ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Quebras são de 35% a 40% na região de Espírito Santo de Pinhal (SP)

PRODUÇÃO

EM 10/10/2014

1 MIN DE LEITURA

3
0
A safra de café da Coopinhal, em Espírito Santo do Pinhal (SP), já foi encerrada e, mesmo com todos os cuidados dos produtores, a cooperativa registrou quebras de 35% a 40% nas cidades atendidas devido à falta de chuva e às altas temperaturas.

Segundo o engenheiro agrônomo da Coopinhal, Celso Scanavachi, a expectativa era receber de 120 a 125 mil sacas. No entanto, a cooperativa recebeu até o momento apenas cerca de 70 mil.

“A quebra foi acima da expectativa, apenas algumas áreas de serra, onde se tem clima mais ameno, que tivemos uma perda menor, mas não deixou de ser menos que 20%”, afirma. Os cafezais irrigados também já começam a registrar queda de produção.

A expectativa para a próxima safra é que os números sejam ainda menores. “Nós já sabemos que a safra 2015 será baixa porque a lavoura vem com crescimento de ramo deficitário”, diz. Sem chuvas, os cafeicultores também não conseguem realizar adubação nas plantas.

A região recebeu nos últimos dias floradas inexpressivas, mas os produtores têm dúvidas quanto ao ‘pegamento’. “Tudo depende do que vamos ter de umidade suficiente para o crescimento desses chumbinhos daqui para frente”, afirma Scanavachi.

Com índice de chuva deficitário a planta precisa cada vez mais de água para manter o chumbinho. “A planta usa a água para tentar salvar sua constituição física e joga o fruto fora para tentar se reconstituir”, explica o engenheiro agrônomo.
No ano passado, quando a seca também afetou a região, o chumbinho já estava definido. No entanto, neste ano ainda não, visto que a seca perdura desde o início do ano. Segundo Scanavachi, a safra de 2015 pode ser 20% menor que a atual.

Reportagem Notícias Agrícolas/ Jhonatas Simião 

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ALEXANDRE CASTRO CAMBRAIA

OLIVEIRA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 13/10/2014

E quem paga pelos erros dos outros é o produtor que ainda é obrigado a vender seu café a preços que não cobrem seus custos... O mercado físico não acompanha os aumentos da bolsa segundo notícia publicada aqui no cafepoint...fala sério é muita gente enriquecendo as custas de nós produtores... Café fino hoje a $540 é uma piada...veja o preço da bolsa... E cafe rio então $320 não cobre nem os custos...essa diferença de preço é um assalto! Minha colheita de 400 sacas (seria 500 não fosse a quebra de 25% causada pela seca) 100 não bebeu ou seja receberia 54.000 vou receber 32.000 diferença de 22.000 reais quem aguenta isso? E os atravessadores e exportadores só enriquecendo as nossas custas! Muitos desses cafés são misturados a cafés duros no que eles chamam de liga( juntar vários lotes pequenos para formar um lote grande para exportar) e são vendidos pelo mesmo preço. Ex: Pega um lote de 2000 sacas de café mistura 100 de cafe inferior  e na "diluição" o defeito esconde e o café e vendido pelo mesmo preço sem falar nas seletoras eletrônicas que também melhoram bastante o café fazendo ele valer bem mais que o preço real pago ao produtor. Isso precisa acabar...é preciso dar um basta nisso o produtor não aguenta mais ser tão prejudicado.
ALEXANDRE CASTRO CAMBRAIA

OLIVEIRA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 13/10/2014

Todos esses orgãos governamentais e institutos de pesquisas são uns babacas...ou completamente estúpidos e ignorantes e pior ainda se acham....fala sério nunca vi eles acertarem uma pesquisa.
JOSÉ HESS

CURITIBA - PARANÁ

EM 13/10/2014

A realidade está acontecendo, quando a CONAB e outros falaram que a safra teria perdas de 9,???% e eu falei que não tinha sentido que seria em mais de 20%, agora estamos chegando mais próximos da realidade.

E se preparem pois 2015 também será prejudicada.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures