ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Ano de crise, a hora da grande virada

POR JOSÉ LUIZ TEJON MEGIDO

ESPAÇO ABERTO

EM 23/12/2008

7 MIN DE LEITURA

5
0
Uma alavanca sem pontos sólidos de apoio não move nada. Uma alavanca sobre uma realidade muda o mundo. Na crise, e para superá-la, volte para o seu melhor. Concentre todos os seus esforços no seu principal talento. "A arte de viver é tirar o bem de todo o mal", escreveu Machado de Assis. As ferramentas, os meios são o conhecimento, a tecnologia, a arte, o universo conhecido. O domínio sobre o real é o portal para darmos boas chances aos novos acasos que virão e que nos permitirão crescer de novo.

Em mais de 3 mil anos de história, só tivemos 8% desse tempo sem guerras. Crises ou maldades, grandes solavancos sempre agitaram a humanidade. Líderes e "cases" de grande sucesso dos anos 80 desapareceram quase todos. Celebridades e autoridades desta pré-crise viajaram para o anonimato ou a falência três meses após. Alan Greenspan, o artífice, o líder do Banco Central Americano, por 18 anos, homem com 40 anos de sólida experiência na condução do maior negócio do planeta, os Estados Unidos, admitiu que estava enganado. Ele disse que "jamais poderia acreditar que as grandes organizações seriam tão insensatas ao ponto de não protegerem a si mesmas e aos seus acionistas!" Se até Greenspan caiu na real da marcha da insensatez e do fogo vivo das ilusões e utopias que sempre conduziram a vida humana na terra, o que poderíamos dizer de nós mesmos, simples "mortais"? Portanto, é a hora de mais uma grande virada. E essa é gigantesca.

Selecionei 5 das 50 regras de ouro do nosso novo livro "A Grande Virada", para ilustrar este artigo. O que fazer para dar a volta por cima? O que aprender e o que mudar, e principalmente, como enfrentar essa grande onda, que, ao contrário das outras vem descarregada de crédito, com falta de confiança, e passando uma rasteira nos maiores grupos e intelectuais financeiros de todo o globo? Conversando com meu motorista de táxi, que costuma me levar para as palestras, o Xavier, ele disse: "em casa, eu primeiro ganho, para depois sair para comprar. Demora mais, mas tudo o que tenho é sem dívida!".

Como membro do conselho de uma empresa do setor do agronegócio, ao pegarmos os demonstrativos financeiros, que felicidade pela vitória da sensatez naquela organização: os ótimos ganhos dos últimos 3 anos de crescimento da economia estavam reinvestidos num projeto extremamente promissor, já em testes aprovados na agricultura e o capital de giro e necessidade de caixa protegidos em entidades e aplicações conservadoras. Os empresários dirigentes da empresa dizem que nada pode ser melhor do que investir no desenvolvimento do próprio negócio, por isso resistiram a todas as tentações de mergulhar nas magias do reino virtual.

Por outro lado, amigos empresários que encontrei num aeroporto, dias antes da eclosão da crise, desfilavam orgulhosos os enormes êxitos com suas operações em papéis e tinham certeza absoluta de que já haviam vendido mais uma de suas empresas, sem muito futuro, para outro grupo de um fundo de investimentos internacional. Hoje, a sobrevivência desses amigos dependerá de muito talento e relacionamento; e que os salve o gerente do Banco do Brasil.

A primeira das regras de ouro, aquela que costuma vencer o tempo, ultrapassar as dificuldades e crises é: "Ética e virtude, as decisões que valem a vida". A ética pressupõe o discernimento entre o bem e o mal e a virtude é a determinada convicção para a prática do bem. São as virtudes que atrairão equipes virtuosas ao lado do empresário. Nas crises e situações difíceis, profissionais ou pessoais, é exatamente nesse momento que podemos reconhecer o prazer pelas ações nobres do passado, e seja qual for a situação, continuará sendo na regra de ouro da ética e virtude, que encontraremos as grandes fortalezas para a superação.

A segunda regra de ouro escolhida é: "qual é a sua legião? com quem você anda?" Nas grandes viradas caímos na real. Olhamos para trás e constatamos os descaminhos e as péssimas relações que cultivávamos. Os conselhos supérfluos, o jogo de interesses. Empresas quebraram e executivos saíram premiados com altíssimos bônus. Consultores enriqueceram estimulando outras pessoas a investirem toda sua poupança no jogo dos papéis e derivativos. Jovens gestores, conduzidos pela disputa de egos, colocaram suas empresas e heranças em risco, para não perderem na competição de quem é mais esperto e leva mais vantagem em tudo. A mídia ajudou. Livros foram parceiros do "faça tudo pelos seus sonhos". Que sonhos? Sonho não é ilusão. Sonho não é o engano dos sentidos e da mente. Confundimos sonhos com ilusões, e somos estimulados a isso pela grande massa que nos cerca. Peter Drucker, o legítimo "guru" da nossa moderna administração não duvidava: "Se a maioria concorda, deve estar errado", dizia.

A velocidade das mudanças ambientais é tão grande que ao firmarmos uma convicção e passarmos a ser guiados por ela, a chance de que esse passado não mais nos conduza ao futuro é praticamente certo. Somos o resultado dos relacionamentos que temos e que cultivamos em vida. Precisamos preservar uma boa diversidade de vínculos. Pessoas diferentes. Ampliarmos nossa exposição pessoal para a razão, a intelectualidade, mas compensá-los com o espiritual, o amor, e jamais perder de vista os opostos, os provocadores. Gente que pensa e age diferente, nossas antíteses. Deles pode nascer um grande caminho para o nosso progresso. Nesta regra de ouro, na grande virada das crises, com certeza, é a hora de buscar novos e ricos relacionamentos. Muitos dos que vieram conosco até o momento da crise não nos servirão mais para darmos a volta por cima na situação.

Nas superações, nas grandes viradas, somente nossas crianças interiores nos salvam. A terceira regra de ouro é: "O que você precisa reaprender com a sua criança interior?" Nascemos quase gênios e com o passar dos anos vamos esquecendo a criatividade, vamos sendo dominados pelos padrões instituídos, fugimos para brincar com os vícios, com a alienação. Deixamos de encontrar nas brincadeiras de bola, das bonecas, das representações teatrais infantis, o ânimo das nossas alegrias. O cérebro desinfantilizado produz rancor, ódio, vingança, e após um grande tombo de uma crise, seja ela econômica ou pessoal, muitos não conseguem superar por que esses sentimentos ficam dominantes. Ora, nas grandes viradas, necessitamos da jovialidade, do humor, da esperança e da criatividade acima de tudo. Precisamos fazer novos amigos. Vender para novos clientes. Precisamos daquele poder adormecido dentro de nós, das nossas crianças.

A quarta regra de ouro selecionada é: "Fé nas ferramentas, nos meios". Isso significa que uma alavanca sem pontos sólidos de apoio não move nada. Uma alavanca sobre uma realidade muda o mundo. Na crise, e para superá-la, volte para o seu melhor. Concentre todos os seus esforços no seu principal talento. Faça muito melhor em cima daquilo onde você tem suas vocações. Na empresa, reveja o foco, a concentração no que você tem de especial. Na sua vida profissional, verifique onde você é muito bom, e sinta se não é hora de retomar a paixão pelo que tem de especial dentro de você. E pessoalmente também. As crises revelam o que temos de pior e de melhor. Agarre-se ao seu melhor. "A arte de viver é tirar o bem de todo o mal", escreveu Machado de Assis. As ferramentas, os meios são o conhecimento, a tecnologia, a arte, o universo conhecido. O domínio sobre o real é o portal para darmos boas chances aos novos acasos que virão e que nos permitirão crescer de novo.

E a 5ª regra de ouro para encerrar este comentário, tem na frase do Corisco, o cangaceiro imortalizado na obra de Glauber Rocha, a forte motivação: "Não tenho medo do futuro, desde que ele venha pela frente". O mundo mudou e não para de mudar. Seremos mais de 9 bilhões de pessoas no ano 2050. Cerca de 3 bilhões de seres humanos vivem com até 2 dólares por dia em todo planeta. A agricultura não para, a força que nos impele para a evolução não terminará jamais. Múltiplos nichos e sub-segmentos de mercados nascem todos os dias. Chineses viram os novos campeões planetários, produzindo coisas boas, muito baratas e sabendo viver com muito pouco. É a revolução dos pobres, a utopia comunista criando uma pororoca capitalista... e nunca vista! Se olharmos para a nova sociedade e seguirmos a quinta regra de ouro, iremos inevitavelmente dar a volta por cima: "Você se vê como um fim ou um começo?" A resposta convicta, a fé na força criativa é o que nos fará irmos tocando em frente, e criando a vida, onde a vida não existia. A personalidade sadia existe sempre com a possibilidade futura. Já vivi de contar carros que passavam nas ruas, através da janela do Hospital Brigadeiro em São Paulo, durante anos de internação. Sobreviventes de campos de concentração e das mais tormentosas atrocidades superaram por sempre visualizarem as janelas do futuro. "Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sem cessar" é a máxima de Kardec.

Ano de crise, a hora da grande virada. E para não falar que não falamos do riso, sem dúvida, superamos tudo quando conseguimos rir de nós mesmos e das situações. Se você perdeu, sorria. Quem não perdeu? Depois que o tempo passa, relativizamos, e até segunda divisão vira celebração.



José Luiz Tejon
Autor de 12 livros, prof. da Pós Graduação da ESPM, mestre em educação, arte e cultura pela Universidade Mackenzie.
Sua recente obra é: A Grande Virada - 50 regras de ouro para dar a volta por cima (Editora Gente).

JOSÉ LUIZ TEJON MEGIDO

5

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

WAGNER RENNO

SANTA RITA DO SAPUCAÍ - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE CAFÉ

EM 14/01/2009

Parabéns pela mensagem de otimismo
SERGIO VENUTO

RESENDE - RIO DE JANEIRO

EM 29/12/2008

Muito bom ter lido seu artigo, José Tejon. Perceber literatura, filosofia (ética presente com bastante força nos seus comentários), educação, finanças , administração, espiritualidade e outros elementos mais, num artigo sobre negócios, é muito salutar.

Entender que todo conhecimento é uma ferramenta não-excludente a ser utilizada no nosso dia-a-dia; entender que sonhos e ilusões, de modo efetivo e metafórico, são elementos distintos; entender que o sucesso no espaço-tempo é bem diferente da visão efêmera de muitos supostos sábios do mundo dos negócios; entender que somos capazes de realizar muito mais - e melhor - do que fazemos atualmente;

Há muito o que se discutir além do óbvio "empresa tem que dar lucro". Enquanto administradores, sabemos disso. A questão é como dar lucro e durante quanto tempo. Empreender sem ter a ética e filosofia presentes, é algo que não mais faz parte dos que trabalham sério para obter resultados sólidos. Espero que continue escrevendo neste site.

Em tempo: saiba que está surgindo uma empresa júnior na USP de Pirassununga com um conceito de Gestão Inovadora bem interessante. Temos apoiado este projeto e, em breve, eles passarão mais detalhes a todos. Abraços.
SAMUEL ALVES BALIEIRO

NEPOMUCENO - MINAS GERAIS

EM 24/12/2008

O mundo e a vida estão em constante metamorfose, mas os príncipios básicos estão dentro de cada um de nós, ou seja se formos honestos conosco e ouvirmos nossa voz interior (que nunca mente) sempre chegaremos lá! O artigo é, numa palavra: SENSACIONAL!
ANTONIO AUGUSTO REIS

VARGINHA - MINAS GERAIS

EM 24/12/2008

Escritor Jose Luiz Tejon,

Parabéns pelo oportunismo da matéria.

O setor cafeeiro está nocauteado. Estamos no solo aguardando a contagem dos 10 segundos para desmantelar a atividade ou continuar. Nosso tempo para recuperação é muito pequeno.

Responsáveis pelas políticas, descortinem-se antes que seja tarde demais. O que é supremacia do pais hoje na atividade, poderá ser transferido amanhã para outro pais. Tudo dependerá de como agimos e decidimos. Ainda há tempo "10 segundos". Se o "gongo" soar nesse interim, teremos mais 60 segundos.

Se estamos maus é porque estamos cometendo falhas.

Participação, integração, inovação, união, são temas que estão longe do suficiente para superação dessa crise. Precisamos repensar muita coisa ...

Abaixo, pontos extraidos do autor da matéria que me chamaram à atenção:

" ... jamais perder de vista os opostos, os provocadores. Gente que pensa e age diferente, nossas antíteses. Deles pode nascer um grande caminho para o nosso progresso. Nesta regra de ouro, na grande virada das crises, com certeza, é a hora de buscar novos e ricos relacionamentos. Muitos dos que vieram conosco até o momento da crise não nos servirão mais para darmos a volta por cima na situação.

O cérebro desinfantilizado produz rancor, ódio, vingança, e após um grande tombo de uma crise, seja ela econômica ou pessoal, muitos não conseguem superar por que esses sentimentos ficam dominantes.

Ora, nas grandes viradas, necessitamos da jovialidade, do humor, da esperança e da criatividade acima de tudo. Precisamos fazer novos amigos. Vender para novos clientes. Precisamos daquele poder adormecido dentro de nós, das nossas crianças.

Ano de crise, a hora da grande virada.

O mundo mudou e não para de mudar. A agricultura não para, a força que nos impele para a evolução não terminará jamais. Múltiplos nichos e sub-segmentos de mercados nascem todos os dias.

Se olharmos para a nova sociedade e seguirmos a quinta regra de ouro, iremos inevitavelmente dar a volta por cima: "Você se vê como um fim ou um começo?" A resposta convicta, a fé na força criativa é o que nos fará irmos tocando em frente, e criando a vida, onde a vida não existia. A personalidade sadia existe sempre com a possibilidade futura. "

Feliz Natal à todos.

Antônio Augusto
EDIMAR GONÇALVES CARVALHO

GUAÇUÍ - ESPÍRITO SANTO

EM 23/12/2008

Nada melhor que uma reflexão, exaltando o otimismo, pois esta crise passará e a vida continua, nós produtores de alimentos podemos ficar tranquilos pois de fome ninguém morre.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures