ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mínimas em reais estabelecidas e fundos na compra

RODRIGO CORREA DA COSTA

EM 06/01/2014

3 MIN DE LEITURA

0
0
Em primeiro lugar gostaria de justificar que acabei não escrevendo o que seria o último relatório de 2013 em função do nascimento antecipado de minha filha, que passa muito bem assim como minha esposa, obrigado.

Na mesma semana da nossa surpresa a maioria dos investidores também se surpreendeu, só que com a diminuição da compra de títulos pelo FED, que cortou 10 bilhões de dólares mensais dos 85 bilhões que vinha injetando na economia desde novembro de 2008. Para contrabalancear o que poucos imaginavam que iria acontecer, o FOMC disse que os juros baixos serão mantidos mesmo que a taxa de desemprego caia bem abaixo de 6.5%, com a condição da inflação não romper os 2.5% ao ano.

O ano de 2013 encerrou tendo como líder em ganhos de rendimentos o mercado acionário mundial, com exceção aos emergentes. As principais bolsas americanas subiram entre 26.50% e 38.32%, as européias entre 14.43% e 30.31%, e a japonesa 29.48%. Na China a queda foi de 3.94%, e no Brasil -26.59% (a base para todos está em dólares americanos).

As commodities em grande maioria tiveram performances negativas, com o milho caindo 39.56%, seguido pelos -35.91% da prata, os -28.26% do ouro e os -23.02% do café arábica.

O mercado de café nas últimas três semanas teve o comportamento fraco do robusta, que cedeu US$ 9.30 por saca, enquanto o arábica ganhou US$ 1.46 por saca, ajustando a arbitragem que foi talvez a oportunidade de ganho mais fácil vista recentemente.

O comentário acima é baseado apenas nos fechamentos entre o dia 13 de dezembro de 2013 e 3 de janeiro de 2014, o que não reflete a volatilidade que vimos nos preços – principalmente nas duas curtas semanas entre as festas de final de ano. No último pregão de 2013 o contrato da ICE escorregou 4 centavos por libra, encerrando a 110.70 centavos, no que pareceu ser um “ajuste” para ajudar a posição dos fundos. Na sexta-feira última a recuperação foi mais acentuada e o fechamento indica que mais altas devem acontecer.

Conforme vinha defendendo neste espaço, todas as notícias baixistas de excesso de produção, estoques crescentes, e demanda adaptada a qualidades menos diferenciadas já estavam descontadas nas cotações, com o agravante dos fundos estarem vendidos. Os dados estatísticos divulgados pelos USDA, e pelos principais operadores de café, apontam para uma mais um ano de sobra na safra atual, e perspectivas de sobras também para o ciclo 2014/2015.

O ambiente em geral parece apontar que maioria ainda está baixista, com muitos operadores tentando acertar o melhor ponto de entrar vendido novamente. Já vimos várias vezes um enredo parecido, e muito embora seja verdade que o Vietnã deve ser um bom vendedor durante o mês de janeiro (antes do inicio das comemorações do inicio do ano lunar), e que nos próximos 5 a 10 centavos o Brasil também participará das vendas, é bom não esquecermos que depois disto pressão mesmo só deve ocorrer a partir de Abril.

Isto se não continuarmos a ver reduções das estimativas de safra brasileira, que tem diminuído o clube dos que apostam em uma produção maior do que 60 milhões de sacas.

A incerteza maior talvez fique por conta da moeda brasileira, que embora intrinsecamente aponte para maiores desvalorizações deverá ser “controlada” pelo Banco Central para que não desande rapidamente (ou muito?) – ainda mais em ano de eleições presidenciais.

Para finalizar os fundos de índice devem comprar em torno de 10 mil contratos a partir de quarta-feira dia 8 de janeiro, volume dividido em cinco pregões sequenciais.

Não acho que o mercado tenha um potencial de alta muito grande, mas continuo achando que já vimos as mínimas (principalmente em Reais) pelo menos até o começo da safra brasileira. Aos que precisam vender seus cafés: continuem aproveitando as puxadas de preço.

Desejo um excelente 2014 a todos meus leitores e amigos, que desde 2001 tem prestigiado meus comentários (em inglês e português), trocando suas experiências e idéias que sempre enriquecem a discussão e a análise sobre o mercado.

Uma boa semana e muito bons negócios a todos.

Rodrigo Corrêa da Costa escreve este relatório sobre café semanalmente como colaborador da Archer Consulting.

ARTIGO EXCLUSIVO | Este artigo é de uso exclusivo do CaféPoint, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

RODRIGO CORREA DA COSTA

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures