ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

A safra 2016 e 2017 do conilon no ES e Sul da Bahia

VÁRIOS AUTORES

ESPAÇO ABERTO

EM 07/01/2016

5 MIN DE LEITURA

7
0
Por Ms Wander R. Gomes¹; Gilberto M. Tessaro²; Ms Jeferson P. Ferreria²; Ramon Calixto.²
¹- Engenheiro Agrônomo e Gerente da Assistência Técnica Cooabriel
² – Engenheiros Agrônomos da Cooabriel


No Brasil a crise econômica e política é muito evidente e toda a sociedade está consciente dessa situação. Entretanto, na agricultura capixaba e sul-baiana, o desafio é ainda maior, a falta de chuva. Os cafeicultores que amargaram grandes prejuízos na safra 2015, agora enfrentam uma situação ainda pior para a safra de 2016, e já está sacramentada a perda para 2017 também, pelo baixo índice pluviométrico nos últimos anos.

Foto: Café Editora
Região sofre com seca e produtores encaram volume de chuva muito abaixo do necessário para reabastecer o lençol freático e suprir os mananciais

O histórico de precipitação pluviométrica dos últimos quatro anos foi bem menor que média histórica em praticamente todos os municípios produtores de café onde a Cooabriel atua. No município de Nova Venécia (ES), segundo dados levantados pelo Incaper, de janeiro de 2012 a 20 de dezembro 2015, tem-se um déficit de 435 mm/ano, totalizando no período 1.740 mm. Comparando somente os dois últimos anos (jan/2014 a 20 dez/2015), a situação é ainda pior, pois dos 1.156 mm/ano previsto choveu apenas 507mm/ano, totalizando um déficit de 1.298 mm em função da média histórica para o biênio 2014/2015. Portanto, estamos com o volume de chuva muito abaixo do necessário para reabastecer o lençol freático e suprir os mananciais.

A Cooabriel, visando desenvolver e aplicar tecnologias que reduzam os impactos ambientais e tornem cafeicultura mais rentável a seus associados, desenvolve programas de assistência técnica em toda a região Noroeste e parte da região Norte do Espírito Santo e na região do Sul da Bahia indo até Camacã.

No ano de 2015, nossa equipe técnica acompanhou de perto o dia a dia de 2.510 produtores, que juntos totalizam uma área de 16.272 há de café, e verificaram uma situação nada animadora. Dentre todos os fatores que comprometerão a safra de 2016 podemos listar os mais críticos, tais como:

1º – As copas na florada: desenvolveram-se pouco devido a no ano safra 2014/2015 ter chovido bem abaixo da média, portanto o crescimento de ramos foi menor que o natural.

Foto: Café Editora

2º – A florada: Nessa fase ocorreram boas floradas proporcionadas por algumas chuvas de pequena intensidade que caíram no período e por irrigações feitas pontualmente, não comprometendo até então a safra de 2016. O problema veio com as floradas mais tardias (aquelas das pontas das varetas que originaram as rosetas finais), pois nestas as perdas foram bem mais intensas devido à alta intensidade de luz e a temperatura mais elevada dos últimos meses.

As lavouras não irrigadas ou ainda pouco irrigadas tiveram grandes floradas até o mês de novembro, este fato essencialmente incomum para o conilon fará com que as últimas floradas também sejam perdidas, pois não haverá tempo para uma boa formação de grãos até a colheita.

3º – Os reservatórios:
Com o baixo índice pluviométrico nos últimos quatro anos, alguns produtores estão sem água desde agosto, mas o problema foi realmente intensificado a partir no mês de outubro, pois as chuvas não vieram com volume suficiente para reabastecer os reservatórios. Com as temperaturas mais elevadas, a água armazenada nas represas, nos córregos, rios e riachos secaram, e a crise hídrica mostrou a sua cara e veio trazendo prejuízos, que possivelmente serão mais intensos em 2017.

4º – Crescimento de grãos: normalmente iniciado a partir de outubro até meados de dezembro, esta fase foi prejudicada, pois sem água da chuva ou de irrigação a planta não consegue proporcionar um bom crescimento para seus grãos. Algumas lavouras ainda estão com os grãos ou boa parte deles na fase de chumbinho, principalmente lavouras irrigadas por sistemas localizados em galhos de primeira safra e ou lavouras de primeira safra.

5º – Enchimento dos grãos: Essa fase geralmente começa em meados de dezembro e vai até fevereiro. Com a falta de água, a granação ficou prejudicada, resultando na melhor das hipóteses em grãos leves ou mal formados ou em piores situações grãos chochos. A alta temperatura e insolação direta prejudicam na granação normal do grão e ou ainda queda destes.

 
Foto: Café Editora

6º – Pragas: O ataque da lagarta da roseta foi generalizado e muito intenso. Provavelmente ocorreu devido à proteção das flores estarem aderidas por um período maior nos ramos, esse ataque restringiu a uma perda considerável em algumas lavouras. A cochonilha da roseta apareceu mais tarde, no final de novembro e dezembro, pelo maior tempo dos grãos nas fases de chumbinho e início de algumas chuvas. Essas duas pragas contribuíram para reduzir significativamente a quantidade de grãos na planta, e diminuir assim a produtividade.

Foto: Arquivo pessoal/ Fotos Eu no Campo
Registro feito pelo produtor Ray Santana mostra lagarta que atacaram lavouras na sua região, no Espírito Santo


7º – As chuvas: Alguns produtores realizam as medições em suas propriedades, e segundo os relatos dos mesmos a nossos técnicos de campo, existe uma grande discrepância na distribuição das chuvas entre as localidades. Temos locais em que as chuvas de novembro foram superiores a 200mm, e propriedades localizadas a apenas 40 km de distância que o volume foi inferior a 10mm até o dia 30/12/2015. Portanto está muito desuniforme de chuvas, o que ocasiona um prejuízo difícil de ser mensurado.

Em resumo já sabemos que a safra do conilon, em virtude de todo o histórico citado acima, vai ser menor que a expectativa levantada em agosto de 2015. Apesar de cedo, estimamos uma perda de aproximadamente entre 20% e 25% até o dia 30/12/2015, para a safra de 2016 dos produtores associados à Cooabriel. Entretanto, a maior severidade do problema hídrico será sentida agora no enchimento de grãos que ocorre nos meses janeiro e fevereiro. Como estamos sem água para irrigar, isso realmente nos preocupa muito, pois estaremos à mercê das chuvas e de outras condições ambientais, para que possamos salvar os grãos que ainda estão na planta. Já é evidente que o desenvolvimento de copa para produção na safra de 2017 foi afetado, e a perda será maior que 30% e, em algumas lavouras, maior que 70%, segundo nossos consultores técnicos de campo.

7

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MACNAIRLOPES

COLATINA - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 01/02/2016

em sao domingos do norte  corregodumer seco  chuveu 140 mm na uitima terca feira ajudando muito os  reservatorios  nem  tudo esta perdido  econfiar  em deus
RENATO H. FERNANDES

TEIXEIRA DE FREITAS - BAHIA - COMÉRCIO DE CAFÉ (B2B)

EM 14/01/2016

Caros Wander e colegas,



Certamente, mesmo com as chuvas que voltam a ocorrer, ainda que esparsas, neste mês de janeiro, haverá quebra bem significativa de safra.



Lavouras que dispõem de equipamento de irrigação não foram irrigadas, devido a cancelamento de outorgas ou mesmo falência de reservatórios. Além disso, as altas temperaturas noturnas, levam a maiores taxas de fotorrespiração e também têm prejudicado a granação.



Houve ainda registros de ataques da lagarta parda (Thyrinteina arnobia) em cafezais no Extremo Sul da Bahia.



Mesmo com as cotações do arábica estabelecendo uma espécie, o mercado de conilon deve, no mínimo, ter alta volatilidade neste final de entressafra e na safra futura. È imperioso que os produtores tracem estratégias bem embasadas de comercialização, mesmo porque, muitos deles, terão menores volumes para vender.



Abraços,



Renato
FREDERICO DE ALMEIDA DAHER

VITÓRIA - ESPÍRITO SANTO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 12/01/2016

Olá Aylton Piona Jr

Está mesmo desalentador mas a esperança precisa continuar de pé.

Desejo a todos vocês chuvas suficientes para uma boa safra.

Como você mesmo disse confie.os em Deus e façamos cada a sua parte.

Estou esperançoso!




AYLTON PIONA COUTINHO JUNIOR

JOÃO NEIVA - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 11/01/2016

Srs.,

Parece até um complô, contra a nossa produção...

Senão bastasse a seca implacável, o sol escaldante, as pragas estão vigorosas e terríveis.

Àcaro vermelho, cochonilha da roseta, lagarta da roseta, lagarta das folhas; os defensivos indicados não estão surtindo o efeito desejado e  estas retornam rápido...

Virou quase que uma obsessão, a busca por notícias metereológicas todos os dias...Na esperança de que a situação mude..., e a cada notícia desanimadora (a imensa maioria destas), a apreensão e o desânimo nos afligem....

Somente Deus em sua imensa misericórdia, para nos salvar deste flagelo chamado SECA.
FREDERICO DE ALMEIDA DAHER

VITÓRIA - ESPÍRITO SANTO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 08/01/2016

  Concordo com você, Ray Santana,a situação é mesmo desalentadora.

  Confiemos em Deus e na força do trabalho.

  Fraterno Abraço

  Frederico de Almeida Daher
RAY SANTANA

MARILÂNDIA - ESPÍRITO SANTO - DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS (CARNES, LÁCTEOS, CAFÉ)

EM 08/01/2016

a cada dia que passa a colheita fica cada vez menor sol escaldante falta de água para irrigação ataques de pragas etc só deus mesmo para nos ajudar
FREDERICO DE ALMEIDA DAHER

VITÓRIA - ESPÍRITO SANTO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 08/01/2016

     Prezado Wander R. Gomes e demais Tecnicos da COOABRIEL:

     Parabenizo a vocês pela matéria acima enunciada,relatando a grave situação que assola a região produtiva de conilon na área de influência da Cooperativa.

     É realmente grave o momento vivenciado pela cafeicultura,especialmente no norte do ES. Desastre anunciado,o momento é de apreensão para todos,setor público e setor privado.

     O CETCAF,e aí contamos mais uma vez com o apoio de vocês,vai iniciar um périplo pelos mais importantes municípios do norte,objetivando orientar nossos cafeicultores na convivência com esse flagelo de déficit hídrico que assola a cafeicultura de conilon.

    O momento não é mais de evitar perdas mas minimiza-las ao máximo.

    Vai aqui o nosso reconhecimento pelo trabalho que a COOABRIEL vem realizando nesse sentido.


Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures