ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

A oportunidade

POR JOSE EDUARDO REIS LEÃO TEIXEIRA

ESPAÇO ABERTO

EM 26/08/2009

2 MIN DE LEITURA

0
0
A Associação Brasileira de Café Arábica - ABCA, movida a um ideal de superação frente a inúmeros problemas e desafios, com que passavam os cafeicultores, através de sua atividade produtiva, fora criada em nov/2003. Porém, sua criação não se traduziu em ações, pois à época a representatividade da classe, bem como os cafeicultores, em sua maioria, acreditava em outras ações, que poderiam ser solucionadoras, e que infelizmente não ocorreram.

Seis anos se passaram; as soluções não surgiram e os problemas se potencializaram. Atualmente, a ABCA surge em processo de revitalização, tendo em seu fundamento as mesmas propostas, algumas concretizadas, como a rotulação das embalagens de café industrializados no Estado do Paraná e com acórdão pelo Supremo Tribunal Federal - STF -, em que a ABIC entrou contra tal medida e perdeu também nesta instância máxima; outras adaptadas ao atual cenário internacional e nacional, no sentido de que as condições de sobrevivência e competitividade se façam criar e estabelecer, provocando o necessário benefício ao produtor, bem como ao consumidor final.

Nesta fase de revitalização, após o grande e desnecessário desgaste financeiro e econômico da cafeicultura de Arábica brasileira, provocado pela falta de apresentação de propostas estratégicas consistentes, através de sua representatividade e não aceitação à época pelas propostas apresentadas pela ABCA, esta se apresenta, não no sentido de pedir favores ou benesses, como se estivesse a implorar, mas ao contrário, se posiciona firme sob os aspectos de união, agregação de valores e principalmente sob princípios éticos e morais, norteados por um consistente conjunto de propostas estratégicas.

Estas, certamente, após seu inicio de ações, provocarão o ordenamento necessário, para que a atividade produtiva encontre seu reequilíbrio econômico e financeiro, provocando benefícios diretos e até mesmo imediatos aos produtores. Através das ações propostas, algumas de aplicação direta e independente pela linha de produção, interligadas ou não, outras em parceria com o governo, os produtores serão recompensados pela eficiência a longo tempo esperada.

Assim, a ABCA reitera a posição pelas propostas e soluções, esperando a adesão dos produtores, cooperativas , associações e sindicatos, ao que efetivamente se tornará na união necessária pela cafeicultura de Arábica, bem como esclarecendo aos produtores de Robustas/Conilon estar solidária em sua também manutenção de eficiência econômica e financeira, porém, com a necessária separação entre estas distintas atividades, a qual por competitividade e corrida pela eficiência provocará ganhos a ambas, bem como aos consumidores.

A condição de independência, sobrevida e competitividade fora proposta, restando agora o efetivo apoio à oportunidade lançada.

"O maior erro é a pressa antes do tempo e a lentidão ante a oportunidade." Provérbio Árabe

JOSE EDUARDO REIS LEÃO TEIXEIRA

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures