ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Clone 2 de cafeeiros conilon com maior tolerância à seca

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 08/04/2015

2 MIN DE LEITURA

5
0
Por José Braz Matiello e Iran B. Ferreira – engenheiros agrônomos da Fundação Procafé; A.J. Paulino, engenheiro agrônomo e Wander R. Gomes – engenheiro agrônomo da Cooabriel

A forte estiagem que ocorreu na área de café conilon, no Norte do estado do Espirito Santo, no período de dezembro de 2014 a fevereiro de 2015, mostrou que o clone 2, ou o V12, suportou mais o estresse hídrico, não apresentando murcha nas plantas, enquanto os demais, do clone Vitória, em linhas ao lado, se mostravam com plantas completamente murchas.

A resistência ou tolerância à seca já é conhecida nos cafeeiros conilon, da espécie Coffea canephora, os quais são, normalmente, mais tolerantes a períodos de estresse hídrico, quando na comparação com variedades da espécie C. arabica. Este diferencial se deve, principalmente, ao sistema radicular, mais volumoso e mais profundo, dos cafeeiros conilon.

Também já se sabe que, no geral, cafeeiros conilon formados por mudas clonais são menos tolerantes à seca, quando comparados com cafeeiros formados por mudas de sementes.

A comparação entre clones de C. canephora, quanto à sua tolerância a períodos secos nunca havia sido feita, embora, na prática, sempre tenha se notou que materiais genéticos mais próximos do robusta, de folhas maiores, sempre ficam mais murchos do que outros mais próximos das características do conilon, com folhas menores. Explica-se isto pelo fato de se considerar que esses materiais tiveram diferentes origens, uns da África úmida e outros da seca.

Neste ano foi muito nítida a diferença de comportamento, em relação ao estresse hídrico, verificada em campos de conilon clonal, nas áreas de Colatina e de São Gabriel da Palha, no Norte do Espírito Santo. Nesses campos, o clone conhecido por clone 2, correspondente ao V12, mesmo comparado com outros clones, com as mesmas características de folhas menores, típicas de conilon, se mostrou bem mais tolerante à seca.

A explicação para este diferencial favorável ao clone 2 certamente não está ligada a prováveis diferenças entre clones, no sistema radicular das plantas. Esta diferença, tudo indica, está ligada ao tipo de folhagem do clone 2. Ele possui folhas mais arredondadas e mais grossas, devendo transpirar menos e perdendo menos água do que àquelas dos demais clones.

Ressalta-se que, diante do clima mais seco que vivenciamos nos últimos anos e considerando, em consequência, a falta de água para irrigação, o plantio de clones mais tolerantes à estiagem é muito importante, para redução dos riscos.

Em campo de clones, à esquerda cafeeiros do clone 2, com folhagem verde e sem murchamento, ao lado de outro clone (direita), este com folhagem murcha e iniciando amarelecimento. S.G. da Palha-ES, janeiro de 2015


Os técnicos, Matiello e Wander ,examinam, em S.G. da Palha (ES), os diferentes clones de conilon


Detalhe do diferencial de tolerância à seca em cafeeiro do clone 2 (esq.) e de outro do clone Vitória, em linha ao lado
 

5

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSÉ BRAZ MATIELLO

MACAPA - AMAPÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 26/04/2021

Olha Senhor Dario, por favor nos envie as informações do municipio, estado e altitude de sua área. Só assim poderemos indicar as variedades pro senhor plantar. Matiello
DARIO LUIZ CRAVO

JAGUARÉ - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 26/04/2021

Queria saber quais são as melhores variedade de café pra minha região
SEBASTIAO OLIVEIRA

ITAMARANDIBA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 26/07/2017

Senhor Matiello, boa tarde!

Tenho feito algumas mudas de café catuai 144, mas nao tive sucesso. Algumas brotam, outras secam. Você poderia me dar umas dicas do que estou fazendo de errado? Coloquei terra com super simples molho duas vezes ao dia. 

Obrigado!
JOSE BRAZ MATIELLO

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO - PESQUISA/ENSINO

EM 01/02/2017

Senhora Maria Aparecida, veja que o clone 2 corresponde ao vitória 12 sendo bastante comum nos viveiristas. Voce pode plantar 2-3 linhas dele e uma de clones misturados, como é o G35, pra poder fecundar o clone 2. Aí na região a Cooperativa de São Gabriel possui mudas desse clone como outros viveiristas em Marilandia. Matiello
MARIA APARECIDA MARQUES RAGASSI

PANCAS - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 27/01/2017

nossa região esta muito seca e passamos ´por uma situação muito dificil,gostaria de saber onde eu posso encontrar mudas de clone 2 mais perto da minha cidade ,moro em Pancas - Espirito Santo.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures