ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Previsões do tempo para a região de Aimorés - MG

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/08/2013

1 MIN DE LEITURA

0
0
O Wandemberg Neves Freitas, de Resplendor, região de Aimorés - MG, pergunta: "Quero inicialmente agradecer as informações que nos dão acerca do tempo. É de muita valia.  Gostaria de saber das possibilidades de chuvas para nossa região nos proximos quatro meses.  Tenho a informação de que a mineradora Vale (Vale do Rio Doce) tem um estudo que indica a possibilidade de chuvas fortes neste final de ano, com possibilidades de enchentes por aqui. Sera que se confirmará?" Confira as explicações de Celso Oliveira, da Somar Meteorologia:

"Prezado Wandemberg,

Fiz uma análise do acumulado de chuva dos últimos anos em Aimorés, município próximo à Resplendor. A estação do INMET foi aberta em 2007, mas os dados começaram a ser guardados em fevereiro de 2008. Da primavera de 2008 até o verão de 2013, choveu muito acima da media com inundações do Rio Doce em outubro de 2009 (acumulado de 265mm, correspondendo a mais de duas vezes a média mensal), novembro de 2010 (acumulado de 325mm, correspondendo a mais de 60% acima da média), dezembro de 2010 (acumulado de 300mm, correspondendo a mais de 40% da média) e novembro de 2012 (acumulado de 315mm, correspondendo a mais de 55% acima da média). Deste período, somente 2011 não registrou acumulados de chuva muito acima do normal.
O que eu quero dizer com isto? Independentemente do estudo, a chance de chuva forte na primavera em Resplendor, região de Aimorés, é grande.
Simulações europeias indicam um trimestre setembro/outubro/novembro de 2013 com chuva acima da média no Espírito Santo e zona da mata de Minas Gerais por causa da água do mar mais quente que o normal. É claro que uma chuva acima em um trimestre não quer dizer necessariamente que chuva será intensa e provocará enchentes. Eventos extremos, como o que você menciona, Wandenberg, apenas são previstos com poucos dias de antecedência. Portanto, é importante o monitoramento nos próximos meses. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures