ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

IBGE estima produção brasileira em 45,2 milhões de sacas na safra 2014/2015

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 12/12/2014

2 MIN DE LEITURA

3
0
Da redação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nova estimativa para a safra nacional de café 2014/2015. Segundo o IBGE, a estimativa de produção de café do país soma 2,7 milhões de toneladas ou 45,2 milhões de sacas de 60 kg, sendo 31,9 milhões de sacas ou 70,5% do total da espécie arábica e 13,3 milhões de sacas ou 29,5% do total da espécie canephora, o robusta ou conilon.

Foto ilustrativa: Erico Hiller/ Café Editora
Foto ilustrativa: Erico Hiller/ Café Editora


Em informativo o IBGE aborda o problema a questão do “clima quente e seco em janeiro e fevereiro na Região Sudeste reduziu a safra do café arábica, quebrando a expectativa de uma safra cheia”. O Instituto cita, ainda, que os produtores que, a partir do segundo semestre de 2013, passaram a conviver com preços baixos da saca de café em grão, contiveram investimentos em tratos culturais como adubação e aproveitaram para renovar lavouras mais velhas, realizando a “recepa”. Essas práticas também tiveram influência importante na queda da produção.

Assim, segundo o IBGE, a safra estimada de café arábica de 1.913.080 toneladas, é menor 15,8% em relação a de 2013, com quedas de 15,0% em Minas Gerais, principal estado produtor e responsável por 70,4% do total nacional, e 15,8% no Espírito Santo, estado que participa com 9,4% nesse total. Em São Paulo, segundo maior produtor do país (10,4% do total), a produção esperada para o ano está caindo 13,5% em relação a 2013.

Para o café canephora, a expectativa é de um aumento de produção de 23,7% em relação a 2013, com estimativa de produção de 800.999 toneladas. O Espírito Santo, maior produtor do país e responsável por 74,5% do total, aguarda uma safra de 596.495 toneladas ou 9,9 milhões de sacas de 60 kg, 21,9% maior que a safra colhida em 2013. O informativo do IBGE analisa que vale lembrar que, a tecnologia de cultivo desse tipo de café no estado melhorou bastante nos últimos anos, com boa parte das lavouras recebendo irrigação e como os preços recebidos pelos produtores não acompanharam as constantes quedas do arábica em 2013, houve aumento dos investimentos nas lavouras.

Nas figuras a seguir estão representadas as variações percentuais e absolutas das principais culturas levantadas em comparação com a safra anterior:
 
 


3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

BENTO VENTURIM

SÃO GABRIEL DA PALHA - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 15/12/2014

Governo????    Gobierno????



Enquanto não acharmos uma forma de nos proteger,  os institutos, mercados , industria , cafeterias   etc vão nos quebrar.



Tenho pena do consumidor que nos ajuda a quebrar também e que vai pagar  a preço de ouro por um cafezinho. Aliás já está pagando  5 reais em um expresso ruim de aeroporto.
JOÃO MARCELO VIEIRA ALVES

VITÓRIA DA CONQUISTA - BAHIA - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 15/12/2014

O governo nunca vai defender nada. Sabe por que? Aqui dentro é uma bagunça só, cheio de incompetente ocupando cargo pensando somente na sua DAS 3,4,5....
CARLOS PASQUALI

SANTO ANTONIO DA ALEGRIA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 15/12/2014

Mais um órgão, para publicar "estimativas", para prejudicar os preços para o cafeicultor, que sempre sai perdendo com essas especulações do mercado. Quem sempre ganha são os exportadores, mercado internacional, as torrefações, e a agora a nova onda de cafeteiras gourmet, que nos procuram e que querem leva os melhores cafés por preço barato. Já bastava a CONAB, lançar estimativa agora o IBGE, daqui a pouco vamos ter o IBOPE, divulgando estimativa de safra também. Quando será que o governo vai defender os cafeicultores nesse mercado injusto?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures