ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

O que leva um millenial a consumir?

BRUNO VARELLA MIRANDA

EM 04/11/2016

3 MIN DE LEITURA

0
0
Quando o assunto é consumo mundial de café, um tópico recorrente se refere à sede dos chamados millenials pela bebida. Composto por indivíduos nascidos entre o início dos anos 1980 e o início do século XXI, o grupo demográfico é presença obrigatória na análise e nas notícias sobre o tema. Abundam as justificativas para o interesse. Nos Estados Unidos, os mais de 75 milhões de millenials já constituem o principal grupo consumidor. Em 2036, serão 81 milhões de pessoas pertencentes ao grupo tomando decisões diárias no mercado estadunidense.

O que caracteriza o comportamento consumidor de um millenial? Até bem pouco tempo atrás, predominavam os estereótipos quando a pergunta era feita. De forma interessante, inúmeros analistas cometeram o erro de analisar o grupo demográfico com base em parâmetros da geração anterior. Comportamento previsível no quesito "relação pais e filhos", a estratégia é equivocada se a intenção é entender como os jovens do mundo ocidental decidem.

A consultora Gabrielle Bosché, ela mesmo uma millenial, resume em poucas palavras aquilo que o grupo demográfico busca ao consumir: status, experiência, e personalização. Por um lado, millenials se identificam com marcas, construindo identidades por meio de suas decisões econômicas. Em um contexto de enfraquecimento de outras formas de associação social - comunidade, igreja, nação -, comprar implica o acesso a um mundo específico.

Nesse sentido, a opinião dos outros é tão importante quando a percepção própria. Milhões de millenials não se limitam a consumir, participando ativamente do processo de avaliação de produtos. Por sua vez, o engajamento oferece matéria prima abundante para empresas especializadas em oferecer novos produtos ou serviços ao grupo demográfico. Se no passado o empreendedorismo era hierárquico, com ideias "geniais" apresentadas a um público surpreso, boa parte das oportunidades de negócio no século XXI resultam da tradução da informação disponível em ideias tangíveis.

Por sua vez, o desejo de compartilhar percepções explica a importância das experiências nas decisões de consumo dos millenials. Status é um fenômeno dependente da existência de uma rede; podemos classificar algo como "melhor" apenas se outras opções "inferiores" existirem - e seus usuários compartilharem a percepção. Para isso está a Internet, com seu infinito estoque de opiniões.

Entretanto, caso tais avaliações se restringissem a dissecar os atributos objetivos de um produto, a prosa provavelmente não iria longe. Afinal, a natureza da produção em massa leva à homogeneização. É justamente a experiência acoplada ao consumo aquilo que permite a manutenção do diálogo sobre as propriedades de um produto ou serviço. Sempre haverá algo único a ser explorado quando atributos valiosos são intangíveis.

Finalmente, a personalização almejada pelos millenials só pode ser entendida quando interpretada em conjunto com os outros atributos discutidos acima. Embora queiram exclusividade, os integrantes do grupo demográfico também apreciam a segurança - e o status - proporcionada por uma marca consolidada. Assim, personalizar implica o oferecimento de algo exclusivo sem que os laços com outros milhões de consumidores sejam enfraquecidos. Ora, se parte importante da decisão de consumo é motivada pela possibilidade de compartilhar os desfechos com outros indivíduos, é evidente a necessidade de um denominador comum que possibilite a conversa.

Acha a discussão abstrata? De fato, talvez seja o caso. Porém, uma visita a uma loja da rede Starbucks revelará cada um dos aspectos aqui discutidos. O cuidado com a marca, refletido no design dos copos e a obsessão com o logo da empresa, oferece um atalho óbvio para o almejado status. Em boa parte do mundo ocidental, caminhar pela rua com um copo da Starbucks representa muito mais do que o consumo do seu conteúdo. O ambiente cuidadosamente planejado oferece uma experiência agradável aos seus consumidores. Finalmente, a empresa afirma oferecer mais de 80.000 opções diferentes de bebida, explorando as propriedades da análise combinatória para inspirar um sem número de combinações entre elementos simples. Nesse caso, a personalização ocorre em um contexto de reforço da marca, criando tanto uma comunidade de consumidores estáveis quanto assunto para suas conversas sobre o produto.

Como cidadãos de um país em desenvolvimento conhecido pela enorme eficiência na produção das chamadas commodities, uma pergunta é inevitável: se a criação de valor para um millenial passa pelo oferecimento de status, experiência, e personalização, de que maneira poderemos capturar parte dessa riqueza? Ao menos em nossas relações com o chamado "Primeiro Mundo", seguimos com enorme dificuldade de decifrar tal enigma. Trata-se de um desafio merecedor de um bom debate.

BRUNO VARELLA MIRANDA

Professor Assistente do Insper e Doutor em Economia Aplicada pela Universidade de Missouri

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures