ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Lesmas atacam mudas de café

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 12/11/2015

2 MIN DE LEITURA

6
0
Por José Braz Matiello – engenheiro agrônomo da Fundação Procafé e J. Renato Dias e Lucas Franco – engenheiros agrônomos Fazendas Sertãozinho e P.C. de Almeida – técnico agrícola Viv. Vale Verde

Lesmas, assim como caramujos, são animais moluscos que no geral são considerados inofensivos. Porém, sob determinadas condições podem se tornar pragas de vegetais, especialmente em hortas e jardins.

Um severo ataque de lesmas foi constatado, recentemente, em viveiro de mudas de café, no Sul de Minas. As mudas no estágio de 1- 4 pares de folhas começaram a apresentar pequenos buracos nas folhas. A princípio parecia um ataque de lagartas comuns, mas, depois, verificou-se, durante a noite, que as lesmas é que estavam comendo as folhas de forma localizada, mais no centro das folhas, diferentemente do que ocorre com lagartas, as quais destroem também as margens das folhas.

As observações feitas no viveiro durante o dia constataram a ocorrência de lesmas em número significativo, escondidas sob as caixas de mudas.
Os prejuízos causados pelo ataque das lesmas são representados pela redução da área foliar das mudas além de, no caso de ocorrência de período úmido e frio, as lesões/ferimentos poderem ser porta de entrada de doenças, como Pseudomonas e Phoma/Ascochyta.

Detectado o problema, agora vamos falar sobre as medidas de controle. Este pode ser feito de dois modos básicos:

a) Por catação – Diretamente, nos esconderijos ou através de iscas armadilha. Como armadilha pode-se usar sacos de aniagem embebidos em cerveja, ou em leite, ou colocando laranjas ou cenouras partidas sob eles, de forma a atrair as lesmas e depois fazer sua catação e eliminação.
b) Por controle químico – No passado se usava o Temik para controle, o qual está fora do mercado. Hoje em dia são indicadas iscas moluscicidas contendo formaldeído, usualmente a 5%.

Estas são formuladas como pequenos grânulos, os quais devem ser distribuídas à razão de 8-14 g por metro quadrado de área, não suportando muita chuva sobre eles. Como produto comercial formulado no mercado temos o Metarex. Existe referência na literatura, ainda, para o uso de iscas com fosfato férrico (a 1%), cujo produto comercial se chama Ferramol, na base de 2 g por metro quadrado. A aplicação deve ser feita no final da tarde, pois a atividade das lesmas ocorre à noite. Muitas vezes é necessário reaplicar, pois podem ocorrer novas gerações da praga.

Medidas auxiliares, para reduzir o problema com o ataque de lesmas, consistem em se eliminar quaisquer resíduos dentro do viveiro, onde as lesmas possam encontrar esconderijo e evitar molhar o viveiro durante a noite, pois o ambiente úmido facilita o deslocamento delas.


Mudas de café com furos (lesões) nas folhas, resultado do ataque de lesmas, Botelhos (MG), outubro de 2015




Lesmas encontradas sob as caixas de mudas de café


Detalhe da lesma

6

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSE BRAZ MATIELLO

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO - PESQUISA/ENSINO

EM 08/09/2016

Na matéria e nos complementos de colaboradores, voce pode encontrar os remédios indicados, até a própria catação manual, em pequenos viveiros, é muito efetiva. Matiello
VALDECI JOSE BOTELHO

EM 08/09/2016

elas ficam debaixo dos canteiros de mudas de cafe existe algum tipo de remedio para matar elas
CÁSSIO TONON

ANDRADAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 02/04/2016

Cássio Tonon - Mudas de Café Portal do Sol - Andradas- MG

Tive problemas com lesmas em meu viveiro. Utilizei Dipil, o controle foi efetivo, porém pode-se usar também cal virgem, mas só nos corredores entre os canteiros.
JOSE BRAZ MATIELLO

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO - PESQUISA/ENSINO

EM 16/11/2015

Agradeço a colaboração do Ailton. Temos ciencia que alguns sais realmente são efetivos, mas a constatação pratica dele dá mais confiança ao uso. Sabemos que aplicação de cinzas ou de cal também se mostram eficientes. No caso das mudas seria mais arriscado usar os produtos aqui citados pela possibilidade de desequilibrio nutricional e eventual fitotoxidez. Matiello
AILTON GERALDO DIAS

VITÓRIA - ESPÍRITO SANTO

EM 13/11/2015

Em áreas de cultivo de Pimenteira-do-reino recém plantadas, não é o caso tratado neste artigo, observou-se intenso ataque de lesmas.

Neste caso, o enfrentamento e controle da praga foi realizado com a aplicação, via pulverização do solo, de Cloreto de Potássio, na dosagem de 100 g para o volume de 20 Litros de água.

O controle foi completo e não houve necessidade de repetição da aplicação.
HIPER AGRO

CANDEIAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 13/11/2015

Mais uma praga oportunista, alguém conhece os predadores das lesmas?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures