ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Projeto de melhoramento genético sustentável do conilon vence Prêmio no ES

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 09/12/2014

2 MIN DE LEITURA

2
0
Da redação

O projeto “Melhoramento Genético Sustentável do Café Conilon” foi o vencedor da categoria Resultados para a Sociedade, uma das mais concorridas do Prêmio Inoves. O trabalho foi desenvolvido pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

A divulgação do resultado foi recebida com entusiasmo pela equipe vencedora, no Centro de Convenções de Vitória. “Estamos muito felizes e nos sentindo recompensados. A vitória nessa categoria do Inoves é dedicada aos principais beneficiários do nosso trabalho. São mais de 150 mil pessoas e 40 mil famílias, que estão localizadas em 25 mil propriedades rurais capixabas, que utilizam uma tecnologia que vai ao encontro da sustentabilidade nos aspectos econômicos, sociais e ambientais”, afirmou o pesquisador do Incaper e coordenador do programa Estadual de Cafeicultura, Romário Gava Ferrão.

Foto: Divulgação / Incaper
 
Foto: Divulgação / Incaper


O Prêmio que como objetivo estimular o desenvolvimento e a consolidação de uma cultura empreendedora de gestão da administração pública no Estado, se divide em oito categorias. O projeto sobre conilon foi vencedor da categoria Resultados para a Sociedade.

De acordo com o pesquisador do Incaper e da Embrapa (Embrapa Café), Aymbiré Francisco Almeida da Fonseca, as parcerias institucionais estabelecidas desde o início dos trabalhos foram fundamentais para o desenvolvimento de pesquisas científicas para o café conilon, o que se constituiu como importante fator para o êxito desse projeto. “Àquela época, buscamos orientações e as expertises de outras instituições. Nos últimos anos, apresentamos os resultados dessas pesquisas na comunidade científica e recebemos visitas de comitivas nacionais e internacionais, o que já era um demonstrativo do êxito desse trabalho”, disse Aymbiré.

Para a pesquisadora do Incaper e Embrapa (Embrapa Café), Maria Amélia Gava Ferrão, os resultados das pesquisas do Incaper na área de melhoramento genético foram precursores de outras tecnologias desenvolvidas na área da cafeicultura no país. “Sem os resultados obtidos pelo melhoramento genético, outras tecnologias na área de adubação, irrigação e nutrição de plantas, por exemplo, não teriam se desenvolvido com a mesma magnitude”, destacou a pesquisadora.

Projeto vencedor
O projeto do Incaper vencedor do Inoves na categoria Resultados para a Sociedade, o “Melhoramento Genético Sustentável do Café Conilon”, teve início em 1985. Desde essa época, o Instituto, em parceria com outras instituições, desenvolve pesquisa em melhoramento genético, com o objetivo de obter variedades superiores para os produtores capixabas. As pesquisas proporcionaram o desenvolvimento de nove variedades, que têm sido a base da renovação de 8% do parque cafeeiro capixaba por ano. Nesse período, foram renovados 50% do parque cafeeiro com essas tecnologias.

Essas variedades, associadas a outras tecnologias, que já atingiram cerca de 40 mil famílias e 150 mil produtores, promoveram o incremento de cerca de 300% na produção, com redução de custo e de uso de defensivos, contribuindo, assim, para a sustentabilidade da cafeicultura capixaba. A cafeicultura de conilon é a principal atividade de 80% dos municípios do Espírito Santo, que, com a produção de 9,9 milhões de sacas/ano, responde por 78% do total do Brasil e 20% do café robusta do mundo.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

EDIMAR GONÇALVES CARVALHO

GUAÇUÍ - ESPÍRITO SANTO

EM 10/12/2014

O INCAPER do ES está de parabéms pelo  trabalho que vem desenvolvendo junto com toda a comunidade de agricultores,outras entidades de pesquisas e governo estadual, vale ressaltar a brilhante passagem de Evair  de Melo pelo órgão, e agora muito bem representado por Maxuel, sem desmerecer os demais , esperamos que a equipe continue trabalhando neste propósito, somos os melhores no café conilon, precisamos continuar evoluindo, esperamos que o próximo governo estadual continue apoiando estes brilhantes profissionais.

   BOAS FESTAS!!! POIS VOCÊS TEM O QUE FESTEJAR!! PARABÉNS!!!!
EDMILSON VIEIRA DE MELO

CONCEIÇÃO DO CASTELO - ESPÍRITO SANTO

EM 09/12/2014

Alinhando com a importância econômica e cultural do cultivo de cafés no Espírito Santo, vai meu destaque para o Evair Vieira de Melo (foto), meu irmão, Diretor Presidente do Incaper, entre os anos 2008-2014, agora Deputado Federal, sob o lema de que nosso Estado é um "campo de oportunidades.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures