ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

O agronegócio e o mercado interno na luta contra a crise

POR JOÃO SAMPAIO

ESPAÇO ABERTO

EM 05/05/2009

3 MIN DE LEITURA

3
0
É interessante observar que, no contexto da turbulência econômica mundial, a agropecuária tenha ocupado lugar de destaque no resultado do PIB brasileiro em 2008. Avançou 5,8%, enquanto a alta acumulada da indústria foi de 4,3%, seguida pelos serviços (4,8%), conforme divulgou recentemente o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Até mesmo nos últimos três meses de 2008, quando se verificou a internacionalização da crise e a manufatura caiu 2,1%, o setor cresceu 2,2% em relação ao mesmo período de 2007. A análise desses números mostra ser a produção do campo decisiva para que o Brasil supere a presente conjuntura negativa, uma das mais graves da história do capitalismo.

Afinal, alimentos, bioenergia e as commodities rurais consubstanciam a equação da sobrevivência, com crise ou sem crise, à medida que atendem às necessidades básicas da humanidade e à logística essencial de organização da sociedade e funcionamento dos setores produtivos. Assim, num cenário em que as dificuldades econômicas mostram-se ainda mais complicadas do que se apresentaram em outubro de 2008, com o agravamento diário da insolvência frente a títulos emitidos e créditos obtidos, cresce a importância da agropecuária como alavanca da recuperação.

Bom para o Brasil, dada sua grande vocação para o agronegócio, em face de suas características e diversidades, tanto de clima quanto de solo e imensas áreas agricultáveis, altamente férteis e ainda inexploradas. Portanto, não há duvida de que, se fizer tudo certo, o País não só vencerá de modo mais rápido a presente tempestade, como alcançará, no ambiente pós-crise, o patamar de líder mundial no fornecimento de alimentos e commodities agrícolas, solidificando sua economia, sustentando seu crescimento e atendendo à crescente demanda internacional por produtos comestíveis e energia de fontes renováveis e mais limpas.

De imediato, porém, considerando a retração do comércio exterior devido ao gigantesco gargalo do crédito, é prioritário estimular o mercado interno, que consome 80% da produção agropecuária brasileira, incluindo o etanol, suco de laranja, grãos, carne e leite, dentre outros produtos. Desse modo, o Governo Federal, com muito mais agilidade e eficácia do que vem fazendo, precisa fortalecer a demanda nacional, ampliando o crédito - para produtores e compradores -, reduzindo os juros e alargando os prazos de resgate. Estas são medidas urgentes, independentes de uma política agrícola mais consistente, de médio e longo prazos, da qual a Nação também se ressente. Dentre as providências pontuais, também é premente multiplicar o acesso ao seguro rural e viabilizar a produção dos agropecuaristas endividados (a dívida rural já supera R$ 140 bilhões!). Isto é inexorável, pois se não conseguirem plantar e colher, quebrarão de modo irreversível, além do impacto negativo no volume total da produção.

No entanto, o Governo Federal vem agindo com timidez e morosidade no atendimento às necessidades imediatas do agronegócio, subestimando o potencial do setor para abreviar a recuperação econômica. Tal postura contraria a lógica e até mesmo a abalizada recomendação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). Em seu relatório "Situação Alimentar na América Latina e Caribe", que analisa os meses de novembro e dezembro de 2008, período de internacionalização da tempestade financeira, a respeitada organização multilateral alerta: "Os investimentos na agricultura são uma política-chave frente ao cenário de crise, pois podem aumentar a geração de emprego e contribuir para a melhoria da oferta de alimentos produzidos localmente".

Não são apenas os reconhecidos especialistas da FAO que fazem esse correto diagnóstico. Diversos países da América Latina e do Caribe vêm adotando medidas específicas, como a facilitação do crédito, diferimento tributário para os produtos do campo, ampliação do seguro agrícola, melhoria da infraestrutura já disponível e integração das cadeias produtivas. É preocupante constatar que nações com potencial agropecuário imensamente inferior ao brasileiro vislumbrem com mais consciência a importância tática e estratégica do setor nesta conjuntura de dificuldades, bem como num cenário além do horizonte nebuloso.

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JORGE PARDIM

EM 23/05/2017

Parabéns pelo artigo!

Conteúdo muito bom, de fácil entendimento!

Ps. A gramicultura também tem contribuido fortemente com o PIB nacional. Ultimas novidades em:

https://www.agrogramas.com.br
CRISTINA MARCIA COPPEDE

RONDONÓPOLIS - MATO GROSSO - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 08/05/2009

Prezado Senhor muito relevantes seus comentarios a respeito do agronegocio, somente se esqueceu de procurar os preços atuais da arroba do boi e comparar os valores dos ultimos 5 anos do preços dos insumos, as vezes na intenção de ser positivo e acalmar os animos deveria também de se lembrar da pressão que os produtores estão sofrendo através do Ministério do Meio Ambiente tratando os produtores conscientes de preservação e os indiferentes da mesma forma.
PAULO CESAR BASTOS

FEIRA DE SANTANA - BAHIA

EM 06/05/2009

Prezado Dr João Sampaio

Embora o mercado externo seja importante e fundamental para o agronegócio brasileiro é importante saber :o que é aqui produzido aqui será consumido.

A carne bovina cujo fator elasticidade renda é próximo de 1 tem um enorme mercado potencial.O nosso consumo em torno de 36 kg/ha/ano permite um crescimento , vez que outros países,bem próximos, chegam aos 67 kg/ha/ano.
O mapa dessa nova estrada da boiada, começará a ser desenhado por uma melhoria contínua da renda média do povo brasileiro.Isso não pode parar.

O nosso futuro é agora.Podemos aproveitar a excelente oportunidade que temos de produzir alimentos em consórcio com oleaginosas para biocombustíveis.As nossas variedades de climas e solos permite isso , quase com exclusividade mundial.Aqui no Nordeste poderemos consorciar , não só a agricultura, mas também a produção pecuária, bovinocultura ou caprinovinocultura , com a utilização de oleaginosas como o pinhão manso e nossas palmeiras diversas entre as quais se destaca na Bahia o licuri ou ouricuri.

A pesquisa e o desenvolvimento poderá nos garantir a condição de liderar o mercado mundial de alimentos e de biocombustíveis, sem prejudicar o meio ambiente e evitando novos desmatamentos , com uma política para recuperar áreas de pastagens degradadas no Nordeste Brasileiro.O semi-árido que não é problema será uma solução.

Precisamos fazer a coisa certa da forma certa.Tecnologias adequadas e/ou adaptadas serão as ferramentas para o sucesso.Desenvolvimento pelo conhecimento.Interagir e integrar o saber acadêmico com uma extensão rural e tecnológica para levar a pesquisa à produção.

Precisamos compreender e entender o nosso Brasil como um todo, desenvolvendo estratégias compartilhadas e incentivando a cooperação entre os estados e as regiões.Inovar é preciso.

Nos países desenvolvidos e inovadores a mentalidade é da soma não zero e do ganha-ganha.Não se constrói nada sozinho. Acelerando o crescimento e levando o desenvolvimento às regiões mais carentes do nosso Brasil estaremos ampliando o mercado interno de forma sustentável para a produção agropecuária brasileira além de melhorar a qualidade de vida da nossa população.

Vamos avançar, o Brasil precisa crescer e vai vencer com cooperação,capacitação,comunicação, comprometimento e confiança.
Finalizando e lembrando para os mais urbanos :
O Sertão não virou mar mas produz a comida de quem vive na beira do mar.

Paulo Cesar Bastos é engenheiro civil e produtor rural

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures