ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Sucessão familiar e água: Desafios da cafeicultura são pautados em seminário

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 13/03/2015

2 MIN DE LEITURA

0
0
Por Thais Fernandes

O Seminário “Café: Aprendendo com o passado para construir o futuro” reuniu nesta sexta-feira (13/1) produtores, pesquisadores e autoridades da cadeia cafeeira em torno de um amplo tema: os desafios da produção de café nos próximos anos. A lista é extensa, mas teve como pontos de atenção a questão da água – item de destaque em um momento em que a crise hídrica ronda cidade e campo - e a sucessão familiar das propriedades e agronegócios, que buscam desde já pensar a inclusão das novas gerações em seus processos.

Em sua apresentação, o CEO da torrefadora italiana illy, Andrea Illy, comentou os processos pelos quais a cultura do café já passou e ainda deve seguir nos próximos anos. O empresário frisou a tendência de intensificação da produção mundial, que precisaria ter incremento de 70 milhões de sacas para satisfazer seu consumo nos próximos anos.

O CaféPoint acompanhou o debate, que contou com mesa composta por Andrea Illy; o prof. Dr. Decio Zylbersztajn, fundador e presidente do Conselho do Pensa (centro avançado, dedicado à Gestão e Coordenação de Agronegócios); e Juliano Tarabal, Superintendente na Federação dos Cafeicultores do Cerrado.

Dentro da preocupação com a sucessão familiar, Tarabal levantou pontos necessários para manter a juventude no campo. “É preciso investir na comunicação, em especial no acesso a internet e tecnologias no campo. Sem isso as próximas gerações não se manterão nos negócios agrícolas”, apontou. A necessidade de entender e planejar o futuro da produção foi ainda um dos pontos citados na pesquisa “Direcionadores de mudança na cafeicultura: passado, presente e desafios futuros”, da professora Dra. Luciana Florêncio, parceira do Pensa.

Já a questão da água foi frisada por cafeicultores presentes, que alertaram para a necessidade de colocar o produtor como parceiro da sociedade na produção e utilização deste recurso natural. Neste sentido, Tarabal comentou a busca por investimento em pesquisas no setor, como a magnetização nos processos da irrigação, para otimizar cada vez mais o volume de água utilizado.

O uso correto dos agrotóxicos e insumos agrícolas foi colocado em questão, desta vez pela pesquisa intitulada “Avaliação de Riscos de Contaminação do Café por Agrotóxicos”, apresentada pelo professor Dr. da equipe Pensa, Antônio Carlos Lima Nogueira. Sobre o tema, tanto Juliano Tarabal quanto Dr. Decio Zylbersztajn acrescentaram a necessidade do controle destes insumos, acertando uma utilização mais pontual e precisa.

O evento que aconteceu na Cidade Universitária da USP, em São Paulo. Na ocasião também foi apresentado o pavilhão da illycaffè na EXPO 2015, em Milão, pelo próprio CEO Andrea Illy.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures