ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Guardiões do bem comum

POR CELSO LUIS RODRIGUES VEGRO

CELSO VEGRO

EM 10/11/2014

3 MIN DE LEITURA

7
0
Foto: Érico Hiller/ Café Editora
Foto: Érico Hiller/ Café Editora

A escassez de precipitações em 2014 que vinha assolando o Sudeste e parte do Centro-Oeste do país é, aparentemente, o fenômeno climático mais estremo que a atual geração de agricultores teve a oportunidade de vivenciar. A dimensão de perdas econômicas associadas a esse fenômeno tem variações, conforme a natureza do cultivo (anuais, semi-perens e perenes), mas a antecipação do encerramento da safra de cana de açúcar em São Paulo e o baixo rendimento no esmagamento, por exemplo, comprovam a gravidade do quadro estabelecido nos cinturões produtivos.

Numa análise expedita, poder-se-ia crer que os irrigantes formariam a parcela de produtores rurais que se manteve relativamente imune a anomalia climática, pois, graças ao investimento na tecnologia, teriam a capacidade de substituir a natureza no provimento de umidade ao solo cultivado, garantindo assim a produção esperada. Todavia, a apreciação da realidade mostra-se possuidora de muito maior complexidade.

Em outubro passado realizou-se, em Monte Carmelo/MG, o IV “Simpósio sobre Mercado e Certificação de Café”. Nessa oportunidade conheceu-se engenheiro agrônomo responsável por sociedade anônima profissionalmente gerida, com demonstração pormenorizada de resultados econômicos e fluxo de caixa financeiro. Realmente um estabelecimento diferenciado da média pelo rigor com que monitora o resultado do esforço produtivo.

O apurado acompanhamento econômico não relegou para plano secundário a adoção de tecnologia de ponta no manejo agronômico dos cafezais. A média histórica de rendimento da lavoura situa-se acima dos 45sc/ha para o conjunto dos talhões (contando inclusive aqueles esqueletados sob safra zero), evidenciando que essa unidade produtiva emprega com alta eficiência os fatores produtivos.

Até esse momento a discussão rondava os determinantes da firma e a mobilização de capacidades internas em combinar fatores produtivos, resultando em processo de acumulação de capital. Mas, o século XXI exige da agricultura atendimento de novas institucionalidades em que elementos externos à firma se tornam decisivos no processo produtivo.

Assim, troca de informações com o gestor do empreendimento avançou para o esforço coletivo de gestão do recurso hídrico naquela bacia. A região de Monte Carmelo conta com associação (com mais de 200 associados, 330 pontos de captação e quinze trechos de rios/riachos supervisionados) que organiza, desde 2002, a gestão compartilhada do recurso hídrico (rios e seus afluentes e barramentos). Tal gerenciamento foi resultado da declaração, por parte do órgão ambiental estadual, de área de conflito pelo uso da água decorrente da pressão por demanda de irrigação ser superior a oferta hídrica sob padrões sustentáveis (com manutenção de vazão excedente e preservação da condição perene do recurso). Por meio da auto-regulamentarão, nos meses de julho-setembro, há alternância na captação entre os irrigantes, calculada segundo a capacidade de oferta do recurso e recalculada toda a vez que algum outro agricultor obtém regularmente a outorga para aquele curso d’água sob autogestão.

Por meio de medições de vazão no final de cada trecho se recalcula a disponibilidade para irrigação para cada propriedade/ponto de captação. Mesmo sem participação de representantes da municipalidade no órgão gestor privado há o compromisso de priorizar a captação para abastecimento urbano, demonstrando a solidariedade desses cafeicultores para mitigar as agruras causadas pela anomalia climática.

Em toda a história da associação, não houve período tão crítico como o atual. O rodízio de irrigantes teve que ser estendido para outubro em razão do atraso no retorno das precipitações. As lavouras, ainda que recebendo lâmina d’água duas vezes por semana, mostravam-se muito sentidas com indicação de prejuízo econômico bastante evidente. Mesmo assim os cafeicultores mantinham-se fiéis ao pacto estabelecido, respeitando a alternância de uso do recurso hídrico.

Os empreendedores que constroem a cafeicultura do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – Cerrado, e suas organizações sociais dão prova da capacidade de organização e respeito a pactos mutuamente estabelecidos. Exprime de maneira concreta o modo de conduzir atividade com viabilidade econômica e, paralelamente, induzir o tão perseguido desenvolvimento sustentável (a vazão dos rios e riachos é mantida para abastecer os agricultores e núcleos urbanos a juzante). Ao formalizar estratégias tipo ganha-ganha, direciona seus esforços para conquistas ainda maiores, consolidando uma cafeicultura das mais dinâmicas do mundo. O retorno das chuvas não apagará da lembrança desses cafeicultores seu esforço em exibir sua excelência na gestão de recursos comuns, procedimento ainda longínquo para a quase totalidade das atividades econômicas urbanas ou rurais desse país.

O agronegócio do porvir estabelece novas institucionalidades que demandam a convergência entre os interesses micro (cafeicultores) com as prioridades macro (sociedade). O êxito da complexa autogestão dos recursos hídricos disponíveis localmente alça esses cafeicultores ao merecimento de pagamento por serviços ambientais prestados à sociedade, etapa essa ainda não reivindicada pelas suas lideranças, mas perfeitamente cabível diante da missão que a eles se delegou.


Por Celso Luis Rodrigues Vegro
Eng. Agr., Pesquisador Científico do IEa
celvegro@iea.sp.gov.br

CELSO LUIS RODRIGUES VEGRO

Eng. Agr., MS Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade. Pesquisador Científico VI do IEA-APTA/SAA-SP

7

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CELSO LUIS RODRIGUES VEGRO

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 13/11/2014

Prezado Edimar

Agradeço o interesse e convido os colegas de classe lá de Monte Carmelo para trazer mais detalhes da gestão que lá praticam.

Abçs

Celso Vegro
CELSO LUIS RODRIGUES VEGRO

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 13/11/2014

Prezado Nilson

Agradeço seu prestígio.

Produzir análises aplicadas ao segmento é nossa missão.

Abçs

Celso Vegro
CELSO LUIS RODRIGUES VEGRO

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 13/11/2014

Prezada Fernanda

Ao final do artigo você encontra meu email.

Att

Celso Vegro
EDIMAR GONÇALVES CARVALHO

GUAÇUÍ - ESPÍRITO SANTO

EM 12/11/2014

tenho certeza que as negociações foram calorosas, mas o importante é que se foi alcançado os objetivos, precisamos aproveitar estes exemplos e multiplicar em nossas comunidades, recomendo uma reportagem mais a fundo e divulgação maior.
NILSON ABRAO PORTO

MONTE CARMELO - MINAS GERAIS

EM 12/11/2014

Há pouco enviei comentário. Ao cadastrar o nome da cidade e Monte Carmelo e não Outra.
NILSON ABRAO PORTO

MONTE CARMELO - MINAS GERAIS

EM 12/11/2014

Assisti sua entrevista no programa mercado futuro com sr: Antônio  Reche no dia 11/11 e lendo agora seu artigo, percebo a importância desta conduta. Nome: AUA--- Associação dos usuários  de água. Parabéns.
FERNANDA ELIZABETH DE MORAES

CACONDE - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 12/11/2014

FAvor passar o contato do engenheiro e da empresa

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures