ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Nova colhedora de café traz sistema com módulos para operar pulverização e poda

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 16/04/2015

2 MIN DE LEITURA

1
0
Por Thais Fernandes

Uma máquina que trabalhe o ano todo. Esse é o objetivo da nova colhedora da Jacto, que teve seu pré-lançamento realizado nesta terça-feira (14/4) na sede da empresa, em Pompeia (SP). A principal inovação do equipamento é a possibilidade de acoplar individualmente os sistemas de colheita, pulverização e poda.

Foto: Divulgação / Jacto
 Novo modelo de colhedora, com sistema que reconhece módulo de colheita, pulverização e poda


Ao encerrar-se o ciclo de colheita, o cafeicultor poderá trocar o sistema de colheita pelo sistema de pulverização, por exemplo. Desde 2009 sendo desenvolvido, o projeto visa um equipamento que trabalhe o ano todo nas culturas cafeeiras tradicionais e adensadas. Para 2015, no entanto, a K 3500 ainda conta apenas com a função de colhedora. Segundo o diretor comercial da Jacto, Valdir Martins, para este ano foram vendidas 10 unidades do novo modelo. “Essa é uma fase quase que de testes ainda. Apesar do momento vivido pelo mercado, é preciso pensar a longo prazo e ver quais as necessidades do produtor para, a partir daí, desenvolver novos projetos, como este”, pontuou.

Para chegar ao modelo, a empresa ouviu produtores para identificar onde era preciso evoluir. “Os primeiros testes, em 2012, foram feitos na região de Garça (SP). Depois, conforme o protótipo foi se estabilizando, levamos também para fazendas do Sul de Minas, do Cerrado Mineiro, expondo em situações que exigem mais do equipamento”, informou o diretor de produto da Jacto, Walmi Gomes Martin.

Possibilidades da colhedora
Segundo Martin, dentro das possibilidades da nova colhedora, é recomendável utilização em lavouras com até 4 metros de altura. A K 3500 foi desenvolvida, ainda, para trabalhar em plantios tradicionais e nos adensados com até 2,5 metros entre linhas. O modelo tem cabine fechada, com possibilidade de ar condicionado quente e frio e maior proteção para o operador.

Entre as novidades da colhedora, está um novo sistema de derriça desenvolvido para que equipamento tenha o máximo de desempenho e baixos índices de danos às plantas. “Nesta nova versão, dentro da mesma frequência, conforme o ajuste que você faz é possível ter amplitudes diferentes. Assim, o cafeicultor consegue ajustar o derriçador de forma mais precisa para cada tipo e café”, explica Martin.

O sistema de ajuste simples de abertura que, além de facilitar a limpeza, possibilita a rápida adequação do equipamento aos diversos portes de plantas, garantindo aumento de até 10% na capacidade de derriça. Durante a colheita, o café é armazenado em dois reservatórios de 1.500 litros cada, que podem ser descarregados sem a interrupção da atividade, ou seja, a máquina não para de colher para descarregar o café colhido.

Pulverização e poda
Os sistemas de pulverização e poda estão em fase final de desenvolvimento na Jacto. De acordo com a empresa, o sistema de pulverização trará possibilidade de se realizar as aplicações em duas linhas simultaneamente. Essa característica permitirá a redução de até 50% no volume de calda por hectare, impactando diretamente em aumento do rendimento operacional do equipamento e preservação do meio ambiente. Já o sistema de poda permitirá que em uma única passada ocorra o corte das duas laterais e do topo da planta, o que deve tornar o trabalho mais rápido e preciso.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

PAULO CESAR SANTOS SCALLI.

SÃO JOSÉ DO RIO PARDO - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 20/04/2015

Otimo, estão otimizando cada vez mais, nos cafeicultores agradecemos o empenho dos pesquisadores de maquinas pela evolução dos equipamentos.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures