ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Somar aponta clima chuvoso e favorável no cinturão produtor de Café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 04/10/2013

1 MIN DE LEITURA

0
0
A passagem de uma frente fria pela Região Sudeste nesse final de semana, deixou o tempo fechado e chuvoso em boa parte das regiões cafeeiras. Com isso, houve um aumento dos níveis de umidade do solo e consequentemente uma melhora nas condições para o desenvolvimento das lavouras. As indicações partem do boletim agrometeorológico semanal da Somar Meteorologia.

Além disso, segundo a Somar, esses bons volumes de chuvas ocorridos ao longo dessas últimas semanas possibilitaram a indução e a abertura dos botões florais, dando origem à nova safra de café, a ser colhida em meados de 2014. E, como os solos vêm apresentando razoáveis níveis de umidade, as condições para o pegamento dessa florada são muito boas, resultando em boas perspectivas de produção.

Além das chuvas, aponta a Somar, as temperaturas médias, que estavam extremamente altas antes da passagem dessa frente fria, voltaram a cair e, com isso, houve uma queda nas taxas de evapotranspiração, auxiliando no pegamento e crescimento inicial dos grãos, os chamados “chumbinhos”. Porém, não foram todas as regiões produtoras que registraram chuvas em bons volumes. Os maiores volumes de chuvas ficaram concentrados sobre o Paraná, São Paulo, sul e leste de Minas Gerais, apontou a Somar.

No cerrado mineiro, as chuvas ainda estão muito irregulares, sendo que somente nesse último final de semana é que houve registros de chuvas e mesmo assim, em baixos volumes acumulados. Dessa forma, ainda há muitos cafezais em fase de dormência, não havendo registros de abertura de florada. Salvo apenas aquelas lavouras plantadas em regime de irrigação, indicou a Somar.

PREVISÃO

Para essa semana, a previsão da Somar é de mais chuvas sobre praticamente todas as regiões produtoras de café de São Paulo, Minas Gerais e do Paraná.

Com isso, haverá um aumento dos níveis de umidade do solo e consequentemente uma melhora nas condições de desenvolvimento dos cafezais e dos grãos. Além de que, com essas chuvas previstas para ocorrerem essa semana, haverá novas aberturas de florada e isso dará perspectiva para uma excelente safra em 2014, coloca a Somar. Até porque não está sendo observada nenhuma grande anomalia nos cafezais que possa prejudicar o desenvolvimento tanto da planta quanto dos grãos, concluiu a Somar.

A reportagem é do Safra & Mercado, com informações do Somar, adaptadas pelo CafePoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures