ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Espírito Santo segue sem previsão de chuva em áreas produtoras

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/10/2015

2 MIN DE LEITURA

3
0
Por Thais Fernandes

A falta de chuvas no Estado do Espírito Santo tem afetado fortemente as produções de café conilon. “Existem regiões do município de Santa Tereza que já estão há dois meses sem chuva. Outras localidades chegam a três meses de estiagem”, revela Leonardo Eurípides, agrônomo da Cooperativa Agropecuária Centro Serrana - Coopeavi.

A seca prolongada está relacionada aos efeitos do fenômeno El Niño, aponta o meteorologista Alexandre Nascimento, da Climatempo. “O Espírito Santo está na pior situação do país e não há nada previsto de chuva para as próximas semanas até o dia 22 de outubro. Talvez um pouco de chuva no final do mês”, afirma ele, que lembra que o El Niño deve se estender até o final do verão.

Confira a previsão para os municípios:

ARACRUZ - ES

SÃO ROQUE DO CANAÃ – ES

SANTA TERESA – ES


Impactos nas lavouras de café de Santa Maria e região
“A cafeicultura da região tem sido muito prejudicada, principalmente nas lavouras de café conilon. Isso acontece em função do conilon ter um sistema radicular debilitado – por ser clonal – ele não aprofunda muito a raiz no solo”, explica Leonardo. Segundo o engenheiro agrônomo, os cafeeiros conilon são em sua grande maioria irrigados e a restrição no uso da água para a agricultura terá impacto na produção.

Restrição no uso da irrigação
Entre as localidades que estão em estado extremamente crítico e racionando, o Governo destaca alguns municípios de produção cafeeira, como São Roque do Canaã, a região de Várzea Alegre, em Santa Teresa, e de Cidade Nova da Serra, no município do Fundão, onde 100% do fornecimento de água para a população está sendo feito por meio de carro-pipa.

Até o anúncio da restrição, a orientação da Coopeavi a seus produtores era de utilizar a irrigação com consciência para enfrentar a seca. “Os produtores estão um pouco surpresos com a medida. O café pode ficar uma semana sem irrigar, mas na próxima semana vai ficar num estado mais crítico”, aponta.

“Estamos fazendo um levantamento da situação hídrica nas áreas de atuação da Cooperativa para conseguir orientar melhor os cafeicultores”, explica. A expectativa do agrônomo é que seria necessário pelo menos entre 40mm e 50mm de chuva para começar a amenizar os impactos da seca sob a cafeicultura local.

Estimativa da safra 2015 para o conilon
Em seu último Levantamento da safra 2015, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontou que a produção do conilon, estimada em 10,9 milhões de sacas, apresentaria uma redução de 16,7%. “Esse resultado deve-se, principalmente, à queda da produção no Espírito Santo, maior estado produtor da espécie, causada pela estiagem da safra atual. As lavouras do estado foram afetadas por déficit hídrico, elevadas temperaturas e grande insolação em dezembro de 2014, janeiro e fevereiro de 2015, período de formação e enchimento de grãos, o que levou à má formação dos grãos, menores e mais leves”.

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

WANDEMBERG NEVES FREITAS

RESPLENDOR - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 25/10/2015

É terrível a situação em nossa região. Nunca havia visto uma situação como esta. Há que ter fé.
ARMNDO MATIELLI

GUAPÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 19/10/2015

A SÊCA TAMBÉM ATINGE OUTRAS REGIÕES COMO MOGIANA PAULISTA, TRIANGULO MINEIRO E ALTO PARANAIBA E, SUL DE MINAS COM INTENSIDADES DISTINTAS DEPENDENDO DA REGIÃO SUL MINEIRA . ESTAMOS COM 40 DIAS DA ABERTURA DA FLORADA E ESSA SÊCA.  JÁ PREJUDICOU A SAFRA VINDOURA E A DE 2017. TEREMOS GRÃOS CHOCHO EPEQUENOS DADO A BAIXA FOTOSSÍNTESE DECORRENTE AO FECHAMENTO DOS ESTOMATOS INIBINDO OS ENZIMAS/FITO HORMONIOS SINTETIZADORES DE AUXINAS, GIBERILINAS ENTRE OUTOS. ALÉM DA QUEDA DE FOLHA E QUEDAS DE CHUMBINHOS.
PABLO

ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 19/10/2015

Tenho lavoura de café no norte do estado, e as plantas já não responde ha irrigação. Alguns vizinhos  já não têm mais água no reservatório e interromperam a irrigação.creio que a quebra na produção será muito superior a esses 17%.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures