ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Qualidade média e baixo volume de peneiras 17 e 18 preocupam no café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 30/07/2015

2 MIN DE LEITURA

0
0
Por Thais Fernandes

A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), maior cooperativa brasileira de café, está neste momento fazendo estudos para analisar o volume e a qualidade dos grãos colhidos. “Estamos avaliando o impacto da seca e das altas temperaturas de janeiro de 2015 no tamanho do grão (peneira) e no rendimento. O departamento de classificação também está avaliando se as chuvas que ocorreram durante o primeiro decêndio de julho poderão causar prejuízos na qualidade da bebida. Ainda não temos resultados definitivos”, informou ao CaféPoint Éder Ribeiro dos Santos, engenheiro agrônomo e coordenador de Geoprocessamento da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé.

Atraso
Em recente levantamento que faz menção ao andamento da colheita entre os cooperados da Cooxupé, o atraso chega a 22,99% em relação a safra do ano passado. Até o dia 25 de julho, a colheita dos cooperados da Cooxupé avançou para 41,57%. No entanto, na mesma época de 2014 os trabalhos chegavam a 64,56%.

Cerrado, São Paulo e Sul de Minas
Entre os produtores das regiões que a Cooperativa abrange (incluindo cooperados ou não), a colheita atingiu 40,72%. O resultado é que no comparativo com o mesmo período de 2014, por exemplo - quando a colheita havia atingido 63,57% - tem-se um atraso de pelo menos 22,85% nos trabalhos. Confira nas tabelas, abaixo:


As informações que chegam de cooperativas e agrônomos até a exportadora e corretora Escritório Carvalhaes, confirmam o forte atraso da colheita brasileira 2015 de arábica. “Até o presente estágio de colheita a qualidade média e o baixo volume de peneiras 17 e 18 preocupam os cafeicultores e os compradores que receberam seus primeiros lotes da safra de arábica 2015. O volume de negócios é pequeno devido ao pouco volume ofertado, a ausência de cafés mais finos e também pelos preços oferecidos pelos compradores, considerados baixos e fora da realidade pelos cafeicultores”, afirmou o boletim semanal da empresa, emitido na última sexta-feira (24/7).

Mercado
Comentando sobre a forte crise econômica e política do Brasil, a exportadora comentou, ainda, que especuladores tem derrubado cotações na bolsa de Nova Iorque, reguladora dos preços do café arábica. “Em uma semana (de 17 a 24 de julho), o dólar se valorizou aproximadamente 5% em relação ao real e os operadores em Nova Iorque derrubaram as cotações do café na ICE Futures US em aproximadamente 5%. Apropriam-se assim dos ganhos em reais que os produtores de café teriam com a desvalorização do real frente ao dólar”, dispara o informativo, que pontua elevação nos custos de produção do cafeicultor brasileiro.

Foto enviada pelo leitor Anderson Barbosa Marim
Foto enviada pelo leitor Anderson Barbosa Marim

Safra 2016
Em seu boletim, o Escritório apontou, ainda, que “O potencial de produção do parque cafeeiro brasileiro para a safra de café do próximo ano começou a ser comprometido”. Entre os problemas causados pelo clima nas regiões produtoras, a empresa aponta que o inverno de 2015 com temperaturas mais altas e chuvas na primeira quinzena de junho resulta em surgimento de botões florais fora da época esperada. Enquanto a estiagem do início de 2015 já havia pressionado o crescimento vegetativo das lavouras, diminuindo em muitas delas o número de internódios onde crescerão os frutos em 2016.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures