ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mantiqueira de Minas elege melhores cafés no 1º Concurso Qualidade da região

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 18/11/2014

1 MIN DE LEITURA

1
0
Da redação

O 1º Concurso Qualidade de Café Mantiqueira de Minas elegeu na última sexta-feira (14/11) seus campeões. Foram selecionados 15 cafés vencedores na categoria natural e outros 15 na categoria cereja descascado. O processo de avaliação das amostras foi conduzido por juízes com certificados atualizados de Q Grader (certificação profissional com reconhecimento internacional), gerando maior confiabilidade aos futuros compradores desses cafés.

O evento que visa promover a excelência dos cafés da região e também levar reconhecimento aos produtores, reuniu amostras de cafés já destacados em eventos simulares das cooperativas locais. Agora, os cafés escolhidos seguem para leilão online que será promovido através de plataforma da Cooperativa Central de Cafeicultores e Agropecuaristas de Minas Gerais (Coccamig).

O evento aconteceu no Clube URCA e contou com a presença de produtores, representantes das cooperativas locais e também do SEBRAE, que é o principal apoiador do projeto de Indicação Geográfica (IG) da região.

Segundo Antônio José Junqueira Villela, presidente da Aprocam - entidade que representa, controla e promove a Mantiqueira de Minas – IP (Projeto de Indicação Geográfica (IG) da região), “Os cafés que participaram do concurso são todos certificados com o Selo de Origem e Qualidade Mantiqueira de Minas. Isso dá aos compradores a certeza de um produto que reflete características organolépticas únicas, que somente são encontradas em nossa região. O selo é prova do nosso empenho em promover a origem Mantiqueira de Minas, e também, em enaltecer nossa tradição secular na produção de cafés raros e surpreendentes”.

O professor Leandro Carlos Paiva, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas, foi o responsável pela coordenação técnica do concurso e acrescentou aos produtores presentes no evento que “O concurso não pode ser visto como um fim, mas sim como um meio. O concurso é um meio para demonstrar o potencial da região e promovê-la, bem como para divulgar os produtores e as cooperativas que trabalharam em conjunto para levar ao mercado um produto tão diferenciado”.

Os vencedores de cada categoria estão listados, abaixo. Confira:

Categoria Cafés Naturais

 


Categoria Cafés Cereja Descascado




1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

WILLEM GUILHERME DE ARAÚJO

GUAXUPÉ - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 20/11/2014

Parabéns a iniciativa dos produtores da Mantiqueira, por pq se depender do apoio governamental, em especial em MG. Apenas pela abnegação de algumas pessoas existem estas iniciativas que mais que garantir um preço justo ao produtor, permite a visibilidade de uma região e do café por ela produzido. Criam-se fundos (o nome ja diz tudo), fazem promessas e na hora de cumprir são os primeiros que deixam de apoiar. Era obrigação do governo, em especial do maior produtor de café do mundo, apoiar estas e principalmente as proprias iniciativas, não se omitir.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures