ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Quais são as ocorrências climáticas necessárias para haver formação de geadas?

A dúvida sobre formação de geadas, do cafeicultor Maury Faleiros de Franca, SP, é respondida por Celso Oliveira, meteorologista da SOMAR.

Maury Faleiros, Franca, SP: Quais são as ocorrências climáticas necessárias para haver formação de geadas?

Celso Oliveira: Para existir geada, sem dúvida alguma é necessária a chegada de uma massa de ar de origem polar à região.

E nem precisa ser um sistema intenso, como muitos pensam. Pressões mais baixas, em torno dos 1025hPa já podem provocar grandes estragos.

A própria geada em 2000 no café do Paraná não tinha uma pressão muito elevada. O que mais interessa, neste caso, é o posicionamento da área de alta pressão (massa de ar frio).

Quanto mais próxima de uma região, maior é o risco de temperaturas muito baixas e formação de geadas.

Umidade relativa do ar baixa e ventos calmos durante a madrugada também ajudam na formação de geadas. Em alguns casos, quando a temperatura cai muito, a valores negativos, mesmo em madrugadas de muito vento, observa-se a formação de geadas nas partes da planta que ficaram expostas ao vento.

Por último, é importante que os ventos em níveis mais elevados estejam favorecendo a migração da massa de ar frio. Tratam-se dos ventos da corrente de jato ou jet stream.

Estes ventos são os grandes responsáveis pelo avanço dos sistemas frontais e massas de ar de origem polar. Se estes ventos estiverem em uma direção oeste-leste ou noroeste-sudeste, a massa de ar frio não avança e não há formação de geadas.

Entretanto, se a direção estiver de sudoeste-nordeste, o avanço do frio é facilitado. Estávamos observando até a semana passada temperaturas muito baixas, uma massa de ar fria próxima das áreas de café, umidade relativa do ar muito baixa e pouco vento para a madrugada do dia 25 de maio.

Entretanto, a corrente de jato era o único fator que não favorecia a formação de geadas amplas na região. Nas previsões de segunda-feira (21), a situação permanecia inalterada.

Você tem alguma dúvida sobre previsão de tempo e clima para café?

Clique aqui para fazer sua consulta!

0

COMENTÁRIOS SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Seu comentário será exibido, assim que aprovado, para todos os usuários que acessarem este material.

Seu comentário não será publicado e apenas os moderadores do portal poderão visualizá-lo.

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.