ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Maior edital de pesquisa agropecuária capixaba aceita projetos para cafeicultura

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 23/02/2016

2 MIN DE LEITURA

1
0
Da redação

O +Pesquisa AgroCapixaba, edital citado pelo Instituto Capixaba De Pesquisa, Assistência Técnica E Extensão Rural (Incaper) como o maior de pesquisa da história da agropecuária capixaba, tem inscrições abertas até o dia 28 de abril. Para participar os pesquisadores devem ser vinculados a instituições de Ensino Superior ou Pesquisa, públicas ou privadas, localizadas no Espírito Santo.

Dentre os produtos esperados, de acordo com os 11 temas abrangidos pelo edital, a cafeicultura tem as seguintes linhas de pesquisa possíveis:

    • Processos e equipamentos para mecanização na produção de café;
  • • Sistemas agroflorestais ou consórcio para produção de café;
  • • Colheita e pós-colheita do café visando à melhoria da qualidade do produto;
  • • Melhoramento genético visando adaptação à seca, ao sombreamento ou às regiões de transição (500-600m de altitude) e colheita mecanizada;
  • • Obtenção de cultivares propagados por semente para o café conilon;
  • • Manejo integrado e produtos alternativos para controle de pragas e doenças.

Os projetos precisam, necessariamente, serem desenvolvidos em Rede. Cada Rede de pesquisa terá um coordenador e será composta por, no mínimo, três projetos com coordenadores distintos. O coordenador da Rede deverá ser o mesmo de um dos projetos que a compõe. Pelo menos um dos projetos deve ser coordenado por pesquisador do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) ou do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), instituições vinculadas ao sistema Seag. E pelo menos um dos projetos da Rede deve ser coordenado por pesquisador vinculado a uma instituição do Espírito Santo que não faça parte do Sistema Seag.

Foto ilustrativa: Guilherme Gomes/ Café Editora
Foto ilustrativa: Guilherme Gomes/ Café Editora

O objetivo é que as Redes de pesquisa contribuam para a integração das instituições de ensino e pesquisa capixabas, incentivando a consolidação de jovens pesquisadores, aumentando a produção técnico-científica e estimulando a interdisciplinaridade e o intercâmbio institucional.

As propostas de projetos de pesquisa científica e tecnológica em rede podem ser apresentadas pelos sites: www.fapes.es.gov.br , da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), e www.seag.es.gov.br , da Secretaria de Estado da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag). Esses projetos vão subsidiar a formulação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento rural sustentável, a elevação da renda dos produtores, o adensamento dos arranjos produtivos, a conservação do solo e o uso racional da água.

O edital, no valor de R$ 14 milhões, representa o maior investimento com recursos próprios já feito pelo Governo do Estado em pesquisa agropecuária. Trata-se de uma parceria entre a Fapes, autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (SECTI), e a Seag.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FLAVIO JOSE

EM 24/02/2016

tamos juntos

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures