ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Haverá chuvas para a região da alta mogiana nos próximos 50 dias?

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 20/08/2007

2 MIN DE LEITURA

0
0
Celso Oliveira, meteorologista da Somar, responde sobre a tendência de chuvas para a região da alta mogiana, ao leitor Mateus Dedemo, de Franca, SP.

Mateus Dedemo, Franca, SP: Haverá chuvas para a região da alta mogiana nos próximos 50 dias?

Celso Oliveira: Estas chuvas de julho realmente vieram em má hora, como respondi em perguntas anteriores. Não é normal chover como choveu no mês passado.

Algumas localidades cafeeiras registraram 400% de desvio acima da média por conta da passagem de uma intensa frente fria. E com esta quantidade de água, várias áreas confirmaram florada. A maioria, no entanto, afirma que nem tudo está perdido, pois esta florada foi irregular e deverão ocorrer mais duas floradas em setembro e outubro (se chover).

Enfim, a situação muda de região para região, o que é normal. Vamos falar da alta mogiana, região de Franca. Entre os dias 24 e 28 de julho choveu algo em torno dos 70mm, sendo que a média é de 15mm, desde então não foram registradas chuvas

A má notícia é que pelos próximos 30 dias, não há previsão de chuvas na região. Ainda não é possível confirmar se irá chover após este período. Os modelos de previsão do tempo que cobrem períodos maiores mostram-se ruins no prognóstico neste momento. Ou seja, não é possível confiar neles.

Entretanto, em anos normais, as primeiras chuvas costumam retornar a partir da segunda quinzena de setembro para a região da alta mogiana. O problema é que neste ano, não estamos vendo uma situação normal no clima. Estamos sob influência de uma La Niña.

Por conta da La Niña deste ano, as chuvas regulares registradas nas primaveras anteriores deixarão de acontecer. A maioria das frentes frias passará pela costa do sudeste e não se encontrará com a umidade que vem da floresta amazônica. Por conseqüência, apenas alguns sistemas provocarão chuvas mais fortes e uniformes no interior do país até o mês de novembro.

Depois das chuvas do final de julho, várias frentes frias já passaram pelo sudeste. Entretanto, as chuvas estiveram concentradas apenas na costa. O que observamos desde a segunda quinzena de julho será o resumo das chuvas até novembro: alguns poucos episódios de chuvas fortes, alternados por períodos prolongados de tempo seco e temperaturas elevadas. Isto pode gerar problemas na florada das culturas perenes e atrasar o plantio das culturas de verão deste ano, sem dúvida.

Você tem alguma dúvida sobre previsão de tempo e clima para café?

Clique aqui para fazer sua consulta!

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures