ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Quebra vento temporário em cafezal jovem

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 29/04/2015

1 MIN DE LEITURA

3
0
A instalação de quebra-ventos em cafezais é uma prática indicada, especialmente, para a proteção de cafezais jovens, no primeiro ano de campo. Com ela objetiva-se evitar efeitos danosos, diretos e indiretos, pelos ventos.

Diretamente, os ventos frios causam, mecanicamente, o entortamento de plantas, escoriações na folhagem e ramagem nova e as lesões de colo das plantas, pelo roçar da casca junto ao solo. De forma indireta, os ventos provocam as aberturas nos tecidos, especialmente nos mais jovens e tenros, facilitando a infecção por doenças, como a Phoma e a Pseudomonas.

Dois efeitos novos têm sido observados, no campo, pela ação dos ventos. O primeiro diz respeito ao aumento das brotações que saem do tronco, causado pelo encurvamento/tombamento das plantas, exigindo desbrotas corretivas. O segundo, por efeito de ventos constantes, leva à emissão de raízes primárias múltiplas, parecendo ser uma forma das plantas, na condição de ação de ventos, possuírem uma melhor sustentação, por raízes auxiliares.

Para a proteção dos cafezais, inicialmente, são indicados renques de plantas de porte alto, plantadas no meio da lavoura recém-instalada. Uma boa opção, que vem sendo usada, é a Crotalaria juncea, que possui bom crescimento, tem porte ereto e é uma leguminosa, sendo, ainda, de fácil eliminação quando necessário. Outra opção é o plantio de renque de milho. O plantio de feijão guandu, também em uso, apresenta o inconveniente de maior concorrência com os cafeeiros e as plantas se tornam lenhosas com o tempo, sendo mais difíceis de eliminação.

A indicação dos quebra ventos, com plantas como a Crotalária, deve ser feita com renques plantados a cada 3-4 ruas do cafezal, desde o plantio até o segundo ano da lavoura.

Pode-se ver os renques quebra-ventos temporários de Crotalaria juncea, a cada 4 ruas do cafezal. Fazenda Vitória, Alfenas, Sul de Minas

 
Detalhe do renque quebra vento de Crotalaria juncea protegendo as linhas de cafeeiros. Fazenda Vitória, Sul de MG
 

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

NICOLAS BÊDO TEODORO DE SOUSA

CAPETINGA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 01/05/2015

Bom dia! Tenho uma dúvida em relação ao uso da Crotalária. Ela por ser uma leguminosa solta grande quantidade de sementes, formando um banco de sementes no solo, geralmente quem a utiliza passa trincha ou outro implemento antes de ter as sementes na planta, evitando a formação desse banco de sementes no solo. Como seria o manejo adequado? E seria pertinente a plantação da mesma entre todas as ruas, com intuito de agregar N ao solo? obrigado!
IVAN FERREIRA

EM 14/02/2018

Nicolas Sousa, obteve resposta?
JOÃO BATISTA VIVARELLI

DIVINOLÂNDIA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 30/04/2015

Realmente, a instalação de quebra ventos temporário na formação de lavouras de café, principalmente em regiões de altitude, é excencial.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures