ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Prorrogado estado de emergência fitossanitária contra a broca do café em MG

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 20/03/2015

2 MIN DE LEITURA

0
0
Por Thais Fernandes

O prazo de vigência do estado de emergência fitossanitária, relativo ao risco iminente de surto pela broca do café (Hypothenemus Hampei), foi prorrogado em Minas Gerais por mais um ano. A extensão do prazo foi publicada nesta quinta-feira (19/3), no Diário Oficial da União (DOU), Portaria nº 80, assinada pela ministra Kátia Abreu. Com isso, foi concedida uma autorização emergencial e temporária à DuPont para importar o produto que possui como ingrediente ativo o Ciantraniliprole, que combate a praga nas lavouras.

De acordo com o Superintendente de Insumos da Cooxupé, José Eduardo, lideranças do setor pretendem pressionar para que medida seja mantida e ampliada. “As lideranças buscaram resolver este problema em tempo hábil. Conseguimos isso, já que o prazo havia terminado no último dia 13 e já foi prorrogado agora”, comentou ele, com exclusividade, ao CaféPoint ao saber que a medida havia sido publicada oficialmente, durante a Femagri -Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas realizada pela Cooxupé.

A Faemg, juntamente com a Comissão Nacional do Café, Conselho Nacional do Café e Secretaria de Agricultura de MG informaram que também trabalharam intensamente para que o prazo fosse prorrogado. Como o Ciantraniliprole ainda não teve seu registro definitivo no Brasil, a Secretaria de Agricultura do Estado de Minas Gerais solicitou ao Mapa a prorrogação do prazo de emergência fitossanitária e a Epamig enviou todo embasamento técnico para possibilitar a ampliação do prazo.

De acordo com o diretor da Faemg e presidente das comissões de Cafeicultura da entidade e da CNA, Breno Mesquita, a grande preocupação do setor produtivo, inclusive devido à importância da cafeicultura em Minas, era que, ao término dos 12 meses concedidos anteriormente pelo governo, não fosse possível prorrogar o estado de emergência: “Agora nosso objetivo é trabalhar para que esta medida venha se tornar definitiva e que outros produtos sejam ofertados no país para combater a broca do café”.

Muitos produtores ainda devem aplicar o produto ao longo do primeiro semestre, segundo José Eduardo. “Temos notícias de algumas lavouras que ainda vão precisar controlar a broca, abril a dentro”, aponta. A broca é uma das principais pragas que atacam os cafezais, impactando diretamente no grão que será comercializado. Para cada 5% dos frutos atacados pela praga, até 1% dos grãos apresenta defeito, interferindo diretamente na qualidade da bebida e, consequentemente, no preço recebido pelos cafeicultores. Além disso, a broca pode causar perdas quantitativas, em casos graves de infestação máxima, atingindo 12 quilos em cada saca beneficiada de 60 quilos. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures