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Há algo além do selo... |
SYLVIA SAES
Professora do Departamento de Administração da USP e coordenadora do Center for Organization Studies (CORS)
BRUNO VARELLA MIRANDA
Professor Assistente do Insper e Doutor em Economia Aplicada pela Universidade de Missouri
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BRUNO VARELLA MIRANDASÃO PAULO - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO EM 26/09/2008
Prezados leitores,
Agradecemos os comentários. Realmente, a certificação é um tema dos mais atuais para a cafeicultura, e sua configuração ainda deve mudar bastante no futuro. No que se refere aos regulamentos, é preciso tomar cuidado, já que a tentativa de imposição de regras nem sempre é o caminho mais recomendado; em alguns casos, tal atitude pode ser mesmo inócua, dada a capacidade considerável dos agentes em responderem às mudanças. As certificações da atualidade não deixam de ser uma tentativa de disciplinar o mercado em benefício de seus integrantes; no entanto, vemos que padrões paralelos acabam emergindo, indo estes além do selo. Um ordenamento público não é necessariamente uma garantia de reversão desse quadro. Este é um detalhe muitas vezes esquecido por quem defende um Estado metido em todos os temas da vida pública, de preferência de forma rápida. Ficar correndo atrás dos detalhes do momento pode fazer com que o conjunto perca o sentido no longo prazo. Atenciosamente, Bruno e Sylvia |
JOSE EDUARDO FERREIRA DA SILVABELO HORIZONTE - MINAS GERAIS EM 23/09/2008
Maria Sylvia e Bruno,
É bastante oportuno esse artigo de vocês. Há uns 4 anos atrás, uns atacadistas queriam criar uma nova certificação pro segmento de frutas. Argumentei que já existiam diversas certificações no mercado e que uma boa análise do que tinha disponível no mercado podia ser útil para o negócio deles. Mas não estavam preocupados com o negócio "frutas", vislumbravam o negócio "certificação". Existe uma miríade de novos "selos" disponíveis. Muitas certificações hoje disponíveis tentam criar um novo paradigma de mercado, o de a certificação ser importante por si só, sem ter foco no consumidor. Isso deve servir de alerta para produtores, cooperativas, indústrias, e todos os demais agentes envolvidos. Nunca deixem de pensar em quem paga as suas contas: "o consumidor". |
LAYLA CRISTINA TEIXEIRA CARVALHOMUZAMBINHO - MINAS GERAIS - ESTUDANTE EM 22/09/2008
O brasileiro ainda está se acostumando a beber um bom café, um café que se preocupa tanto com a qualidade de produção quanto com o meio ambiente que o cerca, mas é necessário também divulgar este produto de qualidade, pois muitos consumidores ainda não entendem o que é uma certificação e tudo que gira em torno dela.
Parabéns pelo artigo e espero que o brasileiro aprenda a valorizar o seu produto e pagar um preço justo por ele. |
ROBERTO FRAY DA SILVARIO CLARO - SÃO PAULO - ESTUDANTE EM 22/09/2008
Interessante o ponto de vista dos pesquisadores, e no mercado específico do café, vejo isso como verdade, ainda mais por ser um mercado diferente da maioria dos produtos agrícolas, que prima muito pela qualidade do produto.
Concordo com a carta da leitora que pede para continuar a publicação de artigos desse tipo. Indo até mais além, acho que deveria haver uma coluna semanal só sobre certificação, pois é um assunto que sempre vai estar em pauta, daqui para frente. Grato pela atenção, |
JULIANO TARABALPATROCÍNIO - MINAS GERAIS EM 18/09/2008
Prezados,
Excelente assunto pra ser pesquisado, destrinchado, alterado, esclarecido, direcionado, melhorado. As diversas certificações às vezes confundem a nós que somos da cafeicultura. Imagimenos então a cabeça do consumidor. Ele tem obrigação de conhecer e entender tantos selos? Obviamente que não. O que é que estamos fazendo com a cafeicultura? É necessário que se criem regulamentações sérias a respeito de certificações. Certificação deve ser algo que ateste qualidade e rastreabilidade ao produto, transmita sim, que o produto foi produzido num processo que não agride o meio ambiente, etc e tal. Mas paremos por aí, ou então produtor e consumidor vão se encher de tanto selo. E as embalagens ou sacarias vão parecer mais outdoors do que um produto ou matéria prima. |
MARIA SONIA SIGRIST PAZETTIINCONFIDENTES - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE EM 16/09/2008
Esse artigo apareceu como uma manchete, e ao meu ver, deveria fazer parte constante dessa publicação, sempre em artigos bem detalhados, visto serem a maioria dos produtores rurais de café pessoas que se preocuparam em produzir café, sem a menor preocupação com a qualidade, e hoje estão vendo nas certificações uma esperança de ganhos maiores.
Tenho a certeza que, para a melhora da qualidade, o produtor precisa ser mensurado e vejo nas certificações esse caminho. Precisamos então da participação ou até a interferencia de Órgãos, (não saberia dizer quem), para se preocuparem com a idoneidade dessas certificadoras. Isso aconteceu com os produtos orgânicos, onde hoje já há uma regulamentação. Parabéns pelo artigo e que ele seja contínuo para podermos ter um ponto de horizonte. Gostaria, se possível, ter uma resposta dos pesquisadores do artigo. |
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