ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

OIC eleva estimativa à safra 2008/09 para 132,5 mi/scs

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/12/2008

2 MIN DE LEITURA

0
0
A OIC (Organização Internacional do Café) divulgou, nesta sexta-feira (5), seu relatório mensal sobre o mercado cafeeiro, relativo ao mês de novembro. No documento, o diretor-executivo da entidade, Néstor Osorio, informa que os fundamentos de mercado continuam favoráveis para uma relativa firmeza nos preços. "A produção total na safra 2007/2008 foi de 115,4 milhões de sacas enquanto a demanda mundial é estimada em 125 milhões de sacas no ano de 2007", expôs.

No que se refere ao ciclo cafeeiro 2008/2009, já iniciado em todas as nações produtoras, o diretor-executivo da OIC elevou as projeções da entidade para 132,494 milhões de sacas, volume 14,83% superior ao produzido na temporada anterior e 4,47% maior do que a safra 2006/2007.

Já em relação à temporada 2009/2010, ele mencionou o anúncio oficial da Conab, para o Brasil, na próxima segunda-feira, dia 8, e disse que iniciará as projeções para a safra mundial à medida que receber informações dos demais países produtores. "Espera-se uma redução na produção brasileira no ano safra 2009/10, atendendo ao ciclo bienal de produção do arábica. Além disso, os recentes distúrbios climáticos na América Central e na Colômbia terão impacto negativo sobre a produção 2008/09, especialmente na Colômbia, que foi seriamente atingida", antecipou Osorio, completando que, "no geral, a oferta mundial diminuirá, ao passo que a demanda seguirá crescendo".

Custos

Ainda de acordo com o diretor-executivo da OIC, espera-se que o preço dos fertilizantes diminua, reduzindo, dessa forma, os custos de produção em alguns países exportadores. "Na Colômbia, o Governo e a Federação Nacional de Cafeicultores assinaram, recentemente, um acordo destinado a prestar assistência aos produtores por meio de um mecanismo de proteção que garanta preço mínimo de 500 mil pesos por 125 kg (equivale a aproximadamente US$ 0,78 por libra)", comunicou.

Desenvolvimentos recentes nas taxas de câmbio dos principais países produtores refletem uma acentuada valorização do dólar norte-americano frente às moedas locais. "Em alguns países, um dólar forte permite melhorias na competitividade do setor exportador e gera renda. No entanto, ele também contribui para o aumento nos custos dos insumos e equipamentos agrícolas necessários para o café, o que, possivelmente, reduz investimentos e causa efeito negativo sobre o volume e a qualidade da produção futura", explicou Osorio, que completou projetando que a recente queda dos preços do petróleo deve exercer pressão sobre os preços do adubo, "mas, até agora, o decréscimo foi insuficiente para contrabalançar o impacto da valorização do dólar".

Concluindo o relatório, ele salientou que o equilíbrio entre oferta e demanda prevalente em 2008/09 foi a base de certa resistência à pressão baixista - sobre os preços sustentados do café - atribuída, principalmente, à liquidação financeira dos valores mobiliários em um clima macroeconômico instável. "Apesar da maior produção no ano safra 2008/09, não houve excedente no mercado, uma vez que o maior número de café será usado para reconstituir os estoques, bem como para atender às necessidades de consumo interno e das exportações", finalizou Osorio.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures