ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

USDA projeta incremento de 2% para safra brasileira 2015/2016

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 14/05/2015

1 MIN DE LEITURA

8
0
Foto ilustrativa: Felipe Gombossy/ Café Editora
Foto ilustrativa: Felipe Gombossy/ Café Editora
 
Da redação

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, USDA na sigla em inglês, projetou aumento para a safra 2015/2016 de café no Brasil. Segundo a instituição, a produção brasileira total deve alcançar 52,4 milhões de sacas. Os dados são calculados pelo escritório da instituição em São Paulo (SP) e, segundo a USDA, são realizadas viagens às principais regiões produtoras do país (incluindo os estados de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo).

A estimativa internacional de incremento é contrária aos dados apurados por instituições nacionais. Segundo a mais recente divulgação da Companhia Nacional de Abastecimento - Conab, a safra cafeeira 2015/2016 do Brasil deve ficar entre 44,11 a 46,61 milhões de sacas de 60 kg de café beneficiado. (Leia mais, aqui)

Já o estudo contratado pelo Conselho Nacional do Café (CNC) junto à Fundação Procafé, aponta quebra de 4,61% a 11,12% na comparação com 2014. A safra 2015 de café do Brasil foi prevista entre 40,3 milhões e 43,25 milhões de sacas de 60 kg, pelo levantamento de campo Fundação Procafé, divulgado em março deste ano. (Veja o estudo, aqui)


Aumento para o arábica e queda para o robusta
A produção de arábica foi estimada pelo USDA em 38 milhões de sacas, um aumento de 3,8 milhões de sacas comparado à previsão anterior do Departamento. Por outro lado, a produção de robusta (conilon) foi apontada com queda de 2,6 milhões de sacas. Segundo o USDA, são esperadas 14,4 milhões de sacas de robusta para a safra 2015/2016 do Brasil.

Veja, abaixo, o que o USDA prevê para cada estado produtor brasileiro, em tabela produzida pelo Departamento (em inglês):


Dados brasileiros ainda não têm a confiança do mercado internacional: Leia aqui a opinião do presidente da Cooxupé.

8

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

EDIVAN F. MORGAN

VILA VALÉRIO - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 18/05/2015

Se este café do USDA não aparecer após o término da safra eles terão que pagar a diferença! Eles vão ter que bater no peito e bancar a falácia. Afinal, são homens ou ratos?
JOSÉ HESS

CURITIBA - PARANÁ

EM 18/05/2015

Eles os americanos estão certos eles defendem os interesses deles, nós é que temos de fazer a nossa parte, ou seja exigir do governo uma estatística séria e confiável para todas as cadeias produtivas e não passar para eles a metodologia e nem as fontes é como eles falam é segredo de estado. Bom quando teremos um governo assim??

Cada governo e seu povo tem de defender seus interesses, o Brasil é nossa casa e nossa empresa cabe a nós fazê-lo rentável ou não, mas quando os gerentes de nossa empresa agem contra a empresa fica difícil, né? Mas vamos opinando e um dia conseguiremos nossa parte.
JOÃO CARLOS REMÉDIO

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 17/05/2015

Infelizmente, perdemos a CREDIBILIDADE perante o Mercado Internacional; nossas previsões não são fidedignas. Estamos em um País onde a base desse Governo é a MENTIRA, então, estamos pagando caro por isso. A grande seca que sofremos repercutiu pouco nos preços do Café, proporcional aos danos que causou.

A CONAB tem se mostrado OMISSA em não divulgar os estoques Público e Privado, leilões na entrada da safra e ainda estão falando em importar Café do Peru. Dá para acreditar em nossos representantes? O Mundo já não acredita há tempo!
ROBERTO DE CASTRO

BOA ESPERANÇA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 15/05/2015

Estive em um evento do Procafé nesta semana em Boa Esperança MG.onde os números para a safra 2015/2016, foram confirmados, entre 41 e 43 milh.de sacas, contra as 52 informadas peloUSDA,  infelizmente os números por  eles estipulados é uma simples ação de futurologia, mas que exercem grande influência nos prêços, do nosso produto, oque precisamos são orgãos com mais confiabilidade que no caso de informarem número sobre a safra consigam mais credibilidade.
GINOAZZOLINI NETO

LONDRINA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 15/05/2015

A USDA está certo. Estiveram aqui na semana passada, contaram cada cafeeiro, suas condições de produção e quantos chumbinhos já estavam cheios. Estes imperialistas tem um humor incrível. Ou será que usaram um drone. Nenhum dono de fazenda é capaz de dizer de quanto será sua safra, imagina os ianques.
SERGIO SOARES DA SILVA

SANTA TEREZA - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 15/05/2015

Difícil ser produtor no Brasil onde, o governo não toma posição para defender seus produtores com essas especulações de mercado por " pessoas que não sabem da realidade do dia-dia" e, esse mesmo governo  que há mencionei agora libera a importação do café peruano até quando iremos sofrer?  Os produtores deveriam para de vender tudo, os caminhoneiras, carreteiros paralisar geral. Brasileiros até quando sermos massacrados?
MARIO DORNELLES DE ALVARENGA

PERDÕES - MINAS GERAIS

EM 15/05/2015

O EUA ainda acham que todos são seus suditos,os chineses já provaram que não o são,e nós estamos longe deste momento.A bolsa de café fica em NY,e não em SP(apesar de existir a bmf,,mas graças ao atual governo ela tem pouca liquidez) então quem poem o preço são eles.Quanto a pouca credibilidade das nossas previsões o tempo dirá quem esta certo.Com relação a previsão do USDA, só rindo,como se eles tivessem feito qualquer pesquisa com os seus "agronomos" especializados em café,com aquelas fotos dos cafés lá de BEBEDOURO,SP,com uma mega carga de cafe "amarelo''.
CARLOS JACOB

ALFENAS - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE CAFÉ

EM 15/05/2015

Estão querendo derrubar o mercado com informações de safra .USDA 52 mi,Conab 45 mi,CNC/PROCAFE 43mi.Se fizer a média das 3 previsões da 46 mi.A exportação anual está em 30 mi+ consumo de 20mi.Na bolsa de Ny ,existe o Touro (pra subir) e o Urso (pra derrubar)e aqui no Brasil o Burro ,que são nós produtores pra cair nestas informações mentirosas e entregar o café barato,e a corda sempre estoura no lado mais fraco.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures