ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

UFV desenvolve colhedora para área com inclinação de até 50%

PRODUÇÃO

EM 08/07/2014

3 MIN DE LEITURA

13
0
Pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV) desenvolveram uma máquina para colher café, que promete revolucionar a cafeicultura mundial – atividade que movimenta bilhões de dólares por ano e representa, historicamente, um dos principais itens da pauta de exportações do Brasil. O país, que lidera a produção e o comércio do grão em todo o planeta, poderá agora assumir a vanguarda tecnológica na colheita do café, por meio de um equipamento - guiado por controle remoto - que permite a realização desse procedimento em áreas com inclinação de até 50%.

O principal avanço que a invenção pode trazer é na área de cultivo, já que as colhedoras convencionais não podem ser utilizadas em plantações cuja declividade seja superior a 10%. Tal limitação inviabiliza a colheita mecanizada em regiões de montanha, a exemplo de Minas Gerais, onde o procedimento é predominantemente manual. Além de ser menos eficiente e, por conseguinte, mais caro, colher o café à mão vem deixando de ser uma opção devido à indisponibilidade de mão de obra – que tem migrado para outros segmentos da economia, como a construção civil.


Foto: Divulgaçãoo



O protótipo da nova colhedora, já em escala industrial, é o resultado de um ano e dois meses de trabalho de uma equipe de pesquisadores do Laboratório de Mecanização Agrícola, vinculado ao Departamento de Engenharia Agrícola da UFV. A concepção tomou forma a partir das pesquisas orientadas pelo professor Mauri Martins Teixeira e elaboradas pelo então estudante de doutorado em Engenharia Agrícola, Marcos Vinícius Morais de Oliveira, atualmente professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Outro participante da iniciativa é o engenheiro agrícola Gustavo Vieira Veloso, hoje cursando doutorado na UFV.

Com 12 motores elétricos, o equipamento tem particularidades que possibilitam sua ação inovadora. Uma delas é um sistema de acionamento independente nas quatro rodas, que favorece sua locomoção na lavoura e permite que a máquina gire em torno de seu próprio eixo. Para efeito de ilustração, é como se um carro fosse estacionar e, em vez de fazer as manobras mais conhecidas, parasse ao lado da vaga, girasse as rodas 90 graus em direção ao local onde pretende ficar e estacionasse. Como explica o professor Mauri, “o espaço demandado para fazer curvas, por exemplo, passa a ser bem menor, dispensando a área de manobra e favorecendo a ampliação do terreno para cultivo”.

De acordo com a Universidade, outra vantagem da colhedora de café é ter um chassi que permite a articulação da sua estrutura superior, já que os equipamentos convencionais têm um sistema hidráulico de compensação da inclinação. Mas um dos maiores destaques está no alto da máquina, onde fica o mecanismo de articulação, que, conforme o nome, permite sua articulação, propiciando a colheita em terrenos com declividade em torno de 50%, mantendo os derriçadores sempre a uma mesma altura do solo. Com isso, a colheita é feita em toda a planta, independentemente da inclinação. “Vamos fazer alguns testes, mas acreditamos que seja possível a utilização da máquina em áreas com até 80% de inclinação”, afirma o professor Mauri.

O equipamento conta, ainda, com acionamento a distância, tornando sua operação mais segura. “Uma possibilidade bem viável é a instalação de câmeras, fazendo com que a máquina seja operada de uma sala de controle”, observa o professor Mauri, que destaca, também, o papel da UFV no contexto das tecnologias voltadas ao campo. “Com um volume de recursos modesto, mas com empenho e criatividade da equipe, foi possível dar origem a esse equipamento. Mais uma vez, a Universidade demonstra sua capacidade de trazer benefícios à sociedade brasileira por meio da pesquisa”.

13

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ARISTÔMENES ARAGÃO

UTINGA - BAHIA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 16/07/2014

Parabéns a equipe! A vida é feita de escolhas e deveríamos escolher o simples, barato e funcional.O campo não pode ser invadido por tecnologias desnecessárias e inviáveis economicamente, até porque tecnologia é ciência aplicada e para isso deve observar os aspectos sociais, ambientais, econômicos e culturais.
ERIC KER BRETAS WERNER

EM 12/07/2014

Parabéns aos gênios inventores, estamos todos muito ansiosos para vê-la em campo. Tomara que vocês encontrem apoio para colocarem ela no mercado logo, e colham muitos frutos literalmente, com este grande invento. E se precisarem de lavoura no morro pra testá-la, pode trazer ela aqui na nossa fazenda, que será um prazer para nós!
ANTONIO COSTA REIS

ITAMOGI - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 11/07/2014

parabéns os professores e alunos por mais este empreendedorismo. o BRASIL somente dará saltos de produtividade, aliando mundo academico e produtores.

Enquanto a CHINA  e a COREIA do SUL depositam  de 5000 a 6000 patentes por ano, nós depositamos 100, são dados concretos estes.
NELSON BRUNI

SERRA NEGRA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 10/07/2014

Com a mão de obra cara e cada vez m ais escassa, sempre tive dúvidas quanto ao destino do café de montanha. Agora começo ver luz no fim do túnel.

Parabéns aos idealizadores.
CLAUDINEI |ROBERTO GIMENES

APUCARANA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 10/07/2014

Como faço para obter mais detalhes sobre essa máquina?, E fica aqui o meu parabéns a todos que fazem parte desse projeto....
AILTON GERALDO DIAS

VITÓRIA - ESPÍRITO SANTO

EM 10/07/2014

Esta máquina conseguiria realizar também a colheita do Café Conilon?
PAULO ROBERTO PINTO DE AZEVEDO

SALVADOR - BAHIA

EM 09/07/2014

Parabens pelo excelente trabalho, esta maquina vai prestar serviços inestimáveis a cafeicultura brasileira e é um grande exemplo para todo o pais , só espero que na fase de comercialização não enviabilizem , o seu acesso aos pequenosa e médios agricultores, que serão sem sombra de duvidas os seus maiores clientes.
EDUARDO TOLENTINO

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 09/07/2014

Qual será o preço?

Abs.
ANDERSON PEREIRA

ITAPERUNA - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 09/07/2014

Caro professor MAURI MARTINS TEIXEIRA. Há muito tempo tenho dito que o Brasil não é, nunca foi e jamais será o país do futebol e nem do samba. Depois do vexame que deixará marcas eternas para o povo do "país do futebol", leio uma grande notícia advindo da faculdade UFV, uma invenção que revolucionará o mercado mundial de café, uma colheitadeira para a agricultura de montanha. Creio que o Brasil é o país dos trabalhadores, dos inteligentes, dos esforçados, enfim, dos grandes homens e mulheres que a atual educação e cultura geral tentou apagar e não conseguirá poque "somos brasileiros e não desistiremos nunca" de retornar com nossa cultura aos cumes da intelectualidade mundial reconstruindo trabalhos e escritos grandiosos ao nível de nossos saudosos Lima Barreto, Machado de Assis, Mario Ferreira dos Santos, Miguel Reale, Gilberto Freire, etc que foram substituídos pela ideologia atual com nomes como Paulo Coelho, Marilena Chauí, Paulo Freire e tiraram os nomes e trabalhos de nossos alunos das grandes publicações acadêmicas internacionais e pondo nossos alunos como últimos colocados em resultados escolares atrás de países como Uganda, Moçambique, etc. Sou produtor rural de café, mas também sou professor e brasileiro e gostaria de mais informações sobre este invento fantástico que deve ser muito comemorado, pois esse sim é o verdadeiro "campeonato mundial" conquistado pelo senhor e seus alunos contra a falta de incentivo e de recursos para pesquisas tão grandiosas e importantes a nível nacional e mundial:



Prof. Maurie seus alunos 7 x 1 descaso com a educação brasileira.



Aguardo seu contato e parabéns.



att. Anderson Pereira
MARIA ASSUNCAO FAUS DA SILVA DIAS

GUARANÉSIA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 09/07/2014

Tenho algumas perguntas: no caso de funcionar sem o controle remoto a colhedora é automotriz? Qual a largura mínima das ruas de cafe em que ela opera? Ela tem reservatório para o café colhido ou joga em uma carreta? e finalmente, quem será o fabricante em escala industrial e se já tem uma faixa de preço para essa colhedora.
JOSÉ HESS

CURITIBA - PARANÁ

EM 09/07/2014

Bem pessoal isto é o Brasil que todos desconhecem. Sempre eu apostei e aposto nas nossas áreas técnicas , tudo que se faz e evolui no mundo nas últimas décadas é através da técnica da engenharia. Se compararmos o porque os países se tornaram potências a resposta é a mesma investimento em tecnologia. EUA,Alemanha,Japão e outros.

Este é o verdadeiro exemplo da nossa criatividade e que devemos em todas as áreas nos aproximar das Universidades e pesquisadores. Agora não podemos ser inocentes em vender nossas invenções para as potencias e depois nos revender como é de praxe. E o pior acontece com as pesquisas da Embrapa que gastaram-se milhões de reais gerados pelos nossos impostos e entregam de graça aos países ditos de linha socialista ou de coitadinhos. Parabéns a estes pesquisadores e engenheiros da UFV.     Se o Brasil fosse sério, os canais de TV brasileiro dariam destaques para eles e não para jogadores de futebol. O Brasil é sim o pais dos jovens inteligentes e de pessoas competentes.
JOSÉ ARMANDO NOGUEIRA

BONITO - BAHIA - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 09/07/2014

Toda iniciativa no sentido de diminuir custos na colheita de café é digna de aplausos. Porém, sem saber o preço de uma máquina dessas, vou logo palpitando, por perceber a sua tecnologia (12 motores, tração nas 4 rodas, etc) deve estar muito distante da grande maioria dos pequenos e médios cafeicultores que padecem do mesmo problema: custos elevados e mão de obra escassa e cara. Muito bem, sugestão à nobre UFV, independentemente da declividade de terreno (isto é importante) mas precisamos de uma máquina compacta, pequena, facilitadora, arrisco um conceito uma espécie de NELORE das máquinas, adaptáveis nas montanhas e utilizável nos planos mineiros, paulistas e baianos. Minha fazenda (graças a Deus) não tem tanto declive, fica na Bahia, no BONITO, CHAPADA DIAMANTINA. Local exportador de mão de obra pra Minas, por isso sofremos tanto, e precisamos, assim como todos os cafeicultores de uma máquina com o conceito de NELORE, a adaptável. Queria muito, se possível, o endereço da Universidade e dos engenheiros, para propor-lhes este desafio.



José Armando Nogueira.   Bonito BA.
ALEXANDRE CASTRO CAMBRAIA

OLIVEIRA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 08/07/2014

Fantástico mas qual o custo dessa tecnologia? Sabe - se que a cafeicultura de montanha é composta na maior parte de pequenos agricultores. Como eles irão custear tudo isso? Um equipamento como esse parece mais voltado para grandes fazendas que podem pagar seu custo e obter o retorno esperado em um determinado prazo.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures