ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Produtor troca pasto por cafezal e muda de vida no ES

PRODUÇÃO

EM 11/06/2014

3 MIN DE LEITURA

0
0
É fácil perceber o orgulho que o produtor rural João Dias Lima sente da plantação. Caminhando entre o cafezal de arábica vem a lembrança da trajetória que o fez chegar até o sucesso como cafeicultor. Ele trabalhou como boia fria, depois meeiro e, em 2000, plantou café com a família e mudou de vida.


Foto: Érico Hiller/ Café Editora
Foto: Érico Hiller/ Café Editora

Pelas mãos da família de seu João, cinco hectares de pasto se transformaram em 11 mil pés de café. A propriedade fica em Iúna, no Caparaó capixaba. O município é o maior produtor de arábica do Sul do Espírito Santo. De lá, saíram mais de 300 mil sacas em 2013. Segundo ele, o desafio da região agora é produzir com qualidade e agregar valor. “Para quem trabalha com a qualidade do café, sente a diferença de R$ 180,00 entre a saca do rio e a do cereja. Luto para fazer o melhor: a qualidade está no trato da lavoura”, dá a receita.

Cedro
A qualidade é também a motivação de produtores de outros municípios da região. O cafeicultor Gilmar Souza mora em Irupi, cidade que fica a 700 metros do nível do mar. Na cidade, ele encontrou o clima ideal para o bom desenvolvimento dos grãos de arábica. “Para ter café de qualidade, é preciso muito trabalho e dedicação. Meia noite, a gente está no terreiro. A maior meta é produzir mais qualidade por mais hectares. A gente tem feito muitos estudos e está tentando abranger um mercado de cafés especiais. O trabalho é grande, mas compensa”, comenta.

Em 2013, os grãos do seu Gilmar foram os melhores do município. O sombramento com a plantação de cedros contribuiu para o resultado. “Assim os grãos amadurecem por igual. Por isso plantei esse cedro em volta da lavoura. A cultura do trabalho, tradição na cafeicultura, ao longo do tempo vai ficando cada vez mais forte. Na prática, é um conjunto de organização e capricho", disse Gilmar.

Mesmo com tanto cuidado, 2013 foi difícil. O preço do café despencou e faltou dinheiro para todas as adubações. Os grãos perderam qualidade e ainda não dá para saber qual o reflexo na produção desse ano. “Tivemos dois tipos de interferência. A queda no preço e a seca. Ainda assim, o Incaper acredita em uma recuperação. Tivemos uma alta repentina e isso estimulou muita gente”, comenta Gilmar.

Prêmio
No alto das montanhas que o café arábica encontra as condições perfeitas para a alta produtividade, já nas regiões mais baixas do Sul estado, o destaque é a produção de conilon. Da propriedade do Sérgio Luiz Felipe saíram os grãos campeões do concurso estadual de 2013.

O produto ainda está na fazenda e ele espera o melhor momento para vender. “Dá mais trabalho, mas compensa. Vendo a R$ 800,00 a saca, fora o que vai para a Itália. É café com qualidade sendo reconhecido mundialmente. Esse cafe já foi até para os Estados Unidos. Fiquei entre os três melhores do mundo", disse.

Desde 2010, alunos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) colocam a tecnologia a serviço do cafeicultor e o Incaper quer dobrar a produção de conilon até 2025. “Tem um software próprio que reduz gasto. Elevamos a produtividade de 25 pra 35 sacas por hectare. Estamos mudando a genética. Tudo isso abre um novo horizonte para o produtor”, disse o tecnólogo em cafeicultura Anderson Andrade.

Produção
Em 2013, foram produzidas no Sul do estado 3,2 milhões de sacas de café arábica e 1,2 milhões de sacas de conilon. Em 2014, o Incaper estima que a região Sul produza 2,5 milhões de sacas de café arábica e 1,5 milhões de sacas de café conilon.

Reportagem G1.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures