ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Erva de passarinho, problema afeta BA e ES

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 20/08/2014

2 MIN DE LEITURA

3
0
A erva de passarinho, cujo nome científico é Struthantus flexicaulis, é uma planta parasita, que suga a seiva das plantas. Seu nome tem origem no fato de que os passarinhos é que a espalham. Eles se alimentam dos frutos e expelem as sementes em suas fezes. Então, essas sementes, caindo sobre galhos, ali se prendem, germinam e crescem. Forma-se, assim, uma combinação parasita-hospedeiro, no caso a erva e o cafeeiro.

Nas lavouras de café, especialmente nas zonas de Planalto e de Chapada, no estado da Bahia e nas áreas montanhosas e mais úmidas no Espirito Santo, o parasitismo da erva de passarinho em cafeeiros tem aumentado muito e já se constitui em problema grave em muitas áreas de cafezais. Provavelmente, estas regiões tem mais parasitismo da erva, em função da presença, em maior escala, de árvores hospedeiras, próximas aos cafezais. Nessas árvores os pássaros se alimentam dos frutos, levando as sementes, em seguida, até às lavouras de café.

A erva de passarinho é uma hemi-parasita, já que suas folhas podem fazer fotossíntese. No entanto, para isso, ela precisa absorver do cafeeiro, através de suas raízes tipo haustórios, a seiva bruta, que contem água e minerais. Nesse processo, ela enfraquece o cafeeiro e chega a matá-lo. Verificou-se, ainda, que a erva prejudica também pela cobertura da copa e folhagem do cafeeiro, reduzindo assim seu processo fotossintético.

O controle da erva de passarinho, sobre o cafeeiro, só pode ser obtida através de poda, no caso cortando a planta de café, abaixo da área parasitada. Qualquer parte da erva que permanecer pode se recuperar e voltar o parasitismo. Neste processo ocorrem gastos com mão de obra, além de que a planta podada acaba perdendo área produtiva.

O trabalho de poda, para retirada da erva do cafeeiro, deve ser feito o quanto antes for verificado o parasitismo, assim a retirada fica facilitada.

Resta dizer que as folhas da erva passarinho possuem propriedades medicinais.

  

Frutos de cor laranja e avermelhado da erva de passarinho(esq). As sementes já germinadas sobre os ramos(centro) e as raízes da erva parasita penetrando na ramagem(dir).



Cafeeiro inteiramente coberto por erva de passarinho, na Chapada Diamantina-BA. Veja que os 3 cafeeiros centrais estão com menor porte, em função de poda anterior para eliminar a erva parasita. No entanto, ela retomou em uma planta.


Detalhe das hastes e das raízes da erva passarinho parasitando o ramo de cafeeiro

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

POTAGORAS MILLAS SANTOS DE OLIVEIRA

EM 25/06/2020

aqui em barra da estiva da bastante em frutas citricas
MARCIO LUCIANO FERNADES

IRUPI - ESPÍRITO SANTO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 03/09/2014

Irupi em algumas lavouras existe este parasita, Palmital e Sta Cruz.
FLAVIOMARIGO

EM 22/08/2014

Aqui na região alta de Ubaporanga MG está ocorrendo de forma intensa a erva de passarinho.Também não vejo outra solução senão a poda, não só do cafeeiro mas principalmente de arvores altas cobertas com a erva.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures