ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Quando vai esfriar norte pioneiro do Paraná?

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 03/04/2007

2 MIN DE LEITURA

0
0
Celso Oliveira, meteorologista da Somar, responde a consulta do usuário Luiz Ferroni, cafeicultor, em Santo Antônio da Platina (ponto vermelho na imagem de satélite a seguir), norte pioneiro do Paraná, que gostaria de saber quando vai esfriar na sua região, pois pretende acelerar a colheita, para que o frio não estrague os frutos.



Clique na imagem para as demais imagens de satélite disponíveis.

Luiz Ferroni: Quando vai esfriar no norte pioneiro do Paraná? Preciso saber para acelerar a colheita e o frio não estragar os frutos.

Celso Oliveira: Obrigado pela consulta, Sr. Luiz!

Antes de responder a sua pergunta, afirmo que uma coisa é esfriar e a outra é gear.

Vamos ter algumas ondas de frio que não obrigatoriamente transformar-se-ão em geadas. As geadas apenas são previstas com alguns dias de antecedência. Ou seja, apenas nos boletins semanais do CaféPoint vai ser possível afirmar algo.

Observando as características da atmosfera, veremos um maior risco de ondas de frio intensas nos meses de maio e junho, durante a transição do E Niño para a La Niña.

O El Niño tem como característica o bloqueio das frentes frias sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Com isto, o risco de entrada de onda de frio intensa diminui.

Pode gear com El Niño?

Claro que pode! Mas o risco é menor. Trata-se de um evento isolado, quando acontece. A maior parte das massas de ar frio afastam-se para o Oceano.

Pode gear com a La Niña?

Também pode! Entretanto, mais uma vez trata-se de um evento isolado. A maior parte dos sistemas acaba avançando pela costa do Brasil, gerando temperaturas baixas e muita umidade (situação desfavorável à ocorrência de geadas). É claro que, tanto em situações de El Niño e La Niña, uma ou outra massa de ar frio acaba avançando de forma continental, aumentando o risco da formação da geada.

Então, em que situação o risco é maior?

Na situação neutra, ou de transição, da atmosfera. Neste caso, não há nenhum fator que imponha mudança da trajetória das massas de ar frio. Elas acabam avançando pelo continente com maior freqüência. Portanto, o risco aumenta. Não que obrigatoriamente ocorra geada, mas o risco aumenta.

Vamos, agora, responder à pergunta:

Como os meses de transição serão os meses de maio e junho, o risco de frio mais intenso concentra-se nestes dois meses. Na segunda quinzena de maio deve entrar a primeira onda de frio mais forte. Em junho, devem ocorrer duas ondas de frio, uma em cada quinzena.

É importante ressaltar que, nesta segunda quinzena de abril, também teremos declínio das temperaturas, mas acredito que não traga maiores riscos.

Você tem alguma dúvida sobre previsão de tempo e clima para café?

Clique aqui para fazer sua consulta!

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures