ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Programa Café Sustentável firma cooperação com Serviços de Extensão e Assistência Técnica Rural

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 24/09/2015

2 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

O Programa Café Sustentável e os Serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural dos estados de Minas Gerais (Emater MG), Espírito Santo (Incaper), São Paulo (CATI), Paraná (Emater PR) e Rondônia (Emater RO) firmaram, nesta quinta-feira (24/9), uma Carta de Cooperação no intuito de formalizar as parcerias já existentes e intensificar os projetos voltados à promoção da sustentabilidade junto a pequenos e médios cafeicultores.


A cooperação foi firmada durante a Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte, e os estados cujos serviços de extensão assinaram as Cartas de Cooperação respondem pela produção de 42 milhões de sacas ou o equivalente a 93% da produção de café no país.

Criado pela agência holandesa IDH e coordenado no Brasil pela P&A, o Programa Café Sustentável tem o apoio de governos europeus e é patrocinado pelas principais torrefadoras mundiais. Estas indústrias firmaram compromissos junto a seus consumidores de processar volumes crescentes de cafés de origem comprovadamente sustentável nos próximos anos. O IDH (Iniciativa de Comércio Sustentável, em holandês) é uma organização sem fins lucrativos dedicada a promover a sustentabilidade em diversas cadeias produtivas globais, entre elas o café.

O objetivo do programa é contribuir para que práticas sustentáveis de produção e comercialização de café ganhem escala por meio de atividades que assegurem aos cafeicultores a permanência e continuidade na atividade produtiva, com melhorias na renda e qualidade de vida, na organização social e econômica e na conservação do meio ambiente nas comunidades em que vivem.

O Programa está presente em seis países – Brasil, Colômbia, Vietnã, Indonésia, Etiópia e Uganda – que juntos representam 74% da produção mundial de café e também conta com a parceria de plataformas de certificação e verificação de diversas nacionalidades.

Um exemplo de projeto do Programa Café Sustentável envolvendo governos locais e entidades internacionais é a equivalência do Certifica Minas Café e Associação 4C, em fase final de execução. Este projeto permite que todo produtor certificado pelo Certifica Minas passe a ser um produtor verificado pela Associação 4C, assim facilitando o acesso de seu produto ao mercado internacional.

Outro projeto envolve troca de experiências e metodologias que permitam otimizar os recursos públicos disponíveis de forma a atender o maior número possível de pequenos e médios cafeicultores, promovendo não apenas transferência de tecnologia, mas também geração e apropriação coletiva de conhecimentos e processos produtivos voltados para uma agricultura sustentável.

O tema central destas iniciativas é o Currículo de Sustentabilidade do Café, conteúdo de elaboração coletiva que é uma referência para aplicação de boas práticas agrícolas e ponto de partida para a capacitação dos atores envolvidos neste processo: extensionistas, cooperativas, entidades credenciadas ATER, Senar e Sebrae que treinarão os cafeicultores. Estas capacitações já estão em curso e os diversos técnicos dos estados de Minas Gerais, Rondônia e Espírito Santo que já participaram, em um total de 400 previstos para este ano, podem atuar tanto como multiplicadores, quanto como agentes de desenvolvimento local.

O Programa Café Sustentável já produziu 11 vídeos educativos, guia de implementação, formulários de avaliação e diagnóstico e guias de acesso ao crédito, organizará dias de campo e treinamentos digitais e participa ativamente de simpósios e eventos voltados à cafeicultura.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures