ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Representantes do Vietnã conhecem produção de conilon brasileiro

PRODUÇÃO

EM 15/08/2014

4 MIN DE LEITURA

0
0
A cafeicultura do Espírito Santo tem atraído visitantes de todas as partes do País e do mundo. Há poucas semanas uma comitiva do Vietnã visitou o Espírito Santo para conhecer as lavouras de café conilon. Os visitantes foram a propriedades em Linhares, e participaram de reuniões para o conhecimento das tecnologias capixabas.

A visita marcou o encontro de gigantes, do maior produtor mundial de café conilon, com o maior produtor brasileiro. Os vietnamitas estiveram na Sede do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em Vitória, para conhecer o Programa de Pesquisa e Desenvolvimento em Café Conilon. O momento contou com a participação de representante da Conilon Brasil.

“Embora o Vietnã seja o maior produtor mundial de café conilon, viemos ao Brasil e, em especial ao Espírito Santo, para conhecer as tecnologias desenvolvidas pelo Incaper no Espírito Santo, a fim de verificarmos se é possível adaptar alguma delas para nossa realidade”, falou o diretor geral da Netafim no Vietnã, Vu KienTrung.


 
Durante a ocasião, houve uma apresentação institucional do serviço de pesquisa, assistência técnica e extensão rural executado no Espírito Santo, bem como das tecnologias do café conilon ao longo de mais de 20 anos de pesquisa. A atividade também contou com a apresentação da realidade agrícola do Vietnã. "Conhecer as características do maior produtor mundial torna-se essencial para nós que buscamos aumentar nossa produtividade de qualidade"- avaliou Arthut Fiotott, da Conilon Brasil.

O sucesso da cafeicultura no Vietnã
A produção de café conilon no Vietnã gira em torno de 28 milhões de sacas de 60kg. O Brasil, segundo colocado no ranking mundial, tem sua produção em torno de 12,5 milhões de sacas, sendo o Espírito Santo responsável por 78% desse total. Dessa forma, a curiosidade em torno dos fatores que justificam essa alta produção é muito grande.

De acordo com a comitiva vietnamita, o país tem 600 mil hectares de café robusta plantados. Desse total, de 10 a 15% são áreas maiores e que pertencem a empresas privadas e ao governo. De 85 a 90% das áreas de café pertencem a pequenos agricultores, com propriedades em torno de 1 a 2 hectares. O plantio é de 1.100 plantas por hectare.

“No Vietnã, devido ao pequeno tamanho das propriedades, o agricultor cuida das lavouras de café com muito zelo. Eles acabam melhorando a produção por eles mesmos”, falou Vu KienTrung. Outro aspecto importante é a grande fertilidade do solo, que é de origem vulcânica e com grande profundidade.

Em relação às principais diferenças entre a cafeicultura vietnamita e a capixaba, a comitiva disse que a utilização de tecnologias e a existência de um serviço público de assistência técnica e extensão rural são as principais. “No Espírito Santo, há grandes áreas de café. Se houver boas condições de produção, é fácil introduzir novas tecnologias, novas variedades e sistema mecanizado. Porém, a maior diferença entre os países é, sem dúvida, o auxílio público de assistência técnica prestada por instituições como o Incaper”, falou Trung.

Ele disse que, no Vietnã, o Instituto de Pesquisa ainda está distante da realidade dos produtores. “As tecnologias desenvolvidas nem sempre são as que os agricultores vietnamitas necessitam. Por isso, existem muitos aspectos agronômicos que temos que aprender com a experiência do Espírito Santo”, disse Trung.

Entre os principais desafios da cafeicultura do Vietnã estão o déficit de recursos hídricos, a necessidade de suporte tecnológico e o financiamento das atividades. “Com as mudanças climáticas, vem aumentando a necessidade de trabalhar melhor o manejo de recursos hídricos. Por isso, estamos introduzindo a irrigação por gotejamento no café conilon. Além disso, é um grande desafio o suporte tecnológico oferecido por um Instituto de Pesquisa. Por enquanto, não temos tecnologias para transferir. Por fim, é preciso avançar em um programa de crédito, de financiamento, que ajude o agricultor a adquirir equipamentos”, explicou Trung.

Diversificação na agricultura vietnamita
Além do café, outras culturas compõem a agricultura do Vietnã, país costeiro, longo de Norte a Sul, com regiões montanhosas e planas. A cana-de-açúcar no país destaca-se com 250 mil hectares plantados. Além disso, o Vietnã é o maior produtor de pimenta-do-reino do mundo.

Outra cultura importante é a seringueira, com 4 mil hectares plantados sob irrigação por gotejamento. Sob a irrigação, a primeira sangria da planta ocorre em quatro anos, e não em sete, como é a maneira tradicional. A Fruta do Dragão possui 30 mil hectares plantados e mercado consumidor cativo na China.

O plantio do chá também é significativo. Ele é plantado nas áreas mais altas do país e adubado organicamente com resíduos de fábricas de óleo, leite fresco e cinza. O mercado desse produto é Taiwã.

Rumo à cooperação técnica
Após a visita da comitiva vietnamita, composta pelo diretor geral da Netafim no Vietnã, Vu KienTrung; pelo agrônomo e especialista em café, Nguyen Na Khê; e pelo gerente de pesquisa em irrigação do Instituto de Pesquisa do Vietnã, Hung, ficou acordado que tanto o Incaper quanto a equipe vietnamita irão formalizar o pedido de cooperação técnica, a fim de que possa haver um intercâmbio de conhecimentos nas áreas de café conilon.

Para o pesquisador do Incaper e coordenador estadual de cafeicultura, Romário Gava Ferrão, a visita da comitiva do Vietnã abre caminho para entender como, em tão pouco tempo, esse país conseguiu aumentar tanto a produção de café, por intermédio da produtividade média, que é maior do mundo, ou seja, de 45 a 50 sacas beneficiadas por hectare.

“Na nossa percepção, naquele país, não existe um programa sistematizado priorizando a pesquisa, o fomento de sementes e mudas e transferência de tecnologia, como ocorre no Espírito Santo. Por isso, é tão importante conhecermos a realidade local”, disse Romário.

A visita dos representantes do Vietnã ao Brasil foi feita por meio da Netafim, empresa de equipamentos de irrigação localizada em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil e no Vietnã. A empresa possui um programa de intercâmbio de informações que proporciona o conhecimento de experiências de sucesso na área agronômica entre países.

Informações Equipe Conilon Brasil e Incaper

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures