH, terá diversas novidades, revelando novas atenções do setor. Diversos temas, desafios e oportunidades - cada vez mais em foco neste mercado altamente competitivo - estarão em destaque na programação. Exemplo será a realização inédita de um Seminário de Cafeicultura Sustentável, que irá trabalhar a otimização da produção sob aspectos econômico, social e ambiental. Na outra ponta da cadeia, outro estreante: o Cafeteria Gourmet oferecerá capacitação técnica e orientação em planejamento de negócios para empreendedores de food service.
Mantendo como grande mote a oportunidade de reunirmos toda a cafeicultura brasileira e compradores internacionais, e divulgarmos a alta qualidade dos cafés brasileiros para o mundo, esta nova edição reforça ainda nossa aposta nos eventos de intercâmbio e capacitação para cada uma das etapas da cadeia produtiva.
Já consolidando-se entre os principais eventos mundiais, a SIC segue a receita de sucesso: unir o foco negocial da feira de produtos e serviços, das rodadas de negócios e das sessões de cupping à oportunidade para que o produtor participe de cursos, palestras e treinamentos de alto nível, agregando conhecimentos e informações que lhe permitirão se situar e tomar decisões frente aos grandes desafios e oportunidades.
Da porteira para dentro, nossos produtores dominam o dever de casa com excelência. A hora agora é de ir além, conhecer o mundo após a porteira e voltar para casa com muitas novas ideias na bagagem.