ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Falso Dilema

POR CELSO LUIS RODRIGUES VEGRO

E FÉLIX SCHOUCHANA

CELSO VEGRO

EM 15/09/2015

4 MIN DE LEITURA

0
0
Na arquitetura do processo de valorização capitalista, o encurtamento das cadeias de negócios por meio do enxugamento, do número de agentes que nela atuam, é estratégia bastante usual. Fusões e aquisições compõem esse direcionamento, com empreendimentos sendo adquiridos para permitir maior controle da cadeia de suprimentos. Dentro dos ramos que constituem o agronegócio brasileiro, tal fenômeno é plenamente observável nas cadeias do suco cítrico, papel e celulose e cana de açúcar.

Foto ilustrativa: Lucas Albin/agencia ophelia/ Café Editora
Foto ilustrativa: Lucas Albin/agencia ophelia/ Café Editora


Para aqueles mercados em que tal estratégia não se mostra tão eficaz, particularmente nos que o atributo de qualidade é imperativo maior (café), o estabelecimento de vínculos com os ofertantes é decisivo, sobretudo quando a maior parte das companhias, possui linhas de produtos segmentados que demandam produtos com atributos de notória especialização. Companhias de diferentes portes (de microtorrefadoras a transnacionais) atuam junto aos reconhecidos cinturões de suprimento, visando estabelecer maior governança sobre seu negócio em que qualidade é determinante. Tal fenômeno não se traduz em partição do mercado (bolsa e spot), tratando-se antes de anseio dos agentes econômicos com intuito de melhorar a competitividade individual e sistêmica.

Assim, produtores de café de qualidade, empenhados em agregar valor ao produto, objetivando obter maiores receitas, devem mesmo se associar a empresas interessadas nesse produto, pois esse é o caminho mais curto para a concretização de suas metas. Em pesquisa sobre a produção e comercialização do cereja descascado, constatei que houve grande alteração no poder de barganha do cafeicultor que passou de comprado (quando produzia commodity) para leiloeiro de seu produto, tamanho o leque de interessados nessa bebida.

Premiações pecuniárias por excelência; participação em clubes exclusivos; converter-se em fornecedor exclusivo; receber ágio por adotar boas práticas agrícolas; estampar sua produção com rótulo ou marca que o diferencie pela raridade formam as estratégias que procuram melhorar o grau de governança da cadeia de suprimentos.

Maior governança, teoricamente, diminui risco. Todavia, irmão siamês de negócio é seu risco, independente de quantos elos está composta a cadeia. Por isso concluir que o mercado está dividido e que o mercado futuro não atende ao segmento, parece derrapada que não se espera de quem analisa mercados agroalimentares.

Em primeiro lugar é preciso compreender que a entrega de café em Bolsa de Futuros (no Brasil ou em NY), representa menos de 1% do volume transacionado (somados futuro com o físico), pois o objetivo do mercado futuro é a proteção quanto à volatilidade do preço (risco). Ademais, alegar que a volatilidade tem sido elevada nos últimos anos não quer dizer que continuará sendo para os próximos. São notórios os fatores conjunturais que intensificaram a volatilidade no mercado de café (anomalia climática no Brasil e epidemia de ferrugem na Centro América na temporada anterior e impactos do El Niño nas lavouras do sudeste asiático).

Volatilidade elevada deve ser a alavanca para mais procura por hedge e não ao contrário, promover a fuga de investidores. A volatilidade do café commodity (Contrato C – qualidade dos cafés da América Central e Colômbia) guarda grande paralelismo com aquela que apresentam os cafés de melhor qualidade ainda, assunto esse pacificado por trabalho recentemente publicado1. Defender posição contrária a essa, seduzindo-se por falsos dilemas, constitui em enorme temeridade, produz-se miopia frente ao real e não conhecimento apropriado.

A cotação estabelecida pelas transações ocorridas na bolsa, constitui apenas numa referência/sinalização da média de preço de determinada qualidade, transbordando essa indicação para demais negócios, independentemente de sua magnitude. Para cafés especiais e/ou certificados, de melhor qualidade, são negociados tomando-se a referência da bolsa acrescido de ágio/prêmio. Em situação contrária; para pior qualidade (natural brasileiro), ocorre deságio.

As transações que ocorrem em bolsa de valores e aquelas do mercado spot (suprimento) não ocorrem de forma vinculada no mesmo espaço. No físico mantém-se a necessidade de aproximação/encontro entre comprador e vendedor. O hedge em bolsa é feito de forma separada do físico e tem natureza mais financeira. O resultado final do hedge é a soma do físico e dos ajustes diários e por isso devem ser entendidos de forma agregada, embora ocorram em espaços diferentes.

Ademais, com o contínuo avanço da qualidade, o que atualmente é considerado especial estará incluído no domínio das commodity, submetendo-se a volatilidade das cotações em futuro próximo.

Teria razão o argumento da partição do mercado caso esse evoluísse para a celebração de contratos. Almejar patamar mais elevado para a coordenação do mercado de café por meio desse tipo de instrumento, usualmente, pautado pelo longo prazo entre os agentes, permitiria a substituição da gangorra dos preços (flutuação livre das cotações) por administração entre as partes. Tal desiderato, porém, não passa de raríssima exceção no mercado.

O mercado constitui-se em processo epistemológico e disso se esquece quem por vezes procura compreendê-lo. Ao naturalizar sua existência e funcionamento, passando-o para o domínio ontológico, limitam-se as perspectivas para sua análise. A construção e contínuo aprimoramento do mercado pertence ao esforço humano e novas configurações serão sempre testadas na busca e seleção daquelas que melhor exibam capacidade em coordenar os fluxos de negócios.

Celso Luis Rodrigues Vegro
Eng. Agr. Pesquisador Científico do IEA
celvegro@iea.sp.gov.br

Félix Schouchana
Economista, Professor e Consultor
felixsc@uol.com.br



1 Sobre o tema consultar: https://www.sapc.embrapa.br/arquivos/consorcio/spcb_anais/simposio9/219.pdf (conclusão principal: volatilidade do cereja descascado é similar ou maior que o do tipo 6 bebida dura)

CELSO LUIS RODRIGUES VEGRO

Eng. Agr., MS Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade. Pesquisador Científico VI do IEA-APTA/SAA-SP

FÉLIX SCHOUCHANA

Economista, Pós-Graduação em Economia, com especialização em Mercados Agrícolas, Diretor da BM&F de 2003 a 2008, Atualmente na Market FS Consultoria e Treinamento Ltda.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures