ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Fibra de coco - novo substrato para germinação de sementes de café

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 22/10/2014

2 MIN DE LEITURA

3
0
Por José Braz Matiello e Saulo R. de Almeida, M.B. da Silva, engenheiros agrônomos do Mapa e Fundação Procafé

Na formação das mudas de café, através do uso de sementes, duas modalidades principais podem ser adotadas no semeio. O semeio direto, colocando as sementes nos recipientes cheios com o substrato e o semeio em germinadores, para posterior transplante das mudinhas.

No semeio direto as sacolinhas são usualmente cheias com um substrato composto por terra(80%), mais adubo orgânico(20%) e um complemento de adubo químico, principalmente de adubo fosfatado. Nos germinadores, o leito mais usado é o de areia.

Com o uso de novos tipos de recipientes na formação de mudas de café, como os tubetes, as bandejas e as sacolinhas de TNT, diversos substratos artificiais foram desenvolvidos, com base em cavacos de casca de pinus, vermiculita e fibra de coco.

Na utilização da fibra de coco, especialmente nas sacolas ou agropotes de TNT, tem-se verificado, na prática dos viveiros, que ocorre uma germinação mais uniforme das sementes de café nesse substrato. Diante dessa observação, estudou-se a viabilidade de uso de fibra de coco, como substrato para germinar sementes de café.
Foi conduzido um ensaio, na Fda Experimental de Varginha, no período maio- agosto de 2014, com o semeio de café, em 2 leitos, colocados em caixas de 40 x 40 cm, contendo camadas de 15 cm de espessura de cada um dos 2 substratos em estudo, sendo a fibra de coco e o padrão, areia grossa. Cada caixa recebeu 100 sementes de café, sendo instaladas 10 repetições de cada tipo de substrato. Elas foram mantidas em viveiro, com as irrigações normais e quando a germinação ocorreu em 90% das sementes anotou-se o tempo e avaliou-se a uniformidade da emergência das mudinhas em palito.
Verificou-se, conforme resultados incluídos na tabela 1, que houve uma aceleração na germinação das sementes quando no substrato de fibra de coco, com ganho médio de 13 dias ou cerca de 24% no tempo necessário para a germinação. Isto representou um maior desenvolvimento inicial das mudas. Quanto ao índice de germinação, conforme esperado, não se verificaram diferenças significativas.
A maior rapidez na germinação no substrato de fibra de coco deve estar associada a melhores condições de umidade e de arejamento propiciadas às sementes de café por este tipo de substrato.
Conclui-se que - o substrato ou leito com fibra de coco pode ser usado, com vantagens, na germinação mais rápida e uniforme de sementes de café.
Tabela 1- Período de germinação em dias e percentual de germinação final de sementes de café em 2 tipos de leitos. Varginha-MG, 2014.

Tipos de leito/substrato |  Período de germinação (dias)   |  % de germinação
Fibra de coco                                 42 a                                          88
Areia grossa                                    55 b                                         85  




 
Grande diferencial no desenvolvimentos de mudinhas de café, germinadas em leito de fibra de coco(esquerda) e em leito de areia (dir.),Varginha, MG.
 

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

PAULO VITTORAZZE

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 10/09/2018

Sou representante comercial e vendo substratos à base de fibra de coco, casca de arroz carbonizada, turfa e vermiculita, para germinação de sementes de café. (34) 9 9197 7296.
SERGIO GARCIA JUNIOR

LUIS EDUARDO MAGALHÃES - BAHIA - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 23/10/2014

Caro Matiello, vcs já testaram o plantio direto em tubetes com a fibra de coco?
HUGO VELEZ MONTES

PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 23/10/2014

como procesar la fibra para poder usarla?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures