ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Quer eficácia na adubação do seu cafeeiro? Use calagem e gessagem

POR NECAF

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 25/09/2014

5 MIN DE LEITURA

11
0
O ecossistema dos cerrados caracteriza-se por apresentar relevo plano ou suavemente ondulado facilitando a utilização de práticas agrícolas mecanizáveis e aliada a sua boa profundidade tem sido um dos fatores mais importantes na expansão da fronteira agrícola brasileira.

Estes solos são representados principalmente por Latossolos que são solos intemperizados com baixos valores de pH, baixa saturação por bases e altos valores por saturação de alumínio. Grande parte da cafeicultura brasileira está implantada neste ecossistema e, em sua maioria são solos ácidos, onde a correção e o manejo da fertilidade são imprescindíveis. Sendo importante também frisar que, para se fazer a correção pH do solo, pode-se utilizar inúmeros corretivos no mercado, sendo a técnica de calagem através do calcário a mais barata. E, a faixa ideal de correção de pH deve ser mantida pra não haver indisponibilização de nutrientes como pode ser visto na figura 1.

FIGURA 1 – Disponibilidade dos nutrientes em função do pH do solo (linha pontilhada representa o pH ideal de correção). Adaptado de Guimarães & Reis (2010).

CALAGEM
A calagem é uma prática de correção do solo utilizada para neutralizar a acidez e fornecimento de nutrientes, basicamente Ca e Mg. Para o manejo em profundidade é recomendado a utilização de gesso agrícola para melhorar as condições da subsuperfície.

A calagem confere inúmeros benefícios: elevação do pH, correção da toxidez por Al, Mn e Fe, fornecimento de Ca e Mg, aumento de cargas negativas no solo elevando sua CTC efetiva, aumento da atividade microbiana, diminuição da fixação do fósforo e melhoria da eficácia das adubações.

O principal corretivo utilizado é o calcário, um insumo barato, entre outros disponíveis no mercado. A calagem requer uniformidade de aplicação, considerando que o calcário possui uma reação lenta no solo, aplicado preferencialmente antes das adubações e evitar calagens excessivas. Em lavouras adensadas recomenda-se a aplicação do calcário em toda área, já em lavouras novas ou com espaçamentos maiores é feita na projeção da copa. Entretanto, o resultado é melhor quando a calagem é feita sempre em área total.

A necessidade da calagem é determinada de acordo com a análise química do solo, relembrando que é preciso realizar uma amostragem representativa da área. Em Minas Gerais é calculada pelos métodos da neutralização do alumínio e elevação dos teores de cálcio e magnésio, ou pelo método de saturação por bases (V%) sendo este o método mais utilizado. Para o cafeeiro a saturação de bases esperada é Ve ou também chamado de V2 é de 60%.

A quantidade de calcário sempre deve ser ajustada de acordo com o PRNT (Poder Reativo de Neutalização Total) do calcário, atentando pelo custo x benefício, não priorizando apenas as análises econômicas e sim se fazendo a escolha certa para sua lavoura. Por exemplo, para implantação de lavoura nova podemos usar calcários com PRNT mais baixo, para obter um efeito residual nos próximos anos. Já em lavouras formadas devemos utilizar calcários com PRNT mais alto, para se ter uma correção mais rápida.

A fórmula para cálculo da necessidade de calagem (NC) pelo método da saturação por bases é:


Em que:
V2: Valor da saturação de bases trocáveis que queremos elevar;
V1: valor da saturação das bases trocáveis do solo;
T: capacidade de trocas de cátions a pH 7,0;
f: fator de correção do PRNT do calcário; f = 100 / PRNT

Observação: Para áreas já implantadas, onde não há condições para incorporação do corretivo, deve-se calcular a quantidade de calcário (QC) a ser aplicada em função da superfície de aplicação (área total ou em faixa), da profundidade de “incorporação” (+/- 10 cm) e do PRNT do calcário*.

GESSAGEM
O gesso agrícola é um subproduto da indústria de fertilizantes fosfatados concentrado e contém cerca de 20% de Ca, 15% S, 0,7% P2O5 e 0,6% F. Portanto, sendo uma ótima fonte de Ca e S para o cafeeiro, além de outros minerais. A gessagem é uma prática de manejo em profundidade, e que, na presença de umidade ocorre à percolação do gesso no perfil do solo, devido sua alta solubilidade. Promove uma reconfiguração nas camadas da subsuperfície, neutralizando o alumínio tóxico, disponibilizando K e Mg, fornecimento eficiente de Ca e S, facilitando o desenvolvimento e aprofundamento do sistema radicular das plantas. Assim, o aproveitamento de água e nutrientes é intensificado, obtendo maior resistência a períodos de estresse hídrico, minimizando os efeitos de veranicos.

Na aplicação do gesso recomenda-se aplicar sempre em conjunto com a calagem. A relação entre o tipo de solo e a quantidade a ser aplicada de gesso agrícola é essencial, sendo importante não exagerar nas dosagens para não ocorrer a lixiviação de K e Mg. Em solos arenosos com baixa CTC é necessário cuidado, podendo ocorrer um desbalanço de bases.

O cafeeiro com raízes mais profundas possuem maior resistência a períodos de estresse hídrico, minimizando os efeitos de veranicos com a prática da gessagem.

Ainda não existe nenhum método consagrado para se avaliar a necessidade de gessagem (NG), sendo possível encontrar na literatura diferentes sugestões para aplicação de doses deste insumo, dentre estas, a classe textural do solo pode ser seguida no Quadro 1.

QUADRO 1 - Recomendação de gesso agrícola em função da classificação textural do solo para o cafeeiro e demais culturas perenes.


Adaptado de Sousa et al. (2005).

CONSIDERAÇÕES FINAIS
A calagem é uma das práticas com melhor custo x benefício, aliada a gessagem promove uma melhoria no ambiente radicular contribuindo para o aumento de produtividade, por melhorar a eficácia das adubações, fator importante para uma cafeicultura rentável.

*Vale lembrar que em qualquer dúvida deve-se consultar o engenheiro agrônomo ou técnico agrícola mais próximo de você.

REFERÊNCIAS
GUIMARÃES, P.T.G.; REIS, T.H.P. Nutrição e adubação do cafeeiro. In: REIS, P.R.; CUNHA, R.L. da (Ed.). Café arábica: do plantio à colheita. Lavras: EPAMIG Sul de Minas, 2010. v.1, cap. 6, p.347-414.
SOUSA, D.M.G. de; MIRANDA, L.N. de; OLIVEIRA, S.A. de. Acidez do solo e sua correção. In: NOVAIS, R.F. et al. (Ed.). Fertilidade do solo. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2007. p.205-274.

11

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JÚLIO CÉSAR DE OLIVEIRA

ARCOS - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 14/04/2022

Boa Tarde a todos! Trabalho com representação desses produtos! Material está sendo muito bem aceito como corretivo e fertilizante. Maior rentabilidade e melhor resposta a correção e fertilização podendo ser aplicado em qualquer época do ano, não sendo necessário o inicio das chuvas, sendo hidroscópico, reage com a umidade do ar e do solo. Além do agricultor ter uma maior economia quanto a logística, uma vez que se utiliza 1/3 da quantidade do calcário convencional, economizando no custo de frete. Júlio!
RONALDO MENEZES

SALVADOR - BAHIA - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 14/08/2016

Boa tarde

Em uma área solteira, pós analise de solo, preciso aplicar 7 ton/ha. Qual a atitude a ser tomada?

1-Aplicar as 7 ton de uma vez ?

2-Aplicar as 7 ton/arar ?

3-Aplicar as 7 ton//arar/gradear  ?

4-Aplicar as 3.5 ton/arar

5-Aplicar as 3.5 ton/arar/gradear ?

6-Aplicar a outra metade /arar ? gradear?..

7-Aplicar 3.5 ton /arar + aplicar 3.5 ton + gradear. A que profundidade ?

8-Com qual intervalo de tempo entre as acoes?

GRATO
ALEX OLIVEIRA

EM 02/09/2015

Quais as consequências de considerar a NC (Necessidade de Calagem) e a NG (Necessidade de Gessagem) ao invés da QC (Quantidade de Calcário) e QG (Quantidade de Gesso)?
SIRLEY

SÃO DOMINGOS DO NORTE - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 17/07/2015

Boa tarde, tenho uma lavoura de cafe de 8 meses, depois de tds os procedimentos de adubaçao para o plantio, ja realizei outras adubacoes, FTE,  CALAGEM COM ADUBO ORGANICO, UREIA, e por utimo 190419, respectivamente, indicaria algo mais? uma vez q esta lavou esta com aproximadamente 80cm de altura, e aparentemente com folhas muito vicosas. Indicaria ainda algum foliar?

desde ja agradeco!!

Sirley ES
MARIANA POMPEO DE CAMARGO GALLO

PIRACICABA - SÃO PAULO

EM 16/04/2015

Olá pessoal,



Gostaria de informá-los que estamos com inscrições abertas para o Curso Online "Correção do solo e adubação para aumentar a lucratividade do cafezal".

Aproveite para esclarecer todas as dúvidas com o instrutor André Guarçoni (Incaper/ES).



Para mais informações, acesse o link: https://www.agripoint.com.br/curso/adubacao-cafe/



Ou entre em contato: cursos@agripoint.com.br / (19) 3432-2199
VINÍCIUS TEIXEIRA LEMOS

LAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 19/11/2014

Olá José Luiz Ribeiro, tudo bem?



Existe alguns trabalhos iniciais sim. Veja neste link:

https://www.16wfc.com/pt/anais


Daí, o senhor baixa os anais do evento e busque pelo trabalho do Engenheiro Agrônomo Anderson Dominghetti. Ele é doutorando aqui na UFLA e publiquei um trabalho muito parecido com o que o senhor está buscando neste evento.



Att.

Vinícius
VINÍCIUS TEIXEIRA LEMOS

LAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 19/11/2014

Olá Claudinei, tudo bem?

Então, nunca ouvi falar em gesso líquido não. Qual empresa que te ofereceu? Tal produto é registrado no MAPA? Ele lhe recomendou quanto por hectare?

Entre em contato comigo através do meu e-mail lemosvt@yahoo.com.br que lhe respondo mais rapidamente.



Att.

Vinícius
JOSÉ LUIZ RIBEIRO

PASSOS - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 29/10/2014

Boa tarde.

Gostaria de receber resultados de pesquisa, comparando adubos tradicionais (25-00-25, 20-00-20) comparando produtividade com os adubos de liberação gradativa (lenta).
CLAUDINEI

PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 22/10/2014

Vinicius,

Um fornecedor me ofereceu o gesso agricola liquido,você conhece este produto?será que posso substituir  pelo gesso convencional?

Att,

Claudinei
VINÍCIUS TEIXEIRA LEMOS

LAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 03/10/2014

Caro Claudinei, bom dia,

Bom, é sim muito interessante se fazer uma análise em profundidade para se observar a necessidade ou não de gessagem.

Assim, considerando a melhoria do ambiente radicular em profundidade e a impossibilidade de incorporação do calcário em lavouras cafeeiras já estabelecidas, o gesso deve ser recomendado nas seguintes situações: quando a camada subsuperficial (20-40cm) apresentar um teor inferior ou igual a 0,4 cmolc/dm3 de Ca2+ e/ou teores de Al+3 superiores a 0,5 cmolc/dm3 e/ou saturação por Al+3 (m%) superior a 30%.



Forma de aplicar: na projeção da copa dos cafeeiros, seja manualmente ou de forma mecanizada.



Quantidade a aplicar: a partir do momento que o senhor fizer a análise de 20-40cm e for constatada a Necessidade de Gessagem para sua lavoura, pode utilizar as informações do Quadro 1 para saber a Quantidade de gesso a ser aplicada na sua área.



Obrigado pela atenção!

Qualquer coisa, estamos a disposição!



Att.

Vinícius
CLAUDINEI

PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 29/09/2014

Boa noite,

Estou querendo aplicar o gesso no meu café porem so que não estou seguro quanto a quantidade a aplicar.Seria necessário uma analise mais aprofundada do solo?como posso espalhar este?assim como o calcário?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures