ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

MG pode ficar sem produto para controle da broca nos próximos meses

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 27/02/2015

1 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

Segundo informações da Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio (Acarpa), a Região do Cerrado Mineiro tem se mobilizado para reivindicar ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) a prorrogação da Portaria nº188, de 12 de março de 2014. A publicação estabelece o prazo de vigência da emergência fitossanitária e a adoção de medidas emergenciais no combate à broca do café para Minas Gerais com prazo final em 13 de março de 2015. A Acarpa endereçou correspondência ao Secretário de Defesa do Mapa, Décio Coutinho e ao Diretor do departamento de Sanidade Vegetal, Luis Eduardo Pacifici Rangel.

Foto: Divulgação/ Acarpa
Foto: Divulgação/ Acarpa

Conforme esclarece o texto do ofício, a broca H. Hampei é uma das principais pragas que ocorrem no cafeeiro, cujo prejuízo maior é a depreciação do grão a ser comercializado. Para cada 5% de frutos atacados pela broca, 1% dos grãos apresenta defeito, interferindo diretamente na qualidade da bebida, e consequentemente, no preço recebido pelos cafeicultores. Além disso, a praga causa significativas perdas quantitativas, que em casos graves, de infestação máxima, podem atingir 12 quilos em cada saca de 60 quilos de café beneficiado.

Após a decisão das autoridades de Registro e Regulamentação de Agrotóxicos de proibir a comercialização do Endosulfan, consagrado inseticida de controle dessa praga, a partir de 1º de julho de 2013, sem garantir a existência de ingredientes ativos eficientes no mercado, os cafezais ficaram vulneráveis aos efeitos da broca. Apenas em setembro de 2014 foi autorizado emergencialmente à DuPont importar o produto BeneviaTM, que possui como ingrediente ativo o Ciantraniliprole, a ser utilizado no combate à broca em Minas Gerais. Em janeiro último, os estados de São Paulo e Espírito Santo tiveram declaradas suas emergências sanitárias para a broca.

O CNC – Conselho Nacional do Café, já indicou através de boletim que toda cadeia produtiva do café será mobilizada para que este pedido sensibilize as autoridades competentes e haja uma ação efetiva antes de 13 de março. O receio dos cafeicultores é que se a portaria não for prorrogada, possa faltar inseticida, legalmente autorizado, para combate a praga da broca. Para o presidente da Acarpa, Marcelo Queiroz, a situação é preocupante. “A possibilidade de não termos uma condição eficaz de controle da broca para os próximos meses coloca toda nossa produção mineira em risco emitente”, alertou Queiroz.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures