ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Primeiras floradas estão garantidas, mas a preocupação continua

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/09/2006

5 MIN DE LEITURA

0
0
Renato Fernandes conversou, ontem, 28/9, com Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, sobre as últimas chuvas e as perspectivas do clima nas regiões cafeeiras, relacionando-as com as floradas.

Além disso, são atendidas as consultas de quatro cafeicultores, enviadas para o Pergunte ao Meteorologista

CaféPoint: Boa tarde, Celso. Conversei hoje com os agrônomos Valério Bertolace, de Manhuaçu/MG e Gianno Brito, de Vitória da Conquista/BA e com o economista Vitor Ferreira, do departamento técnico da Cocapec, de Franca/SP. Todos eles reportaram a ocorrência de floradas, nos últimos dias, mas são unânimes em afirmar que estas foram ainda bastante restritas.

Na região de Manhuaçu, deve abrir uma boa florada nos próximos dias e, na região de Franca, ainda deve demorar um pouco, mesmo porque, o atraso na maturação dos frutos, faz com que a maioria das lavouras, esteja recém-saída da colheita.

Com as últimas chuvas, tudo indica que estas pequenas floradas vinguem, correto? Mas, como estão as previsões para daqui por diante?

Celso Oliveira: Boa tarde, Renato. Apesar das previsões em contrário, acabaram ocorrendo chuvas bastante significativas, trazidas pelas últimas frentes frias, nas principais regiões cafeeiras, em setembro, e até com certa regularidade. Estas primeiras floradas realmente se beneficiaram das últimas chuvas.

Por outro lado, a expectativa de chuvas irregulares ao longo da primavera, ainda prevalece. Agora na primeira quinzena de outubro, o quadro não deve se alterar muito, mas há boa probabilidade de ocorrer um período mais seco entre segunda quinzena do mês que vem e a primeira de novembro. O que ainda pode gerar danos às próximas floradas.

CaféPoint: Realmente ainda preocupa um pouco, pois estas devem ser as floradas mais fortes da safra 2007/08.

Vamos às consultas então? Começamos com Luiz Antônio Valle Guimarães, que é de Vitória/ES e produz café conilon em Jussari/BA. Ele pergunta sobre a tendência climática para a região de Jussari e pede instruções sobre como localizá-la nos nossos mapas de previsão.

Celso Oliveira: Jussari fica no sul da Bahia, a beira da BR-101, próxima de Itabuna. Estive olhando as chuvas acumuladas e tivemos muitos altos e baixos. Chama a atenção a formação do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, no verão passado.

Em janeiro, choveu pouco mais de 80mm dos 130mm esperados. Em fevereiro, choveu 48mm, dos 130mm esperados. A partir de março, a situação se reverteu e as chegadas de intensas frentes frias trouxeram chuvas de 230mm (a média é de 150). Em abril também choveu forte, 210mm e a média é de 180mm. As chuvas do inverno oscilaram. Vamos aos números:

Maio - choveu 76mm e a média é de 109mm

Junho - choveu 156mm e a média é de 135mm

Julho - choveu 65mm e a média é de 144mm

Agosto - choveu 72mm e a média é de 96mm

Agora em setembro, a situação é favorável. Até agora choveu 80mm e a média é de 53mm. Hoje, ainda chove mais um pouco. Em outubro também já há previsão de chuvas, 2mm, no dia primeiro e, entre 09 e 11/10, mais 20mm.

Os modelos numéricos de previsão climática mostram irregularidade nas chuvas dos próximos meses. Outubro, dezembro e fevereiro mostram-se dentro da normalidade. Já os meses de novembro e janeiro mostram chuvas ligeiramente abaixo da média, até 30% abaixo da média em algumas quinzenas.

É interessante ver como é diferente a climatologia de cidades tão próximas, veja no mapa Luiz. Enquanto Gandu, que abordamos na semana passada, só terá chuvas de mais de 100mm, apenas em novembro e dezembro, Jussari tem um período de chuvas de mais de 100mm entre julho e outubro. As chuvas de trovoadas e as ondas de leste juntam-se num único período.

Assim sendo, a situação de Jussari é bem melhor que a de Gandu, para os próximos meses. O período de chuvas deve transcorrer dentro da normalidade, apenas com pequenos períodos de tempo mais seco e quente.


CaféPoint: Temos também as consultas de João Ribeiro e Juninho, que são cafeicultores, em Três Corações/MG, e perguntam sobre as chuvas nos meses de novembro,dezembro, janeiro e fevereiro.

Celso Oliveira: Três Corações fica no sul de Minas Gerais e recebeu chuvas fortes em setembro, após um longo período de tempo seco. Até o momento, foram registrados 82mm e a média é de 66mm, o que deve garantir as floradas que já abriram.

Em outubro, já temos mais de 25mm previstos, entre os dias 06 e 07. Entretanto, os modelos numéricos de previsão climática, rodados pela Somar, indicam irregularidade de chuvas, na segunda quinzena do mês.

Em novembro, as chuvas devem variar entre a média e ligeiramente acima da média. Em dezembro, no entanto, as chuvas voltam a diminuir.

As "emoções" por conta da irregularidade das chuvas devem continuar no verão, por causa do El Niño, principalmente a partir de fevereiro. O fenômeno deve fazer com que as frentes frias fiquem mais estacionadas sobre a Região Sul, deixando o tempo seco e quente em alguns períodos no Sudeste, inclusive no Sul de Minas, no Centro-Oeste e especialmente no Nordeste.

CaféPoint: Finalmente, temos a consulta de Fábio Alves Machado, cafeicultor, em Uberaba/MG, que pede a previsão do tempo para os próximos 15 dias.

Celso Oliveira: Uberaba está na nossa lista dos 400 municípios para os quais a previsão quinzenal é atualizada diariamente no CaféPoint. Creio que seja mais proveitoso passar instruções para que ele faça sua consulta, diariamente, no link https://www.cafepoint.com.br/?actA=27&areaID=30.

CaféPoint: Muito obrigado, Celso. Realmente, assim fica mais prático. Também porque ele pode ver a previsão detalhada para os três primeiros dias, além da previsão para os próximos seis meses.

Veja como é simples, Fábio. Basta você clicar em previsão quinzenal, no sub-menu clima (marcado em vermelho na figura abaixo), escolher seu estado e, em seguida, sua cidade.


Para ver a tabela com a previsão para os próximos seis meses, você vai clicar em previsão 6 meses (marcado em preto na figura abaixo).


Na tabela, você tem as médias das temperaturas médias em cada mês, o desvio padrão (variação em torno da média que ocorre normalmente) e as temperaturas médias previstas, também a cada mês.

Na parte da direita (Precipitação), você tem as chuvas e a lógica da tabela é a mesma. Apenas os desvios são dados em porcentagem e não em mm. Havendo dúvidas, por favor, encaminhe para a gente.


Você tem alguma dúvida sobre previsão de tempo e clima para café?

Clique aqui para fazer sua consulta!

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures