ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Problemas climáticos comprometem safra e renda do cafeicultor

PRODUÇÃO

EM 13/06/2014

1 MIN DE LEITURA

0
0
Os problemas climáticos devem afetar fortemente a colheita de café este ano, comprometendo a renda do cafeicultor. A conta da estiagem ocorrida nas principais regiões produtoras do país aponta para perdas de 20% a 50% da produção. Diante deste cenário, a estimativa de safra do grão para 2014 deve ficar abaixo das projeções oficias, entre 40,1 milhões e 43,3 milhões de sacas, segundo estudo da Fundação Procafé, entidade de pesquisa voltada para a cafeicultura.

Com base no levantamento da fundação, o presidente da Comissão Nacional de Café da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Breno Mesquita, ressalta que, apesar da forte valorização da saca de café no início do ano, a reação dos preços será insuficiente para recuperar os prejuízos. “Os produtores terão sérios problemas com a colheita, o que poderá comprometer sua renda”, alerta.


Foto: Aislan Henrique da Silva/ Café Editora
Foto: Aislan Henrique da Silva/ Café Editora

De acordo com nota técnica da CNA, não há como distinguir os grãos chochos (mal formados) dos granados, quando estão na árvore, o que obriga o produtor a fazer a colheita completa de sua lavoura. A partir daí, o produtor só consegue mensurar as perdas decorrentes dos grãos que não granaram na hora do beneficiamento. Neste momento, porém, o cafeicultor que já arcou com os gastos totais da colheita não terá a totalidade do volume colhido para comercializar.

Normalmente, são necessários de 400 a 500 litros do fruto para preparar uma saca de 60 quilos de café em grão. Com os problemas decorrentes da estiagem, no entanto, acredita-se que este ano serão necessários em torno de 550 a 600 litros, em função da alta incidência de grãos chochos e mal granados.

A severidade da seca ocorrida neste ano é inédita e o volume de chuva foi de apenas 20% da média histórica nas principais regiões produtoras, prejudicando a granação, que é a fase de formação do grão do café. O tempo frio nos meses de junho e julho pode agravar ainda mais a situação. Desta forma, a safra de 2015 poderá ficar entre 38,7 milhões e 43,6 milhões de sacas, volume próximo do previsto para este ano, mesmo sendo ano de bienalidade alta.

Informações CNA.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures