ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Caputira/MG está apta ao plantio de café. E a sua cidade?

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/04/2009

3 MIN DE LEITURA

0
0
Ícaro Tranin Silva, Caputira/MG: Gostaria de saber mais sobre clima para cultura do café e também sobre previsão para a minha região. Obrigado.

Celso Oliveira, meteorologista da Somar:

Caputira fica na zona da mata de Minas Gerais, região de Manhuaçu. Neste mês de março, a presença constante de frentes frias fez com que o mês terminasse precipitações quase 40% acima do normal. Abril também começou com chuvas fortes, com uma pequena trégua entre 02 e 05 de abril. Posteriormente, entre 06 e 08 de abril, as chuvas retornarão, com acumulado em torno dos 25mm.

Apesar das chuvas, dificilmente o mês de abril será tão chuvoso quanto março. A previsão é de que chova aproximadamente 60% das precipitações normais do mês.

Marco Antônio dos Santos, Engenheiro Agrônomo da Somar:

O café arábica (Coffea arabica L.) é originário da região equatorial do continente africano, localizado entre 6° e 12° N de latitude. Cresce naturalmente como vegetação esparsa de sub-bosque e é encontrado como vegetação espontânea de regiões altas (entre 1.300 a 2.800 metros de altitude) no sudoeste da Etiópia (províncias de Wolloga, Ilu-Babor, Jimma, Gamu Gofa e Harar), sudoeste do Sudão e Quênia.

Em Jimma (Etiópia), a 7° 40' N e 1.700m acima do nível do mar (localidade próxima ao centro de origem do cafeeiro arábica), a temperatura média varia bem pouco em torno da média anual de 18,2°C. Em geral, a menor temperatura média, 16,7°C, ocorre em dezembro e a maior, 19,4°C, em março. A temperatura mínima absoluta raramente atinge 5°C, enquanto a máxima é normalmente inferior a 31°C. A média do total anual de chuvas é cerca de 1.570 mm (1.300 a 1.800 mm), e os 4 meses mais secos do ano (novembro, dezembro, janeiro e fevereiro) contribuem com 182 mm (± 10% do total). O período seco, em que as chuvas mensais são inferiores à evapotranspiração potencial ocorre na fase de repouso vegetativo, que é uma condição muito favorável ao cafeeiro. A deficiência hídrica climática média é inferior a 30 mm, sendo apenas suficiente para preparar os botões florais para a próxima florada. Portanto, locais com condições semelhantes àquelas de Jimma são bastante favoráveis ao bom desempenho produtivo da cafeeiro arábica.

Desta forma, sendo o café uma cultura perene, a temperatura média anual indica se a região esta apta ou não a produção de café. Portanto, em locais com temperatura entre 18° e 22°C são excelentes ao cultivo do café. Em regiões com temperatura média anual acima de 23°C, a maturação dos frutos de arábica se antecipa e pode ocorrer durante a estação chuvosa. No outro extremo, regiões com temperatura média anual abaixo de 17°C têm a cafeicultura inviabilizada por deficiência térmica. Nessas condições, as plantas não conseguem completar seu ciclo fenológico antes da próxima florada. Não haverá o período de repouso, tão necessário para a indução das novas gemas florais. Outro indicador térmico da aptidão é a temperatura média do mês mais frio. Se a temperatura for menor que 15°C há grande chance de ocorrer geadas frequentes e é indicativo de inaptidão térmica por frio excessivo.

Quanto ao regime hídrico, o café arábica suporta bem um deficit hídrico anual de até 150 mm (quando se analisa os balanços hídricos climatológicos da região). Se o deficit hídrico for maior que 150 mm, mas inferior que 200 mm, a região poderá ser considerada como hidricamente marginal, pois em alguns anos haverá a necessidade de irrigação corretivas. Mas caso a região possuir um deficit hídrico superior a 200 mm, a região será inapta quanto ao fator hídrico e as irrigações serão necessárias na maioria dos anos. Caso seja a água o único fator limitante esse poderá ser solucionado com o uso da irrigação, seja ela utilizada através do uso de pivôs centrais ou localizada.

Caputira tem uma temperatura média anual de 20,6°C, uma precipitação total anual de 1.274,8 mm, com um deficit hídrico anual de 97,8 mm. A temperatura média dos meses mais frios é de 18,0°C. Segundo o balanço hídrico climatológico, portanto, está apta à cultura.

Você tem alguma dúvida sobre previsão de tempo e clima para café?

Clique aqui para fazer sua consulta!



Acompanhe nosso boletim semanal

Veja a previsão diária para o seu município: o CaféPoint disponibiliza previsões climáticas detalhadas para mais de 400 cidades brasileiras produtoras de café. Clique aqui

Previsão de chuvas - mapas

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures